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25 Anos de Arquivo Histórico

Há 25 anos, por Decreto nº 203, de 5 de agosto de 1987, o Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul tornou-se uma instituição cultural independente, vinculada à SMEC, com o objetivo de zelar pela conservação e proteção do patrimônio arquivístico do Município.
Aproximadamente cem pessoas estiveram presentes à solenidade de inauguração, realizada no Parque Municipal da Cultura.
A Secretária de Educação e Cultura, Marisa Timm Sari, fez o pronunciamento inicial.
O prefeito Ivo Renê Pinto Garske assinou o decreto de criação da instituição.
A placa de bronze comemorativa foi decerrada pelo prefeito Ivo Garske; pelo presidente da Câmara Municipal, José Benemídio de Almeida;  pelo diretor do Fórum, juiz Ivan Ramon Chemeris; e vice-prefeito Nelson Schirmer.

Na ocasião, foi lançada a publicação: "A Fundação do Município de Cachoeira do Sul", pela responsável pelo Arquivo Histórico, a professora Marilda da Silva Félix.
Antes do encerramento, foi realizada uma apresentação do Madrigal Cameranima.
O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul teve sua origem junto ao Museu Municipal, numa pequena sala, em 1986, tendo a participação da professora Elaine Meneguello Arzuaga.
Durante o processo de organização do seu acervo, já contava com a assessoria e colaboração de profissionais da área arquivística.
Atuaram como diretoras, desde sua criação: Marilda da Siva Félix, Inar da Silva Maciel, Helena Trommer, Ione Maria Sanmartin Carlos, Jussara Bohrer Ortiz, Lúcia Fogliatto Homrich, Rosinha Maria da Cunha e Mirian Ritzel. Em 2009, Ione Sanmartin Carlos voltou a dirigir o Arquivo e permanece desde então.
Atualmente, está vinculado ao Núcleo Municipal da Cultura, criado pela Lei nº 3242, de 21 de fevereiro de 2001, que substituiu a Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Recebeu a denominação de Arquivo Histórico Carlos Salzano Vieira da Cunha, através da Lei nº 3361, de 16 de setembro de 2002.
A estrutura orgânica do Departamento de Arquivo Histórico constitui-se de: chefe de departamento; setor de planejamento; setor técnico e setor administrativo. O setor técnico é integrado por: biblioteca; serviço de arranjo; serviço de descrição e publicação; serviço de referência e difusão; serviço de conservação e restauração; e serviço de estudos genealógicos.

Fonte: Documentário e Regimento Interno do Arquivo Histórico

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