Pular para o conteúdo principal

"Atrás de nós ficam páginas findas e voltadas"

Esta frase, extraída dos escritos de João Neves da Fontoura, foi o lema escolhido para a Academia Cachoeirense de Letras - ACL, fundada em 30 de setembro de 2021 e empossada em 3 de junho de 2022. 

João Neves, o patrono da ACL e da sua cadeira n.º 01, nasceu em Cachoeira no dia 16 de novembro de 1887, filho de Isidoro Neves da Fontoura e de Adalgisa Godoy da Fontoura.

João Neves da Fontoura - Museu Municipal

Cachoeira do Sul tem dois de seus filhos como membros da Academia Brasileira de Letras: João Neves da Fontoura, ocupante da cadeira n.º 02, que pertenceu a Coelho Neto, para a qual foi eleito em 19 de março de 1936, e Gregório Porto da Fonseca, ocupante da cadeira número 03 que tem por patrono Maciel Monteiro. Na Academia Cachoeirense de Letras eles ocupam, respectivamente, a cadeira n.º 01 e número 21.

João Neves da Fontoura e Gregório da Fonseca - cachoeirenses na ABL - Imagens ABL

João Neves da Fontoura foi uma figura de grande envergadura política. Advogado de formação, ocupou altos postos políticos, com destaque para a Intendência de Cachoeira, que assumiu por impedimentos de saúde do titular Francisco Fontoura Nogueira da Gama. Nesse período, entre 1925 e 1928, fez de Cachoeira um grande canteiro de obras, tornando-a uma das mais progressistas e belas cidades do estado. Foi também vice-governador do Rio Grande do Sul, embaixador do Brasil em Portugal e ministro das Relações Exteriores, dentre outras funções.

Na literatura, destaque para a obra Memórias, desdobrada em dois volumes. No primeiro, intitulado Borges de Medeiros e seu tempo, João Neves apresenta a Cachoeira de sua vivência e as questões da política rio-grandense centrada na figura de Antônio Augusto Borges de Medeiros. O segundo volume, A Aliança Liberal e a Revolução de 30, apresenta o contexto do Brasil quando da assinatura do pacto Minas Gerais - Rio Grande do Sul, que resultou na Aliança Liberal e na revolução de 1930, de que foi um dos líderes.

João Neves da Fontoura também foi membro da Academia Rio-Grandense de Letras, sócio-correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e das Academia de Letras do Uruguai e da Colômbia. Foi também agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos.

Na Academia Cachoeirense de Letras a cadeira n.º 01, de que João Neves é patrono, está ocupada pelo advogado e escritor Mildo Léo Fenner.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp