Pular para o conteúdo principal

Banco do Brasil - 100 anos em Cachoeira

Desde 5 de maio de 1919 que Cachoeira conta com uma agência do Banco do Brasil. Tal era a importância da cidade que, há 100 anos, considerando o tamanho do país e as cidades concorrentes em desenvolvimento e tamanho, que o Banco do Brasil voltou os interesses para Cachoeira, nela abrindo a sua 42.ª agência. 

O jornal O Commercio do dia 7 de maio de 1919 deu detalhes da inauguração da agência na cidade:

Notícia n'O Commercio - 7/5/1919, p. 2
Banco do Brasil. - Ante-hontem, 5 de Maio, foi inaugurada a agencia bancaria, recentemente creada nesta cidade pelo Banco do Brasil, conceituada instituição de credito que tem a Matriz no Rio de Janeiro.
A's duas horas da tarde, com a presença de commerciantes, industrialistas, proprietarios, representantes da autoridade municipal e da imprensa local, bem como de collegas das instituições congeneres locaes, foi servida uma taça de champagne.
Em seguida o sr. Celso Galvão, contador da nova agencia, agradeceu o comparecimento dos presentes ao acto inaugural.
Após algum tempo de palestra com o contador e com o gerente do novo estabelecimento, situado á travessa 24 de Maio (proximidades da rua 7 de Setembro) funccionarios que dispensaram muitas atenções aos visitantes, retiraram-se estes, pelas 3 horas.
O Banco do Brasil tem agencias em todos os Estados da Republica, e, neste Estado, possue agencias em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Sant'Anna do Livramento.*
Pela organização do mencionado banco, as agencias tèm a mesma importancia e fazem transacções como as filiaes dos bancos rio-grandenses.
O pessoal actual consta do gerente, do contador e do porteiro; mas em breve será augmentado com a chegada de alguns funccionarios que são esperados do Rio de Janeiro.
Noticiando sua inauguração, feita com singeleza e modestia, fazemos votos pela prosperidade da agencia do Banco do Brasil.

*O Commercio deixou de citar Bagé na relação das cidades gaúchas que possuíam agências do Banco do Brasi à época. 

A agência cachoeirense cresceu em negócios e correntistas. Naturalmente com a sua expansão, também foi necessário ampliar a área de atendimento. Em 1920, o banco transferiu-se para a Rua Sete de Setembro, na quadra em que depois foi erguido o Cine-Teatro Coliseu (não há registro fotográfico desse endereço). 

Primeira sede do BB - 1919 - Rua 24 de Maio (atual Dr. Sílvio Scopel)
Fototeca Museu Municipal
Com o fechamento da loja Knorr & Eisner, em 1924 o Banco do Brasil adquiriu o seu prédio, fez as reformas necessárias, sob a coordenação do engenheiro-construtor Santiago Borba, e nele se instalou, permanecendo no endereço até o final de 1945. A agência funcionava no pavimento inferior, onde foi construída a casa forte, sendo o andar superior destinado para residência do gerente e do contador.

Terceira sede do BB - 1924 a 1945 - Fototeca Museu Municipal
Com o incremento da atuação local do Banco do Brasil e pelas necessidades de atendimento das novas demandas, em 7 de janeiro de 1946 foi inaugurada a quarta sede, a primeira a ser construída especialmente para o banco, localizada na esquina da Rua Sete de Setembro com Presidente Vargas.

Quarta sede do BB - 1946 até década de 1970 - Rua Sete com Presidente Vargas
Fototeca Museu Municipal
Finalmente, na década de 1970, um edifício inteiro foi construído para abrigar todas as dependências necessárias para atender às rotinas da época. Nesta sede o Banco do Brasil se conserva até hoje.

Agência atual do Banco do Brasil - Fototeca Museu Municipal
Em 4 de março de 1991, acompanhando o desenvolvimento da cidade para a zona norte, foi inaugurada a segunda agência local, na Avenida Brasil. 

Há 100 anos o Banco do Brasil participa da vida da cidade e do campo. Não só financiamentos e investimentos pautam sua atuação. Também projetos sociais e de interesse comunitário têm no Banco do Brasil a parceria importante para o desenvolvimento não só econômico, mas também social da comunidade cachoeirense.

Parabéns a todos que desde 1919 escrevem esta história!

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp