Pular para o conteúdo principal

Bomba para a primeira hidráulica

A grande obra de 1921 foi a construção da primeira hidráulica. Para a sua execução e funcionamento, a municipalidade empregou esforço logístico e financeiro. 

Em 5 de fevereiro de 1921, a Intendência Municipal celebrou contrato com a Agência Bromberg de Cachoeira para aquisição de uma bomba hidráulica e o respectivo motor elétrico para acioná-la. 

A Agência Bromberg era uma das mais importantes importadoras de máquinas e equipamentos e estava instalada em Cachoeira desde o ano de 1912. 

Agência Bromberg - Rua Saldanha Marinho - Museu Municipal

Rezava o contrato:

Termo de contracto que fazem a Intendencia Municipal, representada pelo doutor Annibal Lopes Loureiro, intendente municipal em exercicio e o Snr Guilherme Iken, gerente da Agencia Bromberg desta cidade, com bastantes poderes delegados pela casa Bromberg & Cia, em nome e sobre a responsabilidade da qual assigna o presente contracto.

Aos cinco dias do mez de Fevereiro do anno de mil novecentos e vinte e um, na secretaria da Intendencia Municipal de Cachoeira, presente o senhor doutor Annibal Lopes Loureiro de uma parte e o senhor Guilherme Iken, de outra, foi entre ambos accordado e celebrado o presente contracto para fornecimento ao primeiro contractante de uma bomba hydraulica e respectivo motor electrico.
Clausula I
O segundo contractante, senhor Guilherme Iken, pela casa Bromberg & Cia, compromette-se a fornecer á Municipalidade dentro do prazo de dois meses, salvo caso de força maior como greves, retenção na alfandega, naufragio ou descarrilamento, um grupo composto de uma bomba a piston, triplex, Worthington, para uma capacidade de (30.000) trinta mil litros por hora, recalcados n'uma altura de sessenta metros, com as seguintes caracteristicas, typo Zyklon com tres embolos de seis polegadas por oito, os cylindros da bomba são de ferro, os aneis dos embolos, prensa-galhetas, valvulas e suas redes são de metal; o motor electrico para corrente continua, quatrocentos e quarenta volts, onze cavallos é accoplado directamente á bomba por meio d'uma roda engrenada de dentes fresados; a ligação de aspiração da bomba é de cinco polegadas e a de recalque de quatro polegadas. A bomba poderá vencer uma pressão ate onze atmospheras. Acompanhará este jogo de machinas um quadro de marmore com interruptor, seguranças, ampéremetro e rheostato. 
Clausula II
O segundo contractante põe estas machinas em Cachoeira, sendo o preço, em peso ouro argentino, de $2.675, posto em Porto Alegre, sem direitos de alfandega; o frete ate Cachoeira e despezas de despacho correm por conta da Municipalidade desde Porto Alegre. A Municipalidade obriga-se a procurar obter a isenção dos direitos de importação.
Clausula III
O primeiro contractante fará entrega da metade da quantia acima ao cambio do dia, no acto da encommenda, um quarto do valor, no acto da entrega da machina á Municipalidade e o restante com as despezas a mais previstas na clausula anterior a noventa dias contra saque.
Resolvo nesta pagina sessenta e oito, alinea terceira em vez de: no acto da encommenda leia-se no acto da assignatura deste contracto.
E assim depois de lido e achado conforme, ambos os contractantes ajustaram cumpril-o á lettra e fielmente respeitál-o, em fé do que, na presença das testemunhas infrascriptas assignam de proprio punho o presente contracto. Eu, João Protasio Pereira da Costa, engenheiro chefe da secção de Obras Publicas do Municipio o escrevi. E eu, Mario Godoy Ilha, secretario do Municipio, o subscrevi e assigno. 
[assinaturas sobre estampilhas]  Annibal Lopes Loureiro
pp. Bromberg & Cia Guilherme Iken

José Mariné
João Protasio Pereira da Costa


Contrato celebrado entre Intendência e  Agência Bromberg
com assinaturas sobre estampilhas
- IM/GI/AB/C-003, fls. 67v e 68

Para marcar o ano do centenário da primeira hidráulica municipal, o blog publicará, mensalmente, notícia ou fato relacionado às obras, reconstituindo passo a passo esse importante marco na história do saneamento de Cachoeira. Essa reconstituição se faz possível graças ao acervo documental e de imprensa disponíveis no Arquivo Histórico. Em janeiro, foi publicado o lançamento da pedra fundamental da primeira hidráulica.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp