Pular para o conteúdo principal

Arquivo Histórico registrado na XII Semana de Museus de Franca

Foi com satisfação que a equipe do Arquivo Histórico recebeu a publicação Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, resultado de uma reflexão proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM sobre "quais as histórias que nossos museus estão contando? Como eles colaboram para a construção ou para o questionamento das versões oficiais dos grupos dominantes? Quais outras histórias precisam ser lembradas? Como trabalhar na expografia o confronto entre lembranças e esquecimento?" 

Capa da publicação de Franca - SP

Uma das histórias retratadas na publicação, que contém outros onze textos, traz a vida de um personagem que se ligou a Cachoeira, mais especificamente ao comando da Guarda Nacional. Trata-se de José Pinheiro de Ulhoa Cintra, natural de Jacuí, Minas Gerais, e que foi coronel da República Rio-Grandense. A pesquisa, assinada por Sônia Regina Belato de Freitas Lelis e Walter Antônio Marques Lelis, foi publicada com o título Mineiros na Guerra dos Farrapos - Um filho de Jacuí - MG, Coronel da República Farroupilha, em cujas referências de consulta consta o Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul. 

Segundo os autores, José Pinheiro de Ulhoa Cintra teria vindo para o Rio Grande do Sul em 1826, como alferes do 1.º Corpo de Artilharia, sediado em São Gabriel. De lá foi para Rio Pardo, onde constituiu família com a cachoeirense Ricarda Elisea da Silva, prima-irmã do General Manuel Luís Osório. O casal teria tido seis filhos, sendo um único homem, Jayme Pinheiro de Ulhoa Cintra. Durante a Revolução Farroupilha, em que teve participação importante, sua casa em Caçapava sediava reuniões dos farrapos. Conhecida por "Casa dos Ministérios", é tombada pelo IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Naquela cidade, Ulhoa Cintra foi vulto político importante, tendo desempenhado as funções de vereador e juiz municipal, dentre outras. Foi ainda deputado provincial nas legislaturas de 1848/1849, de 1854/1855 e de 1863/1866. Seu falecimento, em Caçapava, se deu em 24 de julho de 1883.

Dados de José Pinheiro de Ulhoa Cintra na publicação

O arquivo de documentos da Guarda Nacional existente no Arquivo Histórico possui várias correspondências destinadas ou geradas pelo Major José Pinheiro de Ulhoa Cintra, oficial do comando da região de Cachoeira e Caçapava. Há neste arquivo também documentos que citam o tenente-coronel Jayme Pinheiro de Ulhoa Cintra, seu filho.

Em um destes documentos, o Major José Pinheiro oficia de Caçapava ao Tenente Coronel Balthazar Francisco de Bem, Chefe do Estado Maior e Comandante Superior interino da Guarda Nacional, remetendo  por portador o pequeno arquivo que estava em seu poder, esclarecendo que por estar dispensado do exercício de major e doente, estava impossibilitado de prestar-se a qualquer exigência feita pela Guarda Nacional. O ofício traz a data de 4 de fevereiro de 1865.

Arquivo Guarda Nacional - 4/2/1865

Documentos são suportes do tempo. Guardam histórias, muitas vezes indizíveis, termo muito apropriadamente empregado pelo IBRAM para trazer à tona histórias e diferentes versões, ou pontos de vista, fazendo emergir do passado personagens e fatos que poderiam seguir adormecidos até que alguém buscasse por eles. Ou não.

Os arquivos históricos, assim como os museus, podem ser depositários de acervos que se desdobram em diferentes possibilidades de narrativa e dialética. São instituições afins e complementares, oferecendo inúmeras e diferentes formas de leitura do passado.

Nota: agradecimentos aos pesquisadores Sônia Regina Belato de Freitas Lelis e Walter Antônio Marques Lelis pela oferta da publicação.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp