Pular para o conteúdo principal

Cândido Alves Machado de Freitas - um nome quase esquecido

A história guarda normalmente os nomes de heróis, de políticos destacados, de personalidades diferenciadas e esquece dos cidadãos que à sombra da discrição e do trabalho denodado promoveram ações importantes para a vida da comunidade. O médico Cândido Alves Machado de Freitas foi um desses cidadãos do passado, a quem Cachoeira deve importantes melhoramentos, notadamente na área da saúde, uma vez que o nome dele impõe-se dentre as lideranças pela implantação do Hospital de Caridade.

Dr. Cândido A. M. de Freitas - fototeca Museu Municipal

A biografia de Cândido Alves Machado de Freitas está incompleta. Por um requerimento seu apresentado ao presidente e demais vereadores da Câmara Municipal, em 4 de março de 1887, Dr. Cândido informou que havia chegado a Cachoeira em janeiro de 1882, ocupando-se das atividades médicas e prestando serviços à justiça em autos de corpo de delito (conjunto de exames ou provas materiais a respeito de um crime), autópsias, inspeções de saúde, exames de sanidade e outras atividades relacionadas, tarefas para as quais havia sido nomeado pelo juiz de direito, com remuneração. No entanto, segue dizendo o texto do requerimento, a Câmara estava cobrando do médico imposto municipal no valor de 30.000 réis, quantia inferior ao que a própria Câmara devia pelos trabalhos prestados por ele à justiça. Pleiteando a solução do impasse, disse o Dr. Cândido:


Requerimento do Dr. Cândido A. M. de Freitas -
 CM/Po/DRD/DR-Caixa 26

Considerando que esta Camara deve ao supp.e quantia superior áquella do dito imposto; considerando que o suppl.e tem com toda pontualidade pago a esta Camara os impostos municipaes que lhe competem até o fim do anno p.p.; considerando que, segundo o direito natural, [rasgado] imposição iniqua e absurda, que só [rasgado] com o absolutismo e barbarismo, exigir [rasgado] um credor pague, sob pena de multa, ao seu devedor, quando aquelle tem sido pressuroso em pagar o que deve, ao passo que este é moroso e até remisso em fazer o mesmo; á vista destas considerações o supp.e vem tambem declarar á Illm.ª Camara que está disposto a impugnar o dito imposto municipal, não pagando-o, em quanto V.S.ªs não mandarem pagar ao supp.e o que lhe é devido por lei e de direito. 
Confiando na retidão e justiça de V.S.ªs e escudado na lei.
P. o supp.e deferimento na forma requerida
E. R. M.

Cachoeira, 4 de Março de 1887
Dr. Candido Alves M. de Freitas

Certamente os impasses da dívida da Câmara com o médico e da dívida do médico com os impostos municipais foram resolvidos. A política nacional naqueles últimos anos do Império estava agitada e em breve passaria por profundas mudanças, com o advento da República. A Câmara, órgão administrativo da época, foi substituída pela Junta e depois pela Intendência Municipal.  A partir de 1892 os administradores do município passaram a ser os intendentes, eleitos ou nomeados, tendo sido Olímpio Coelho Leal o primeiro a desempenhar o cargo. Sucederam Olímpio na intendência David Soares de Barcellos e Viriato Gonçalves Vianna, que tinha como vice o Dr. Cândido Freitas. Por problemas políticos e de ordem pessoal, o intendente Viriato Vianna, que também era médico, afastou-se da administração municipal, passando-a a Cândido em 3 de março de 1906.

À frente do município, Cândido Freitas concluiu, já naquele primeiro ano de seu mandato, a arborização da Praça José Bonifácio, iniciada por David Soares de Barcellos, e autorizou a construção de um quiosque na mesma praça, onde eram comercializados lanches e bebidas.

Quiosque na Praça José Bonifácio - fototeca Museu Municipal

1906 foi ano de grande seca e a economia do município, essencialmente agrícola, ressentiu-se dos efeitos da estiagem. Para reduzir os custos, Cândido determinou medidas de economia para as finanças municipais, dentre elas a redução de seus vencimentos como intendente e a diminuição dos dias de recolhimento do lixo, que de diário passou para apenas três vezes por semana. Preocupado especialmente com o atendimento dos doentes pobres, nomeou o Dr. Balthazar de Bem para a assistência pública.

Mas Cândido Alves Machado de Freitas destacou-se mesmo na criação e organização do Hospital de Caridade, inaugurado em 11 de dezembro de 1910, quando ele foi empossado o primeiro diretor. Foi também o responsável pela criação de uma sociedade beneficente para sua manutenção.

Como médico, clinicava na Rua Sete de Setembro, realizava serviço como legista e colaborava com o jornal O Commercio publicando artigos de saúde na coluna intitulada Útil a todos. 



Receituário do médico Candido A. M. de Freitas
- consultório na Rua 7 de Setembro n.º 35 A - acervo documental Arquivo Histórico

No ano de 1913, a fim de prover a educação do filho, mudou-se com a família para Porto Alegre. Quando de sua morte, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1938, já era viúvo de Mariana Gomes de Freitas, deixando o filho único Dr. Cândido Machado de Freitas Filho (Jornal O Commercio, 9/11/1938, p. 2).

Ainda que praticamente esquecido nos dias de hoje, o tempo reservou o nome de Cândido A. M. de Freitas quando se evocam as memórias dos primeiros intendentes do município e a história do Hospital de Caridade. Vão-se os homens, preservam-se seus feitos.

(MR)

Comentários

  1. Bhá prima, te superastes, que espetáculo de narrativa vívida,translúcida,consegues transmitir didaticamente o calor dos acontecimentos sem deixar-se contaminar pelas ilações atuais, parabéns, texto escorreito e gostoso de ler-se, cada dia mais fã, teu primo e amigo.

    ResponderExcluir
  2. Lisonjeada, primo! O compromisso é cada dia maior! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Mirian! Conheci um pouco mais da historia de Cachoeira.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Mirian! Conheci um pouco mais da historia de Cachoeira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp