Cachoeira do Sul viveu, no dia 4 de abril de 1966, a aula inaugural dos dois estabelecimentos de ensino superior então regulamentados, a Faculdade de Economia e a Escola Superior de Artes "Santa Cecília", mais conhecida por ESASC. Dirigiam as duas faculdades, respectivamente, o Padre Orlando Geraldo Penna e a professora Rita de Cássia Fernandes Barbosa.
![]() |
| Pe. Orlando G. Penna e Prof.ª Rita de C. Fernandes Barbosa - MMEL |
![]() |
| Escola Superior de Artes "Santa Cecília" - ESASC - MMEL |
No dia marcado para a aula inaugural, o deputado federal João Calmon, que a proferiria, foi recebido pelo prefeito Arnoldo Paulo Fürstenau no aeroporto local. De lá, em comitiva composta por autoridades e convidados, foi ele conduzido em passeio pelas principais ruas da cidade, parando para dar entrevistas no Jornal do Povo e na Rádio Cachoeira do Sul.
| Deputado Federal João Calmon - www12.senado.leg.br |
O momento era festivo e de entusiasmo, pois desde a década anterior lideranças comunitárias e autoridades se empenhavam para que o município oferecesse escolas de ensino superior, para isto tendo sido criada a ASCAPES - Associação Cachoeirense Pró-Ensino Superior.
Proceder à aula inaugural de duas instituições superiores foi um momento especial e a escolha do deputado acertada e prospectiva, pois pouco menos de vinte anos depois do evento em Cachoeira, ele deixou um legado para a educação nacional. Segundo a Agência Senado, "sua atuação política foi marcada pela aprovação, em 1983, de uma emenda à Constituição vigente à época que determinava a aplicação de um percentual mínimo das arrecadações federal, estadual e municipal na manutenção e no desenvolvimento do ensino. A iniciativa foi reproduzida na Constituição Federal de 1988."
Tanto na aula inaugural quanto nos seus pronunciamentos à imprensa, o deputado João Calmon, que também era um dos dirigentes dos Diários e Emissoras Associados e presidente da ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, teceu críticas à política econômica, erguendo bandeira em defesa da soberania nacional, pois se mostrava preocupado com o "crescente afluxo de dólares nos últimos tempos, proporcionado por acordo entre grupos nacionais e estrangeiros", conforme notícia veiculada no Jornal do Povo de 7 de abril de 1966, primeira página. Ele enfatizou, ainda, sua contrariedade com as eleições indiretas, afirmando que "não se deve temer a manifestação popular".
Depois da aula inaugural, o deputado, autoridades e convidados especiais participaram de um jantar oferecido pela Prefeitura Municipal nas dependências do Clube Comercial. Na ocasião, João Calmon recebeu "um conjunto de porcelana trabalhado pela Sra. Eluiza de Bem Vidal, que foi entregue [...] como lembrança de sua estada em Cachoeira para proferir a aula inaugural de nossas Escolas Superiores". Eluiza de Bem Vidal hoje dá nome ao Atelier Livre Municipal, uma das quatro instituições municipais vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura.
![]() |
| Artista plástica Eluiza de Bem Vidal - MMEL |
Transcorridos 60 anos, não resta mais nenhuma das escolas superiores que Cachoeira do Sul manteve sob o guarda-chuva da Fundação Educacional Vale do Jacuí - FUNVALE. No entanto, a vocação para o ensino superior fez com que fossem conquistadas outras universidades e variados cursos que atraem jovens dos mais diferentes recantos do Estado e do País, enriquecendo o cenário estudantil, cultural, social e econômico do Município.
Mirian Ritzel



Comentários
Postar um comentário