Pular para o conteúdo principal

Estádio Municipal

Em 4 de junho de 1939, o Jornal do Povo trouxe notícia sobre as obras de construção do Estádio Municipal. Junho de 2019, o octogenário Estádio Joaquim Vidal também está em obras, mais uma tentativa de modernizá-lo, adequando-o às práticas e exigências desportivas correntes.

Assim ficaram informados os cachoeirenses amantes do esporte naquele 4 de junho de 1939:

Jornal do Povo, 4/6/1939

Vida desportiva
Em vias de conclusão as obras de enleivamento do campo
Até o dia 15 dêste mês, possivelmente, estarão terminados os trabalhos - Movimentam-se os círculos desportivos em tôrno da preparação das "equipes"

Muito tem prejudicado o "foot-ball" cachoeirense a demora no aprontamento do Estádio Municipal.
Os trabalhos, entretanto, não tiveram andamento mais rápido devido a circunstâncias plenamente justificadas e inelutaveis.
As condições do novo campo, porém, compensarão por completo tão longa espera. Teremos, como já afirmamos, uma das melhores praças de esporte de todo o Estado.
A maior dificuldade que teve de ser enfrentada foi a do enleivamento do campo.
Êsses trabalhos, agora, no entanto, se acham adiantadissimos. Tanto que se poderá dizer que, dentro de uma quinzena, ou pouco mais, estarão prontos. Até o fim do mês corrente, portanto, estará tudo ultimado.
Terá de correr, depois, como é bem de ver, algum tempo para que o terreno se torne bem firme e a grama bem entrelaçada.
Mas isto será o de menos. O mais já está feito.
Vendo, assim, que as coisas se encaminham para o início, dentro de tempo relativamente próximo, das atividades desportivas, os círculos futebolísticos cachoeirenses se movimentam no sentido de preparar as "equipes" que concorrerão ao campeonato.
Êsse preparo, aliás, precisa ser tanto mais cuidadoso quanto é certo que os conjuntos locais se apresentarão êste ano no meio de uma certa igualdade de fôrças.
Por emquanto, todo o juizo sôbre os quadros que se baterão pelo campeonato local ainda é um tanto prematuro. Com o conhecimento, entretanto, que se possue dos valores individuais de que dispõe cada Clube faz se possível avançar, com bastante fundamento, essa opinião. 

A história inacreditavelmente se repete... As obras em 1939, lamentadas como lentas, foram concluídas no final daquele ano, tendo o Estádio Municipal sido inaugurado em 5 de dezembro com jogo entre Grêmio Futebol Porto-Alegrense e Combinado Cachoeirense. O Jornal do Povo, edição do dia 7 de dezembro de 1939, disse que o time porto-alegrense deu uma aula de futebol e que o combinado cachoeirense correspondeu à expectativa. 

Estádio Municipal na Festa do Arroz - 1941 - Acervo Lucy Ribeiro
Secretário Trojanh comandava obras do Estádio Joaquim Vidal  em 2017
-  Arquivo Jornal do Povo

Junho de 2019. As obras de melhorias no velho Estádio Joaquim Vidal, nome que lhe foi dado em razão de seu projetista, vêm de longa data por circunstâncias justificadas e inelutáveis, como em 1939... Quem sabe, repetindo-se a história, não possam ser inauguradas festivamente em dezembro de 2019?

MR

Comentários

  1. Joguei futebol de campo no Estádio Joaquim Vidal, enquanto aluno do Colégio João Neves da Fontoura - nos anos 50. Naquela época, para mim, era o maior estádio do mundo e eu orgulhoso por estar ali.

    ResponderExcluir
  2. Muitos domingos passados neste estádio junto com meus pais e irmãs, torcendo para o Cachoeira Futebol Clube! Tenho até fotografia destes momentos, junto ao estacionamento interno que lá havia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp