Pular para o conteúdo principal

Escola Estadual Cândida Fortes Brandão - 90 anos

E.E.E.F. Cândida Fortes Brandão - Rua Pinheiro Machado, 2343
- escolacandidda.blogspot.com

No dia 21 de maio de 1930, foi criado o Grupo Escolar Alto dos Loretos que, por decreto de 16 de outubro de 1940, passou a se chamar Grupo Escolar Cândida Fortes Brandão, homenageando uma das mais prestigiadas professoras cachoeirenses.

Professora Cândida Fortes Brandão - patrona da escola
- Museu Municipal

O jornal O Comércio, em sua edição de 17 de julho de 1929, noticiou o seguinte:

Grupo Escolar. - Foi escolhido o edificio em que actualmente funcciona o Club União Familiar, á Avenida Brasil, no arrabalde do Alto, para nelle funccionar um grupo escolar. Afim de inspeccionar o referido edificio, em que serão realizados trabalhos de adaptação, esteve nesta cidade o dr. Freitas de Castro, diretor geral da instrucção publica do Estado.


O Comércio, 17/7/1929
A instalação do Grupo Escolar ocorreu no dia 26 de maio de 1930, abrigando cerca de 200 alunos.

Professora Corina F. Carvalho e seus alunos - 1932 - AP Arquivo Histórico
Novo prédio para o Grupo Escolar "Cândida Fortes Brandão". Conforme autorização já concedida pelo Secretário da Educação do Estado para construir um prédio para um grupo escolar de 200 alunos nesta cidade, terão início dentro de poucos dias as respectivas obras, que orçarão em 84 contos de réis, aproximadamente. O Grupo Escolar "Cândida Fortes Brandão" será localizado no alinhamento da Avenida Brasil, num dos pontos mais altos e aprazíveis do Alto dos Loretos. (Jornal do Povo, 5 de janeiro de 1941). A inauguração oficial, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. Coelho de Souza, ocorreu em agosto de 1944.

Jornal do Povo, 5/1/1941

Prédio da Rua Pinheiro Machado - escolacandidda.blogspot.com


Em 14 de outubro de 1980, a Escola Cândida Fortes Brandão recebeu autorização para instalar e pôr em funcionamento uma classe especial para deficientes auditivos, a primeira do gênero no município de Cachoeira do Sul, contando com profissionais habilitados em Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais.

Em 26 de março de 1987, foi criada a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos - APADA, sediada na escola.

Cândida Fortes Brandão - a patrona da Escola

A cachoeirense Cândida Fortes Brandão, batizada como Cândida de Oliveira Fortes, foi a primeira professora com diploma da Escola Normal na história de Cachoeira do Sul. Professora particular e pública, foi a primeira diretora do Colégio Elementar Antônio Vicente da Fontoura, fundado em 1915. Mas sua vida não foi somente dedicada ao magistério, mas também às letras. Em tempo em que as mulheres raramente conseguiam espaço nos jornais para publicações, Cândida já despontava como uma das mais frequentes com poemas e artigos no O Comércio e Rio Grande, de Cachoeira. Também colaborou com várias publicações no país e em Portugal, tendo publicado um único livro, Fantasia, de 1897, editado pelas oficinas do Correio do Povo, de Porto Alegre, dividido em duas partes: Revérberos, de versos, e Contos às minhas irmãs, em prosa.

Folha de rosto do livro Fantasia - Museu Municipal

Cândida, que nasceu em 24 de abril de 1862, faleceu com 60 anos no dia 4 de novembro de 1922, sem filhos, deixando o marido Augusto César Brandão.

A equipe do Arquivo Histórico saúda os 90 anos desta importante e histórica instituição educacional, bem como a 24.ª Coordenadoria de Educação pelos seus 55 anos de funcionamento e coordenação do ensino público estadual.

Pesquisa no Acervo de Imprensa: Neiva E. C. Köhler

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp