Pular para o conteúdo principal

Como Cachoeira comemorou o centenário da Independência em 1922

2022. O Brasil chegou aos 200 anos de independência de Portugal, por ato do Príncipe Regente D. Pedro, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro de 1822. Seu grito de "Independência ou morte" ainda retumba entre nós, carregado de mil significados, mas reconhecido como o ato extremo que marcou o início de uma nova era para o Brasil, libertando-o do estado de colônia de Portugal.

Quadro Independência ou Morte (ou O grito do Ipiranga), de Pedro Américo

As comemorações em 2022 pretendem ser grandiosas, mas tiveram, no primeiro centenário, uma participação muito expressiva em todos os recantos do país, e muito especialmente em Cachoeira, como refere o jornal O Commercio. Em suas páginas, meses antes, as autoridades e articulistas lembravam da importância da cidade comemorar à altura o primeiro centenário da Independência do Brasil, sendo Benjamin Camozato um dos mais entusiastas, preparando que estava o seu "Grande Álbum de Cachoeira no Centenário da Independência", obra que só foi ser publicada de fato em novembro daquele ano de 1922.

Capa do Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato
- foto Renato Thomsen

Poucos dias antes do 7 de setembro, O Commercio publicou uma ode ao espírito patriótico e a programação alusiva à importante data:

Centenario da Independencia

Como se depreende do programma official dos festejos do Centenario da Independencia da nossa patria, sanccionado, a 23 do corrente, na reunião convocada pelo operoso intendente municipal e dignos conselheiros, no proximo dia 7 de Setembro haverá missa campal e no dia 10 Te Deum em acção de graças á Divina Providencia pelos favores recebidos. A missa campal será celebrada na Praça Conceição, num alteroso altar levantado na frente da Igreja Matriz e começará ás 9 1/2 horas. O Te Deum será entoado  na Igreja Matriz após a missa das 10 horas, diante do S. S. Sacramento solemnemente exposto.

Além disso as corporações religiosas desta cidade, de accordo com o vigario, revmo. padre Luiz Scortegagna, resolveram promover um triduo preparatorio ás grandes solemnidades, a realizar-se ás 19 horas dos dias 4, 5 e 6 de Setembro. O triduo constará de orações pela patria, conferencia, canticos e benção do S. S. Sacramento. No dia seis, oitavo dia da festa de Santa Rosa de Lima, padroeira principal da America latina, na missa das 7 1/2 horas haverá communhão geral dos fieis, implorando do Altissimo a felicidade sobre a nossa querida patria.

O vigario da parochia, revmo. padre Luiz Scortegagna, domingo passado, na missa conventual exhortou a todos os fieis a tomar todo o interesse possivel nas festas patrioticas do Centenario e citou estas bellas palavras do Arcebispo de Cuiabá, Dom Aquino Corrêa, dirigidas aos seus diocesanos: "O coração dos catholicos não ficará indifferente, mas pulsará, como sempre, no alvoroço do mais sincero patriotismo. O que queremos é que  este patriotismo seja verdadeiramente christão. Nem todo o que grita Patria! Patria! é bom patriota, como no dizer do Divino Mestre, nem todo o que chama: Senhor! Senhor! é bom catholico. O patriotismo não consiste apenas em palavras, mas antes em boas obras. - Ser patriota é considerar-se membro desse grande corpo, que é a Patria e, como tal, exercer  do melhor modo, as proprias funcções, cumprindo o dever, em publico como em privado, praticando a solidariedade natural a todo o organismo, concorrendo para o equilibrio da vida nacional, procurando, enfim, com os proprios actos a honra e felicidade da Patria. (...) Com estes sentimentos, é que novamente  vos exhortamos a celebrardes christã e condignamente o Primeiro Centenario da nossa emancipação politica".

(O Commercio, 30 de agosto de 1922, p. 1)

Na mesma edição, página 3 (suplemento), consta o programa das comemorações da Independência em Cachoeira:

FESTAS DO CENTENARIO

Cachoeira irá, tambem, commemorar condignamente o Centenario de nossa Independencia politica.

Conforme noticiamos em o ultimo numero desta folha, no dia 24 do corrente, ás 14 horas, no gabinete da Intendencia Municipal, realizou-se uma reunião, afim de serem organizadas as commissões que tomassem a si o encargo de promover os respectivos festejos.

A essa reunião, que foi presidida pelo dr. Annibal Loureiro, intendente municipal, compareceu grande numero de pessoas, representantes da imprensa e de todas as classes sociaes.

Gabinete do Intendente Annibal Loureiro - Grande Álbum de Cachoeira, 
de Benjamin Camozato (1922)

Depois de amplamente discutido o assumpto, foi approvado o programma que abaixo publicamos e organisadas as seguintes commissões:

De ornamentação:

Dr. João Protasio Pereira da Costa, Oliverio Villanova, João Fialho, Joaquim Vidal, Dr. Benjamin Camozato, Menandro Calvão, Santiago Borba, João Faria, Torquato Ferrari e Terencio Costa.

Commissão financeira:

Dr. Glycerio Alves, Octacilio Ribas, Antonio Ribeiro, Ernesto Müller, Nicolau Roos, Haguel Botomé e Pedro Jorge Ache.

O programma dos festejos commemorativos á grande data nacional, foi organisado criteriosamente, de modo que possam tomar parte todas as classes sociaes, sem distincção de credos politicos ou religiosos, dando-lhes, assim, um cunho todo popular, como deve ser, em se tratando de uma festa patriotica.

Eis o

PROGRAMMA

Dia 7

Meia noite - Apitos de vapores, usinas, engenhos etc. Queima de uma girandola de foguetes. Repique festivo dos sinos de todas as igrejas. Passeio da banda musical pelas ruas da cidade.

Madrugada - Toque de alvorada, no quartel do Tiro de Guerra, na Policia e pelos clarins da banda musical em frente ás suas respectivas sédes.

Ás 9 horas - Hastear da Bandeira Nacional, na Praça Tamandaré, na presença das auctoridades e povo, Collegios e Tiro de Guerra, Hymno Nacional, continencia pela banda de tambores e clarins. Salva de 21 tiros.

Ás 10 horas - Commemorações religiosas em as praças publicas ou templos da cidade. 

Ás 12 horas - Formatura dos alumnos do Collegio Elementar Antonio Vicente da Fontoura, para hasteamento da Bandeira, por tres dos mais distinctos alumnos do Collegio. 

Hymno da Independencia e á Bandeira por todo o pessoal do Collegio; prelecção por uma das sr.ªs professoras, sobre o facto historico da Independencia. Juramento á Bandeira, pelo Batalhão escolar; discursos por dois alumnos. Hymno Nacional.

Ás 14 horas - Formatura dos alumnos do Collegio Elementar defronte ao seu edificio, para a passeata civica. 

Edifício do Fórum e Colégio Elementar - O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. da Costa (1922)

Ás 15 horas - Sahida da procissão civica da frente da Intendencia Municipal, para a Praça José Bonifacio, na qual tomarão parte os Collegios, Tiro de Guerra, sociedades sportivas, recreativas, religiosas, beneficentes etc., com bandeiras e andores civicos. Na Praça José Bonifacio, será entoado o Hymno da Independencia pelos alumnos do Collegio Elementar e serão proferidos discursos por dois alumnos. Os escoteiros do mesmo Collegio, prestarão juramento á Bandeira, findo o qual cantarão o Hymno dos escoteiros.

Ás 18 horas - Arriar da Bandeira. Hymno Nacional. Continencia pela policia. Marcha batida pela banda de tambores. Salva de 21 tiros. 

Ás 18 1/2 horas - Inauguração official da galeria de retratos do Conselho Municipal. Recepção no Gabinete do Intendente. Retreta em frente ao edificio da Municipalidade.

Ás 20 horas - No Coliseu: 

a) Ouverture do Guarany, pela orchestra. 

b) Discurso do dr. Minuano de Moura.

c) Hymno da Independencia.

d) Discurso do dr. João Neves da Fontoura.

Dr. João Neves da Fontoura
- O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. da Costa
(1922)

e) Hymno da Independencia pelos alumnos do Collegio Elementar, terminando com uma allegoria civica.

Ás 21 horas - Girandola de foguetes. Cinema gratis ao ar livre, na Praça José Bonifacio. 

Illuminação profusa nos edificios publicos e na rua 7 de Setembro.

Bailes de gala nos clubs locaes.

Dia 8

Alvorada pelos clarins. 

Ás 9 horas - Içar da Bandeira, na Praça Tamandaré, com o mesmo cerimonial do dia anterior.

Ás 10 horas - Abertura da exposição de trabalhos manuaes do Collegio Elementar, onde falará o major Ernesto Barros. 

Ás 14 horas - Match de foot-ball, em beneficio dos pobres, no campo do Guarany.

Ás 17 horas - "Five ó clock tea", no Club Renascença. 

Ás 18 horas - Arriar da Bandeira, com as mesmas cerimonias da vespera.

Ás 21 horas - Cinema popular, ao ar livre, na Praça José Bonifacio.

Dia 9

ALVORADA. 

Ás 9 horas - Hastear da Bandeira, na Praça Tamandaré. No mesmo local, pelas equipes dos clubs sportivos locaes: 

a) - Corridas a pé em 100 mets.

b) - Idem em 200 metros

c) - Idem em 500 metros

d) - Corridas por duas pessoas em tres pés.

e) - Corridas por tres pessoas em quatro pés.

f) - Distribuição de premios aos vencedores.

Ás 17 horas - Parada e desfile dos collegios. Canticos collegiaes. 

Ás 18 horas - Arriar da bandeira, com as mesmas cerimonias.

Ás 21 horas - Cinema popular ao ar livre, annunciado préviamente com foguetes de lagrimas.

Illuminação profusa da rua 7 e edificios publicos. 

Dia 10

ALVORADA.

Ás 9 horas. - Cultos religiosos em acção de graças, em todas as igrejas locaes.

Concentração dos clubs sportivos na Praça Tamandaré. Parada e desfile com os respectivos estandartes.

Ás 15 horas - Distribuição em frente á Intendencia, do producto obtido no match de foot-ball do dia 8, ás familias pobres. Distribuição de bom-bons ás creanças pobres.

Ás 16 horas - Festas sportivas, organizadas pela Liga Cachoeirense.

Ás 18 horas - Arriar da Bandeira, com o cerimonial do costume.

Das 19 ás 20 horas - Batalha de flores na Praça José Bonifacio.

Ás 21 horas - Cinema popular na mesma praça. Bailes nas sociedades locaes.

No dia 6 de setembro, o jornal O Commercio noticiou acréscimos ao programa: lançamento da pedra fundamental do edifício do quartel de artilharia pesada, as sociedades Atiradores Concórdia e União Familiar desenvolverão diversas atividades em suas sedes sociais e o Colégio Imaculada Conceição comemorará a data envolvendo suas alunas. 

O que se percebe na extensa programação alusiva ao centenário da Independência do Brasil em Cachoeira, e de resto em todo o Brasil, foi bem definida por uma frase publicada no mesmo O Commercio em 6 de setembro: 

A commemoração dessa data vai ser feita, em todo o territorio nacional, com o jubilo e com o esplendor dignos das conquistas que opulentam a historia, neste primeiro seculo de existencia.

Que em 2022, quando alcançamos o bicentenário da Independência, possamos comemorar com dignidade e respeito este grande feito da história do Brasil.


Nota: A Praça Tamandaré é a atual Dr. Balthazar de Bem.


 MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp