Pular para o conteúdo principal

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação! 

Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana".

Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha.

Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo:

querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo nome Ignora eao Leste com a Caza da China Maria da Assumpção ecomo o Suppl. já tenha as Madeiras e Telhas prontas e parte das Madeiras no lugar Requerido ecomo não possa levantar as ditas Cazas por isso o Suppl. atenciózamente requer a V.S.ªs leconcedão osditos terrenos afim do Suppl. p. levantar asuas Cazas de cuja Graça Espera. Cachoeira 18 de Abril de 1849. R. Mce. (assina) Manoel Francisco Cardozo.


Requerimento e despachos - CM/OF/Requerimentos - Caixa 13
Os despachos da Câmara, dados no lado esquerdo do requerimento acima transcrito, com datas de 29 de abril e 19 de maio do mesmo ano de 1849, assinados pelo Vereador Presidente da Câmara, são do seguinte teor:

Verso do requerimento de Manoel Francisco Cardozo

Informo a VV.SS.ªs que o terreno de que tracta o requerimento e despacho retro, se acha de vuluto, assim como ja se acha no mesmo terreno algumas madeiras para edeficar. He o quanto posso informar a VV.SS.ªs. que mandarão oque forem devido. Cachoeira 29 de Abril de 1849. O Fiscal (assina) Joaquim Ignacio de Araujo. Leal Ver.ºr Preside.

Visto achar-se com metriais no terreno que siacha devo luto, a Camara concede licença p.ª edificar, devendo requerer o competente Titulo na Presidencia da Provincia. Sala das Secções da Camara Municipal da V.ª da Caxoeira 19 de Maio de 1849 - Leal Ver.ºr Preside.

Como se depreende pelo documento, Manoel Francisco Cardozo foi autorizado a edificar a casa no terreno requerido. A partir desta fonte, o ano de 1849 sempre foi tido como o ano da construção da Casa da Aldeia. No entanto, outro requerimento, com data de 13 de janeiro de 1860, ou seja, 11 anos depois do primeiro pedido de Manoel Francisco Cardozo, lança novas luzes sobre a época da construção daquele patrimônio histórico:

Diz Manoel Franc.º Cardozo que pello documento junto mostra ter tido concessão desta Camara para edificar no terreno constante do mesmo documento, o qual hé situado na Aldeia desta Villa; e como o suplicante o queira possuir com legitimo titulo, epor isso vem requerer a VV.S.ªs a concessão do mesmo terreno por aforamento perpetuo. (assina) Manoel Francisco Cardozo.

Novo requerimento de Manoel Francisco Cardozo
- CM/OF/Requerimentos - Caixa 13
A Câmara indeferiu o pedido do português:

Indeferido, visto que esta Camara consede terrenos a quem quer idificar enão a quem os quer possuir com ligitimo titulo por ostentação; pois q o Supl. desde 1849 que tem estado com licença p.ª edeficar no mmo. terreno, e athé hoje o não tem feito. Paço da Camara Mal. da Cachoeira 13 de Jan.º 1860 (assina) Trindade - Vor. Presidte.

No verso do documento, porém, há duas novas declarações: do Vereador Presidente, Miguel Candido da Trindade, datado de 14 de janeiro de 1860, que diz já se achar edificado o terreno, dando portanto deferimento ao pedido de Manoel Francisco Cardozo, e outro, assinado pelo suplicante, certificando estar edificada a Casa da Aldeia:

Com o divido respeito o suplicante vem perante a V.ªs S.ªs declarar que oterreno que requer já esta ideficado, em virtude da licença desta Cámara constante docomento junto; por isso o suplicante requer a V.ªs S.ªs o titulo de Concessão do mesmo Terreno afim de pusuilo com ligitimo titulo; no que E.R.I. (assina) Manoel Francisco Cardozo.



A lenda urbana sobre ser a Casa da Aldeia a casa mais antiga de Cachoeira não encontra, portanto, sustentação histórica, embora não haja esclarecimento sobre o ano exato em que foi construída, entre o período 1849-1860. O que deve ser divulgado e valorizado no que resta de sua estrutura é o fato de ser ela remanescente de uma época em que a Aldeia era composta ainda pelo elemento étnico formador, o índio, retratando em suas construções já a influência do elemento colonizador, o português. Some-se a estas características a subjetiva relação de Manoel Francisco Cardozo, o português, com a índia Guarani Joaquina Maria. E a reforçar tudo isto, relembremos o historiador Fritz Strohschoen, que reportava como grande qualificativo da Casa da Aldeia o fato de ser a primeira casa particular com pedido formal de construção.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp