Pular para o conteúdo principal

Bancos para a Praça do Mercado e da Igreja

Corria o ano de 1906. A Intendência Municipal, sob o comando do Dr. Cândido Alves Machado de Freitas, buscava empreender melhorias nos espaços urbanos da então acanhada cidade da Cachoeira. As duas principais praças, a da Igreja (atual Dr. Balthazar de Bem) e a do Mercado (oficialmente Praça José Bonifácio desde o século XIX), já rivalizavam em movimento. A primeira, pela vizinhança da Igreja Matriz, do prédio da Intendência e do Teatro Municipal; a segunda, pela localização do Mercado Público e de casas comerciais importantes.

Teatro e Intendência Municipal - Fototeca Museu Municipal

Igreja Matriz - Fototeca Museu Municipal
Dentre as melhorias pretendidas para as duas praças estavam a arborização e a colocação de bancos para os frequentadores. Para tanto, a Intendência passou a receber propostas de empreiteiros dispostos a fabricarem e colocarem os bancos nos jardins das praças. Apresentaram-se, em maio de 1906, João d'Araujo Bastos e Crescencio da Silva Santos, o construtor do Mercado Público (1882).

Mercado Público na Praça José Bonifácio - Fototeca Museu Municipal

As propostas eram para 12 bancos em cada praça, dispondo-se Crescencio a executá-los em madeira de lei, com pés de ferro, sendo firmes no chão, com encosto e pintados de verde. Na sua proposta consta um desenho singelo do modelo do banco a ser empregado junto ao Mercado. Custo: 500 mil réis para os da Praça da Igreja e 300 mil réis para os da Praça do Mercado.

IM/S/SE/CR-006 - 22/5/1906
A proposta de João d'Araujo Bastos, igualmente para a confecção e colocação de 12 bancos na Praça do Mercado, estabelece que seriam executados em angico e louro, ao custo individual de 35 mil réis, perfazendo um total de 420 mil réis. Na Praça da Igreja, os 12 bancos teriam pés de ferro e assentos de louro. Cada unidade sairia por 25 mil réis a um total de 300 mil réis.

IM/S/SE/CR-006 - 25/5/1906

Os tempos passaram, ambas as praças sofreram várias intervenções, restando em melhor estado a antiga Praça da Igreja, hoje Dr. Balthazar de Bem. A Praça do Mercado, paulatinamente empobrecida ao longo das décadas, nada mais guarda dos tempos em que assim era chamada. Sequer o Mercado que lhe dava nome foi mantido. 

Dos velhos bancos sonhados para as antigas praças restam apenas registros fotográficos. Tais registros, ainda que inferiores em tecnologia, mesmo assim são capazes de revelar ao nosso olhar espaços de mansidão e cuidado cada vez mais difíceis de encontrar.

Bancos na antiga Praça do Mercado - Fototeca Museu Municipal
Banco na Praça da Igreja, fronteira ao Teatro Municipal - Fototeca Museu Municipal
MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp