Pular para o conteúdo principal

Arquivo além de Arquivo

Na semana transata, como reza o linguajar dos jornais do passado, o Arquivo Histórico cumpriu com uma das prerrogativas previstas em seu regimento, ou seja, realizou ou foi colaborador em atividades de extensão, levando para além de suas paredes contribuições que se tornaram possíveis pela difusão de suas riquezas documentais.

Foi assim com as acadêmicas Caroline Alves Silveira e Marceli Schvartz, do Curso de Engenharia de Transportes e Logística, do campus local da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, que se utilizaram do acervo bibliográfico e de imprensa do Arquivo Histórico para embasar parte de seu trabalho intitulado "Estudo Bibliográfico e Documental sobre os Cinco Modais de Transporte no Município de Cachoeira do Sul - RS". Oito acadêmicos do Curso de Engenharia de Transportes e Logística e bolsistas do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da UFSM/Cachoeira, dentre os quais Caroline e Marceli, representarão Cachoeira do Sul no 31.º Congresso Anual de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Recife, Pernambuco.

As acadêmicas com os  banners de seu trabalho 

No dia 29 de agosto, às 18h30, no auditório do Museu Municipal, junto à restaurada edificação do Paço, a assessora técnica do Arquivo Histórico, pesquisadora Mirian R. M. Ritzel, proferiu palestra sobre o cachoeirense Dr. João Neves da Fontoura, homenageado municipal da Semana da Pátria 2017, ano do seu 130.º aniversário de nascimento. A atividade constou da primeira edição do Projeto Volta ao Passado e foi destinada a professores da rede municipal de ensino e demais interessados. Na ocasião, importante presença foi a do sobrinho-neto de João Neves da Fontoura, Sr. Floriano Neves da Fontoura.




Flagrante da palestra sobre João Neves da Fontoura
Em 30 de agosto, na sede da Academia Literária Feminina, em Porto Alegre, a historiadora Ione Maria Sanmartin Carlos, que integrou por vários anos a equipe do Arquivo Histórico, tendo sido sua diretora, foi convidada a falar para as acadêmicas sobre o trabalho desenvolvido na instituição, os desafios, responsabilidades e experiências vivenciadas.


Historiadora Ione M. S. Carlos na Academia Literária Feminina


O Arquivo Histórico chegou aos 30 anos com qualidade de trabalho suficiente para servir de exemplo para instituições congêneres. Mérito do município que o mantém e das diferentes equipes e direções que teve ao longo do tempo, capazes que foram de dar-lhe competência em suas atribuições e serviços prestados.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colégio Estadual Diva Costa Fachin: a primeira escola de área inaugurada no Brasil

No dia 1.º de outubro de 1971, Cachoeira do Sul recebeu autoridades nacionais, estaduais e regionais para inaugurar a primeira escola de área do Rio Grande do Sul e que foi também a primeira do gênero a ter a obra concluída no Brasil. Trata-se do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, modelo implantado com recursos do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio - PREMEM, instituído pelo Decreto n.º 63.914, de 26/12/1968.  Colégio Estadual Diva Costa Fachin - Google Earth A maior autoridade educacional presente àquela solenidade foi Jarbas Passarinho, Ministro da Educação, acompanhado por Euclides Triches, governador, e pelos secretários de Educação, Coronel Mauro Costa Rodrigues, de Interior e Justiça, Octávio Germano, das Obras Públicas, Jorge Englert, e da Fazenda, José Hipólito Campos, além de representantes do Senado, de outros ministérios, estados e municípios.  Edições do Jornal do Povo noticiando a inauguração da escola (30/9/1971 e 3/10/1971, p. 1) Recepcionados na Ponte do Fa

Adeus, Guarany!

O Guia Geral do Município de Cachoeira do Sul, organizado por José Pacheco de Abreu em 1963/1964, traz em sua página 18 um anúncio do Hotel Guarany: Guia Geral do Município de Cachoeira do Sul , de José Pacheco de Abreu (1963/1964) Hotel Guarany - de - ARTHUR MENEGHELLO Situado no ponto mais central da cidade, dispondo de excelentes acomodações, com água corrente em tôdas as suas dependências e com banhos quentes e frios, oferece todo confôrto aos senhores viajantes e exmas. famílias. DIÁRIAS COM OU SEM REFEIÇÕES -o- Rua Julio de Castilhos, 118 - Fone 212 CACHOEIRA DO SUL - R. G. do Sul O Hotel Guarany foi sucessor do Hotel Savoia, do mesmo proprietário Arthur Meneghello, na Rua Júlio de Castilhos, 118 e anteriormente 90, localização apropriada em razão da proximidade da estação ferroviária. Hotel Savoia - Cachoeira Histórica e Informativa, p. 52 (1943) Hotel SAVOIA - de - ARTHUR MENEGHELLO RUA JULIO DE CASTILHOS, nº 90 Telefone 212 CACHOEIRA Rio Grande do Sul Quartos espaçosos e higie

Bar América - plantas no acervo do Arquivo Histórico

A notícia de obras de recuperação e melhoria do Bar América para nele ser instalada a futura Secretaria Municipal da Cultura faz renascer a esperança de ver aquela parte nobre da Praça José Bonifácio revitalizada e, ao mesmo tempo, viabilizar espaço e melhores condições à valiosíssima área cultural do município.  A história do Bar América remonta ao ano de 1943, quando a imprensa noticiou que a Prefeitura Municipal pretendia construir um quiosque-bar na Praça José Bonifácio. Assim noticiou o jornal O Comércio , de 17 de março daquele ano: A Praça José Bonifácio será dotada de um quiosque-bar Faz parte do programa de reforma da cidade, desde o calçamento das principais ruas, a construção de um quiosque-bar na Praça José Bonifácio. De tempos em tempos, o nosso Governo Municipal faz publicar editais de concurrencia publica para a construção e exploração de um bar naquele local, mas estes não apareciam. Agora, foi posta em fóco novamente a questão e apresentou-se um único candidato, que en