Pular para o conteúdo principal

Arquivo além de Arquivo

Na semana transata, como reza o linguajar dos jornais do passado, o Arquivo Histórico cumpriu com uma das prerrogativas previstas em seu regimento, ou seja, realizou ou foi colaborador em atividades de extensão, levando para além de suas paredes contribuições que se tornaram possíveis pela difusão de suas riquezas documentais.

Foi assim com as acadêmicas Caroline Alves Silveira e Marceli Schvartz, do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, do campus local da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, que se utilizaram do acervo bibliográfico e de imprensa do Arquivo Histórico para embasar parte de seu trabalho intitulado "Estudo Bibliográfico e Documental sobre os Cinco Modais de Transporte no Município de Cachoeira do Sul - RS". Oito acadêmicos do Curso de Engenharia de Transportes e Logística e bolsistas do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da UFSM/Cachoeira, dentre os quais Caroline e Marceli, representarão Cachoeira do Sul no 31.º Congresso Anual de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Recife, Pernambuco.

As acadêmicas com os  banners de seu trabalho 

No dia 29 de agosto, às 18h30, no auditório do Museu Municipal, junto à restaurada edificação do Paço, a assessora técnica do Arquivo Histórico, pesquisadora Mirian R. M. Ritzel, proferiu palestra sobre o cachoeirense Dr. João Neves da Fontoura, homenageado municipal da Semana da Pátria 2017, ano do seu 130.º aniversário de nascimento. A atividade constou da primeira edição do Projeto Volta ao Passado e foi destinada a professores da rede municipal de ensino e demais interessados. Na ocasião, importante presença foi a do sobrinho-neto de João Neves da Fontoura, Sr. Floriano Neves da Fontoura.




Flagrante da palestra sobre João Neves da Fontoura
Em 30 de agosto, na sede da Academia Literária Feminina, em Porto Alegre, a historiadora Ione Maria Sanmartin Carlos, que integrou por vários anos a equipe do Arquivo Histórico, tendo sido sua diretora, foi convidada a falar para as acadêmicas sobre o trabalho desenvolvido na instituição, os desafios, responsabilidades e experiências vivenciadas.


Historiadora Ione M. S. Carlos na Academia Literária Feminina


O Arquivo Histórico chegou aos 30 anos com qualidade de trabalho suficiente para servir de exemplo para instituições congêneres. Mérito do município que o mantém e das diferentes equipes e direções que teve ao longo do tempo, capazes que foram de dar-lhe competência em suas atribuições e serviços prestados.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp