Pular para o conteúdo principal

Eleição anulada!

Eleição anulada em 1904!

 Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado dos Negocios do Interior e Exterior

Porto Alegre, 16 de setembro de 1904.

Aos Srs. Presidente e membros do conselho municipal da Cachoeira:

Communico-vos, para os devidos effeitos, que o Sr. Presidente do Estado lançou, a 12 do corrente mez, o seguinte despacho no recurso que lhe apresentaram os cidadãos Antonio Antunes de Araujo e Virgilio Carvalho de Abreu contra a apuração que esse conselho fez da eleição de intendente e conselheiros ahi effectuada a 20 de agosto findo: "Tendo a junta apuradora decretado a nullidade das 8.ª e 16.ª secções, pelo facto de conter a acta d'aquella duas assignaturas escriptas com tinta differente e ter sido a acta d'esta firmada por pessoa extranha e somente competente para a sua transcripção no livro respectivo; e, considerando nullas as elleições das 2.ª, 17.ª e 18.ª secções, em que deixou de ser observado o voto a descoberto; a da 12.ª, por terem sido interrompidos os seus trabalhos, contra expressa disposição do artigo 74 da lei eleitoral do Estado; a da 14.ª secção, por não estar devidamente concertada a acta, que não foi transcripta no respectivo livro; a da 15.ª, por não ter a eleição se effectuado no edificio préviamente designado, deixando de se observar o disposto nos §§ 3.º e 4.º do artigo 51; feita a exclusão dos votos recebidos n'essas secções, chega-se á conclusão de que o resultado final da votação soffre completa alteração, ficando em minoria o candidato mais votado para intendente. Nos termos, pois, do numero 5 do artigo 96 da lei de 12 de janeiro de 1877, declaro nulla a eleição de intendente e conselheiros municipaes, effectuada a 20 de agosto proximo findo, e determino que se proceda a nova eleição, com observancia das formalidades legaes."

Saude e fraternidade.

(ass.) Dr. João Abbot


IM/CM/SE/CR-Caixa 9 - 16/9/1904

O documento acima dá mostras do clima que envolveu as eleições para conselheiros (correspondente hoje a vereadores) e intendente municipal (corresponde hoje a prefeito) na Cachoeira de 1904. 

Os jornais da época, especialmente O Commercio e o Petit Journal, tendo o Arquivo Histórico a coleção do primeiro, repercutiram toda a movimentação eleitoral, publicando artigos e outras manifestações em que se acirravam as disputas entre os apoiadores e os contrários do candidato a intendente municipal que foi lançado depois que o Coronel David Soares de Barcellos, candidato inicial do Partido Republicano ao cargo, desistiu de disputar a eleição.

Com a desistência do Coronel David Soares de Barcellos, a União Republicana, em assembleia geral, apresentou e apoiou a candidatura de Carlos Pötter ao mesmo cargo. Eram os principais apoiadores de Pötter nomes fortes que tinham origem na Colônia Santo Ângelo e que, transferidos para Cachoeira em grande parte, aqui tinham se estabelecido com negócios promissores, como Jorge Franke (que depois seria chamado de o "Rei do Arroz"), Nicolau Roos, Tristão Pohlmann, Roberto Danzmann, Augusto Wilhelm, Adolpho Brendler, Augusto Trommer, Germano Treptow e Henrique Möller Filho, proprietário do jornal O Commercio, para citar alguns. Havia também os ditos "nacionais" como apoiadores de Carlos Pötter: Irineu Ilha, José Pinós, Arthur Ferreira de Macedo, Octaviano Gomes de Oliveira, Epaminondas Soares de Barcellos e o próprio filho de David Soares de Barcellos - David de Barcellos Filho, dentre outros.

Mas o processo eleitoral já vinha apresentando problemas, tendo inclusive sido adiado o dia das eleições de 20 de julho para 20 de agosto, por determinação do Dr. Borges de Medeiros, presidente do estado. A decisão de Borges foi motivada por denúncias de inconformados com a apresentação do candidato Carlos Pötter pela União Republicana. Eram eles o delegado Rodolpho Motta, o deputado estadual Antonio Antunes Araujo, o Coronel Isidoro Neves da Fontoura, todos adeptos da candidatura do Dr. Nelson Coelho Leal, chefe da comissão de terras e um dos signatários da denúncia feita a Borges de Medeiros.

Desferido o pleito no dia 20 de agosto de 1904, foram as urnas aclamadoras de Carlos Pötter como intendente municipal. Começou então a manobra para desvirtuar a eleição... Em 20 de setembro de 1904, foi nomeado Viriato Gonçalves Vianna como intendente de Cachoeira. 

Dr. Viriato Gonçalves Vianna

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp