Pular para o conteúdo principal

Indústrias e profissões na Cachoeira de 1891

Cachoeira em 1891 tinha na agricultura, no comércio e na prestação de serviços farta fonte de recursos para a Junta Municipal, como era chamada a comissão de cidadãos que gerenciava a vida político-administrativa e os negócios municipais no momento que sucedeu a proclamação da República (15 de novembro de 1889). O Mercado Público, ao centro da Praça José Bonifácio, com seus quase dez anos de funcionamento, oferecia uma numerosa gama de produtos e serviços aos seus frequentadores, polo que atraía os moradores da zona colonial e outras do interior do município, pulsando em conversas animadas, negócios e apregoações.

Na indústria, destaque para as cervejarias, tamancarias, fábricas de sabão, de banha, de melado  e rapaduras. Na organização administrativa e burocrática, no setor das finanças municipais, então denominado de Seção de Recebedoria e Pagadoria, vários livros de registro de receita e despesa recebiam todas as anotações necessárias para garantir o efetivo controle de entradas e gastos.

Um destes volumes traz o lançamento de impostos sobre indústrias e profissões e é excelente fonte para conhecimento das atividades desenvolvidas, os nomes das pessoas e profissionais existentes e os seus locais de desempenho.

Folha de rosto dos lançamentos - JM/Po/DRD/B-001

Uma das constatações que o documento permite é a localização dos principais negociantes ser na Rua Sete de Setembro. Nesta via, até hoje a mais importante da cidade, conviviam pequenos,  médios e grandes estabelecimentos comerciais, indústrias e escritórios, locais de serviços diversos, como funilarias, relojoarias, padarias, alfaiatarias, sapatarias e hotéis, para citar somente alguns. Nomes conhecidos através do tempo, pelo protagonismo histórico, também surgem, como os de Isidoro Neves da Fontoura, um dos mais importantes políticos do século XX e que, num futuro próximo àquela época, ocuparia a chefia do Partido Republicano local e a Intendência Municipal.

Isidoro Neves da Fontoura - estabelecido com casa de negócio em 1891
Outra personalidade da época, Crescêncio da Silva Santos, construtor do Mercado Público, aparece na lista estabelecido como marceneiro na Rua Moron. Alfredo Xavier da Cunha, futuro intendente do município, mantinha açougue no Mercado e Raphael Riccardi, italiano que se celebrizou trabalhando com sapatos, tinha uma sapataria e casa de negócios na Rua 15 de Novembro.

O documento revela também profissões que desapareceram - ou quase - com o tempo e a modernização da sociedade: pipeiros (os vendedores de água em pipas), mascates, seleiros, curtidores de couro, fabricantes de tamancos e outras. 

Os menores valores pagos ficavam na cifra de cinco mil réis (5$000), taxa aplicada para quem possuía carroças particulares, pipas d'água, chegando ao máximo de 60 mil réis (60$000) para proprietários de algumas casas de negócio.

Manusear documentos conservados em arquivos é mais do que viajar no tempo, é buscar neles peças para compor o imenso quebra-cabeças que constitui a história.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp