Pular para o conteúdo principal

Equipe do Arquivo Histórico


O Arquivo Histórico está dividido em setores distintos para o cumprimento de seu papel que é o de preservar e difundir a memória. Conta atualmente com a seguinte equipe:

Maria Lucia Mór Castagnino - Setor de Genealogia
Jaqueline de Souza Fischer - Setor Administrativo
Jussara Maria de Andrade Garske - Setor de Encadernação e Restauro
Mirian Regina Machado Ritzel - Setor de Pesquisa e Difusão e Setor de Atendimento
Neiva Ester Corrêa Köhler - Setor de Arranjo e Setor de Atendimento
Carla Rosane Ayres Flores - Auxiliar Administrativo
O Arquivo Histórico também conta com o trabalho voluntário de Alba Lindemann no Setor de Restauro.


Comentários

  1. Oi, pessoal! Sou morador atual de Taquari, descendente de Cachoeirenses. Meu nome é João Paulo da Fontoura. Meu pai, Salis Francisco da Fontoura, nascido ai em 1923 ( já falecido ) era filho do casal: Pompeu da Fontoura e Hermínia da Fontoura. Sou escritor, pertenço à ALIVAT, de Lajeado, e estou screvendo uma monografia relativa a família Fontoura. Tenho tudo pronto, menos o essencial, principal: os dados da família do meu pai aí em Cachoeira do Sul. Preciso de ajuda. Ele sempre afirmou ser sobrinho-neto do João Noves da Fontoura ( todos os Fontoura do RS são aparentando, pois descendem de um tronco comum, o militar João Carneiro da Fontoura, que teve 11 filhos, 6 mulheres e cinco homens. O local do nosso estado onde tem mais descendentes deste tronco é aí em Cachoeira, e em Rio Pardo. Se puderem me dar qualquer informação, meu e-mail é: jptaquari@gmail.com
    Em tempo: sou apaixonado por história, e o meu livro principal "Dai Velas Aos Largos Ventos" trata, em forma de romance, da vinda dos ilhéus açorianos ao nosso estado à roda de 1750. Reitero agradecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, estou tentando entrar em contato com o senhor.
      Minha mãe é sua prima, filha do sr. Rube, irmão do seu pai.
      Eu estou tentando fazer a genealogia de nossa família, mas tranca nos pais do meu avô. A princípio, ele se registrou com outro sobrenome por desavenças com a família. Aguardo, ansiosamente, a sua resposta.

      Excluir
  2. Olá, não sei se aqui seria o local mais apropriado para isso, mas eu gostaria de ver se alguém pode me ajudar.

    Alguém sabe onde ficava a localidade de "Estância Velha"? Era onde ficava a moradia do juiz de paz Silvério José Baptista.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, desculpas por não ter te respondido antes.Como esta parte nãoacusa comentários, deixamos de perceber teu pedido.
    Fernando, o professor Alejandro Gimeno encontrou uma referência à Estância Velha numa documentação por ele pesquisada.
    A referência é a seguinte:
    Primeiro Tabelionato de Cachoeira - Livro 13, p. 95v - Escritura de venda de um pedaço de campo e matos que faz Manoel Teixeira de Siqueira ao comprador Silverio José Baptista, sito na fazenda da Estância Velha, 1º Distrito d'esta Cidade, que lhe coube por meação no inventário de seu casal, e que sua finada mulher houve por herança de seu pai e de um tio, cujo pedaço de campo e matos vendia por 600 mil réis. Data: 5/5/1880.
    Pelo que se lê na escritura, essa Estância Velha era em Cachoeira, no primeiro distrito (recinto da vila), porém não precisamos o quarteirão, o lugar propriamente dito.

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo saber se a mãe de Jussara Maria de Andrade Garsk era mineira e de qual cidade. Tínhamos uma irmã com mesmo nome dela e nunca conseguimos encontrá-la.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp