Pular para o conteúdo principal

O vereador descendente de açorianos

Dando sequência às publicações sobre a presença açoriana na história de Cachoeira do Sul e em comemoração aos 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, o blog traz ao conhecimento dos leitores a figura de Antônio José de Menezes. Foi ele um descendente direto de açorianos que entrou para a história político-administrativa de Cachoeira.

Rubrica de Menezes nos livros da Câmara 

Diferente da composição inicial da Câmara, cujos três primeiros vereadores foram eleitos e empossados no dia da instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira, em 5 de agosto de 1820, houve uma sequência de nomeações feitas por carta régia. A carta régia era um documento oficial assinado por Sua Alteza Real D. João VI e que não passava pela chancelaria da Corte, ou seja, era enviado diretamente para a autoridade que deveria dar-lhe cumprimento. 

Assim, em 23 de janeiro de 1822, dando cumprimento à carta régia de 24 de novembro de 1821, foram empossados e prestaram juramento os três vereadores, dentre eles Antônio José de Menezes, o procurador e o tesoureiro da Câmara.

O termo de posse e juramento de Antônio José de Menezes e dos demais está registrado no livro CM/CP/TPJ-001, folhas 7 e 7v:

Auto de Posse e Juramento dáda as Justiças novas que andem servir o prezente anno de 1822 em observancia da Carta Regia de 24 de 9br.º de 1821.

Aos vinte trez dias do mez de Janeiro de mil oito centos e vinte dois nesta Villa nóva de Sam João da Cachoeira em Camara a que prezidia o Veriador mais Velho Juiz de Fora pela Ley Ignacio Rodrigues de Carvalho, e mais Officiaes abaixo assignados, e sendo ahÿ prezentes Constantino Joze Pinto, Joaquim Gomes Pereira, e Antonio Joze de Menezes, Veriadores = Antonio Xavier da Silva, Procurador, João de Mello Rego, Thezoureiro, a estes logo o dito Juiz deferio Juramento dos Santos Evangelhos em hum Livro delle em que cada hum de per si poz sua mão direita e lhe emcarregou que bem e verdadeiramente servissem os Cárgos para que Sua Alteza Real os avia por nomiado pela Cárta Regia de vinte quatro de Novembro de mil oito centos e vinte hum, satisfazendo em tudo com os seos Regimentos; e sendo por elles ditos Veriadores Procurador e Thezoureiro asseito os Juramentos assim o prometerão cumprir: e logo pelo dito Juiz e mais Officiaes lhes foi dáda a pósse dos referidos Cargos; e para constar mandarão lavrar este Auto em que assignarão comigo João Lopes de Moraes Magalhãns, Escrivão da Camara que o escrevÿ

Rubricas:

Carvº    Leal da S.ª    Lisboa

Assinaturas:

Constantino Joze Pinto

Ant.º Joze de Menezes

Joaq.m Gomes Pereira

Antonio Xavier da Silva

João de Mello Rego


Auto de posse e juramento de Menezes e demais oficiais
- CM/CP/TPJ-001, fls 7 e 7v

O vereador empossado Antônio José de Menezes nasceu por volta do ano de 1767, em Rio Pardo, filho dos açorianos Manoel José de Menezes e Mariana dos Anjos.  Era casado com Maria Antônia da Costa, com quem teve vários filhos, dentre eles Luiz (1817), Francisca Maria (1819), Juliana (1820), Policárpio (1821), Balbina (1823), Zeferina (1824), Floriana (1826), Manoel (1827) e Maria (1829), todos nascidos e batizados na Vila Nova de São João da Cachoeira.

Sua nomeação como vereador abriu o caminho para outros cargos públicos, tendo sido oficial da Câmara, de 1823 a 1826, e juiz ordinário entre 1827 e 1828.

Menezes residia com a família na Rua do Loreto, atual Sete de Setembro, então n.º 130, casa edificada na esquina da Travessa do Soeiro, hoje Rua General Osório. Possuía uma fazenda na costa da serra, denominada Boa Vista.

Terreno de Menezes (seta) - Cópia da planta de J. M. Buff (1850) 

Casa que hoje ocupa o terreno que foi de Menezes
Rua Sete, esquina General Osório - Facebook

Antônio José de Menezes faleceu aos 80 anos no dia 10 de agosto de 1847, sendo sepultado no cemitério de sua fazenda. A esposa Maria Antônia faleceu 11 anos depois, em 2 de dezembro de 1858, aos 74 anos, sendo sepultada ao lado do marido. 


Colaboração no levantamento da genealogia de Antônio José de Menezes por Ucha Mór.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp