Pular para o conteúdo principal

Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - 90 anos

O mês de maio de 2019 está marcado por um momento significativo na história da educação de Cachoeira do Sul. No dia 22, o Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura chegou aos seus 90 anos carregando, neste transcurso de tempo, desafios, dificuldades e conquistas. Muitas crianças e jovens passaram por seus bancos escolares, assim como professores e servidores dedicados à desafiadora tarefa educativa.

A história do João Neves, como popularmente é chamado aquele importante educandário, tem vínculos enormes com seu patrono. Em 1929, quando a instituição foi criada com o nome de Escola Complementar, o Dr. João Neves da Fontoura era vice-presidente do estado e há pouco havia concluído uma gestão de grandes obras como intendente de Cachoeira. 

Em 1927, ano em que Borges de Medeiros resolveu criar escolas complementares no estado para a formação de alunos-mestres, imediatamente João Neves empenhou-se para que uma destas escolas fosse instalada em Cachoeira, município por ele então dirigido. Seus argumentos foram irrefutáveis: Cachoeira ficava no centro do estado, era o quarto município em população e já possuía um Colégio Elementar. Na decisão de Borges, certamente, pesou a influência e o prestígio do próprio João Neves da Fontoura.

Dr. João Neves da Fontoura - Wikipédia

Em março de 1929, pelo Decreto n.º 4284, foi criada a Escola Complementar de Cachoeira e, no dia 22 de maio, às 11h22, foi inaugurada na presença de autoridades e do representante de João Neves no ato, o seu cunhado José Gomes de Oliveira. O local era o mesmo do Colégio Elementar Antônio Vicente da Fontoura, sede do antigo Teatro Municipal, próximo ao prédio da Intendência Municipal e quase fronteiro ao Château d'Eau.

Alunos do Curso de Aplicação da Escola Complementar no prédio antigo (1941)
- Coleção Emília Xavier Gaspary

A comunidade cachoeirense abraçou a causa da Escola Complementar e muitas campanhas para aquisição de mobiliário e equipamentos foram levadas a efeito. A Intendência, por sua vez, tinha promovido melhorias no prédio. 

Por solicitação dos professores, em 1931 a instituição recebeu o nome de Escola Complementar João Neves da Fontoura. Em visita à escola no ano seguinte, João Neves deixou registrado, de próprio punho, no livro de visitas, a seguinte mensagem:

Poucas honras terei por me elevar em minha humilde vida do que a de patrocinar este estabelecimento que tanto honra o Rio Grande do Sul. 
João Neves da Fontoura, 2/4/1932.

Em 16 de agosto de 1944, foi solenizada a inauguração do prédio em que atualmente funciona o Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, edificação projetada pelo engenheiro civil João Baptista Pianca para abrigar 705 alunos.

Escola Normal "Dr. João Neves da Fontoura" (1944) - Coleção Emília X. Gaspary

Parabéns, Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura! Muito poderia ser contado de sua rica história, das diferentes denominações que teve, influenciadas pelas próprias modificações sofridas pelo ensino, da sua condição de escola-modelo no Rio Grande do Sul, da divisão de espaço com outro gigante, o Colégio Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Deixemos que o hino da escola, letra da professora Ely Costa Marciniak, sintetize na estrofe final o seu ideal de educandário e a sua senda através do tempo:

Liberdade, moral e progresso
Tu espalhas sem nunca parar
Os teus filhos caminham seguros
Pois suas vidas tu sabes nortear


MR

Comentários

  1. Meu inicio foi aí. Tres anos de Jardim da Infância, 5 anos de Primário e 4 anos de Ginásio (era assim que chamávamos os Cursos). Jamais será esquecido. Sempre que vou à Cachoeira faço uma visita em todo o quarteirão, impossivel esquecer .

    ResponderExcluir
  2. A Escola que embasou minha trajetória como professora . A ela agradeço pelos ensinamentos recebidos .Conclui o Curso Normal em 1966 . Obrigada Escola querida !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp