Pular para o conteúdo principal

Fritz Strohschoen - 100 anos

8 de maio de 1920 - 8 de maio de 2020, dia de relembrar o historiador Fritz Strohschoen pelo centenário de seu nascimento e de celebrar todos os seus feitos em prol da conservação da memória histórica de Cachoeira do Sul; dia de reverenciar o cidadão que contribuiu para o crescimento de sua cidade, seja como professor, contabilista, advogado, vereador, como pai de família e liderança comunitária.

Participação de nascimento - O Comércio, 12/5/1920


Dr. Fritz Strohschoen - Acervo familiar


Fritz Strohschoen nasceu na Cachoeira que estava prestes a comemorar seu primeiro centenário, cuja legitimidade da data histórica - 5 de agosto de 1820 - vinha sendo discutida desde o ano anterior. Naquele tempo, o historiador Aurélio Porto prestou-se a elucidar com seu amplo conhecimento a importância do dia 5 de agosto, pondo fim aos questionamentos de então. Por estas coincidências inexplicáveis, coube a Fritz, 64 anos depois, retomar e endossar a defesa feita por Aurélio Porto para corrigir a data que constava do brasão do município.

Aurélio Porto sempre foi inspiração para o historiador que Fritz se tornou. Como ele, Fritz também se debruçou sobre a vasta documentação produzida desde a instalação do município, dando corpo e divulgação a fatos e personagens que escreveram as primeiras páginas da Vila Nova de São João da Cachoeira. E fazia isto nas madrugadas, em seu escritório, lendo, analisando e transcrevendo volumes de atas e outros documentos que trazia da velha Prefeitura. Alguns destes documentos, ao passarem por suas mãos, ganharam a oportunidade da conservação, uma vez que ainda não existia um arquivo histórico que lhes desse o tratamento devido. A paixão pela pesquisa era tanta, que nem a deficiência visual que portava desde a adolescência o impediu de levar a termo as leituras e transcrições em letra caprichada e criteriosa organização.

Mas Fritz Strohschoen não foi só um perscrutador e divulgador da história, foi também professor admirado por seus alunos no noturno do "Colégio dos Padres", hoje Colégio Marista Roque, onde concluiu o curso ginasial em 1935. Ele guardava agradáveis lembranças do educandário onde atuou por 33 anos, assim como das outras experiências profissionais, incluindo a de perito grafólogo no Fórum. Foi também instruído e atilado vereador, chegando à presidência da Câmara por mais de uma vez e ocupando o cargo de chefe do Executivo em três ocasiões, em razão do afastamento do prefeito Arnoldo Paulo Fürstenau. Abraçou também, com a tenacidade que lhe caracterizava, várias causas comunitárias, algumas delas significativas na área da educação.

Como forma de homenagear e agradecer o excepcional serviço que Fritz Strohschoen prestou à sua terra natal, especialmente na conservação e divulgação da história, a sala de pesquisa do Arquivo Histórico recebeu o seu nome em 27 de agosto de 1996.

Sala Dr. Fritz Strohschoen - Arquivo Histórico


Fritz Strohschoen faleceu em 14 de janeiro de 2011 e, em dezembro daquele ano, o Arquivo Histórico e o Museu Municipal lançaram o Caderno de História n.º 7 - Fritz Strohschoen, em reconhecimento ao inestimável serviço que prestou ao ofício das duas instituições.

Falar do homem, do pai da família que constituiu com Olga Stallbaum, formada por Marly, Mário, Mirna, Milda e Mayra, do profissional, do cidadão engajado e do historiador pode ser muito bem arrematado com uma frase que ele gostava muito de repetir e que dimensiona o seu compromisso e o rico currículo de realizações em prol da sua terra: "Cachoeira gosta de mim, e eu dela."

Fritz e Olga Strohschoen - Arquivo Histórico

Com esta postagem o Arquivo Histórico relembra o historiador Fritz Strohschoen em seu centenário de nascimento, cumprimentando todos seus descendentes e demais familiares.

MR

Comentários

  1. Miriam querida,nós emocionamos ao ler tua postagem sobre o Dr.Fritz.Alegria,alegria!Obrigada Mário e Aninha

    ResponderExcluir
  2. Grande professor e historiador! Professor no Roque e encantava seus alunos contando a verdadeira História de Cachoeira do Sul!Linda homenagem a quem realmente merece ser lembrado por seus feitos! De onde estiver está vendo que sua passagem não foi em vão!Parabéns Mirian!

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem a uns dos historiadores mais importantes ! Contava a história real de Cachoeira do Sul e encantava seus alunos! Parabéns Mirian!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp