Pular para o conteúdo principal

Um carro para a Intendência

A Intendência Municipal de Cachoeira adquiriu há 95 anos um flamante automóvel Dodge Brothers, tipo touring, mais uma lata de gasolina por quatorze contos e quinhentos e dezoito mil réis (14:518$000). O negócio foi fechado com a revenda Danrée & Cia., de Porto Alegre, em 21 de dezembro de 1925. 

Dodge Brothers Touring 1925 - Pinterest


Nota da compra do automóvel Dodge Brothers - IM-RP-SF-P


Toda a documentação relativa à compra do automóvel chegou aos nossos dias compondo uma portaria ao tesoureiro, ou seja, o documento que autorizava o pagamento das despesas. Com a portaria, uma série de faturas discriminando os itens adquiridos e os valores correspondentes. Dentre elas, algumas expedidas pela firma Barcellos, Garcia & Cia., também de Porto Alegre, agentes Chevrolet, que registravam a comercialização de todo tipo de acessório para o automóvel, bem como gasolina, querosene e itens para limpeza, incluindo 10 lavagens. O valor devido pela Intendência a Barcellos, Garcia & Cia. importou em três contos, setecentos e vinte e um mil e cem réis, descontados alguns valores que o vice-intendente em exercício, Dr. João Neves da Fontoura, estabeleceu não serem da Intendência!

Feitos os cálculos, o tesoureiro foi autorizado a pagar dezesseis contos, oitocentos e trinta e quatro mil e quinhentos réis pelo negócio.





Faturas de Barcellos, Garcia & Cia. - IM/RP/SF/P

Interessantes os itens constantes da fatura: enfeite para radiador com tampão, estribos com borracha, para-brisas Zezé Leone, vaso para flores, esponja, lata de sabão e outras curiosidades para os nossos tempos. Mas o que de fato chama atenção são os para-brisas Zezé Leone. Quem seria Zezé Leone? O fabricante? O comerciante do produto? Não! Trata-se da moça que ganhou o concurso de a mais bela do Brasil no ano de 1923, representando a cidade de Santos - SP. Da noite para o dia ela se tornou a mulher mais comentada do país e muitos produtos se associaram ao seu nome, em busca do sucesso que tal associação representaria. A maioria deles sequer gratificou Zezé pelo uso da sua imagem, mas contribuíram para torná-la celebridade.



Zezé Leone - a mais bela do Brasil em 1923
- http://memoriasantista.com.br/?p=3207


A história tem dessas coisas. Um automóvel adquirido pela Intendência de Cachoeira, cuja documentação foi devidamente preservada, trouxe certamente comodidade aos mandatários do município, mas permitiu também descobrir a interessante história da jovem que arrebatou o Brasil com seus traços perfeitos e que apelidou os para-brisas dos flamantes automóveis de seu tempo.

Confira a história de Zezé Leone no blog Memória Santista - http://memoriasantista.com.br/?p=3207

MR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp