Pular para o conteúdo principal

Princesa Isabel - A Redentora

A televisão, através da novela "Nos tempos do Imperador", tem tirado das brumas do passado a figura da Princesa Isabel, conhecida como "A Redentora".

Princesa Isabel - Imagem Mercado Livre

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon nasceu em 29 de julho de 1846, sendo a segunda filha de D. Pedro II e Teresa Cristina. Pela morte do primeiro irmão, ainda criança, Isabel foi nomeada herdeira presuntiva do Trono do Brasil. Quando adulta, e depois de casada com Gastão de Orléans, o Conde d'Eu, assumiu por três vezes como regente do Brasil pelo afastamento provisório de seu pai: 1871, ocasião em que assinou a Lei do Ventre Livre, de 1876 a 1877 e em 1888, quando decretou a libertação dos escravos pela assinatura da Lei Áurea. 

Por ocasião do último período em que assumiu o trono, a Princesa Imperial Regente assinou uma carta-patente de promoção do alferes da Arma de Infantaria Augusto Luiz de Souza Neves para o posto de tenente da mesma arma. Pois esta carta, datada de 28 de novembro de 1888, se encontra no acervo do Arquivo Histórico, atestando que Dona Izabel, Princeza Imperial, Regente em Nome do Imperador deixou sua assinatura para a posteridade em documento guardado em terras cachoeirenses.

Carta-patente de promoção do Alferes Augusto Luiz de Souza Neves - Acervo Guarda Nacional


Assinatura da Princesa Isabel - Acervo Guarda Nacional

Mas antes disso, em 1.º de março de 1888, segundo consta no Copiador elaborado por Aurélio Porto em 1909 (IM/EA/SA/RL-001), a Princesa Isabel foi alvo de discussões por proposição do vereador Antonio Nelson da Cunha que sugeriu à Câmara dirigir-se à Assembleia a fim de que fosse procedida consulta à Nação sobre sua vontade de ser governada por ela, alegando seu fanatismo religioso e ter por consorte um príncipe de família destronada e expulso da própria pátria... A Câmara não acatou a sugestão. Já se antevia no ato a repulsa à monarquia e à possibilidade de dar poder permanente a uma mulher.

No entanto, três anos antes, a própria Câmara convidou todos os munícipes a recepcionarem a Serenissima Princeza Imperial D. Izabel e Sua Alteza Real o Snr. Conde d'Eu, seu esposo, [...] ao desembarque dos Augustos viajantes por ocasião de sua rápida passagem por Cachoeira. (CM/S/SE/RE-009, 5/1/1885).

Princesa Isabel e Conde d'Eu - Pinterest

Coincidentemente, a morte da Princesa Isabel se deu há 100 anos, no dia 14 de novembro de 1921. Contava 75 anos de idade e, por razões de saúde, não pôde retornar à terra natal, cuja permissão foi concedida pelo governo brasileiro em 1920 ao suspender o banimento da família imperial, decretado por Deodoro da Fonseca em 1889. Seus restos mortais foram trazidos para o Brasil em 1971 e depositados na Catedral de Petrópolis, RJ. Sua figura, apesar da forte resistência que enfrentou, não foi ofuscada, sendo uma das mulheres mais lembradas e admiradas da história do Brasil.

Princesa Isabel em 1910 - 50emais.com.br

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp