Pular para o conteúdo principal

Projeto do Arquivo Público do RS sobre Câmaras Municipais


A nossa memória pré-republicana

Arquivo Público do Estado resgata primeiras câmaras de vereadores
Paço Municipal (ao fundo) no Século XVIII: Prédio abrigou a Câmara de Vereadores pré-republicanaPaço Municipal (ao fundo) no Século XVIII: Prédio abrigou a Câmara de Vereadores pré-republicana

Uma iniciativa do Arquivo Público do Estado deve resgatar a memória dos 58 municípios gaúchos que tinham câmaras de vereadores antes de 15 de novembro de 1889, data em que foi proclamada a República no Brasil. Cachoeira do Sul confirmou participação no projeto, que interligará virtualmente o acervo histórico das cidades pré-republicanas.
A diretora do Arquivo Histórico Municipal, Ione Carlos, juntamente com a professora Maria Lúcia Mór Castagnino, participou do lançamento da proposta na última sexta-feira, em Porto Alegre. Quinto município a ser criado no estado, Cachoeira do Sul, instalado em 5 de agosto de 1820, tem papel importante no processo de resgate das câmaras de vereadores que existiam antes da República. “Daqui se originaram a maioria dos municípios do Centro-Oeste,” lembrou Ione Carlos.
FONTE
 A importância histórica do acervo disponível em Cachoeira do Sul é tão expressiva que outras cidades, como Alegrete, o usaram como fonte para recuperar sua memória. Ione destacou que as câmaras de vereadores instaladas antes da era republicana desempenhavam funções bem distintas das atuais. “Elas tinham atribuições administrativas,” completou a professora.
Apesar de tudo o que já se sabe sobre o passado pré-republicano de municípios como Cachoeira do Sul, ainda há muito que se desvendar, acreditam os idealizadores do projeto lançado pelo Arquivo Público do Rio Grande do Sul, órgão ligado diretamente à administração pública estadual.
Conforme Ione Carlos alguns dos 58 municípios pré-republicanos sequer possuem acervos sobre seu passado. A maioria deles não enviou representantes para o encontro de lançamento do projeto do Arquivo  Público estadual. “Não havia mais que 20 representantes de municípios no encontro de sexta-feira,” destacou Ione. 
Portanto, além de resgatar a memória pré-republicana de algumas cidades, a proposta apresentada pelo Arquivo estadual pretende criar espaços de acesso público para que ela seja mostrada à população. A próxima reunião de trabalho do projeto das câmaras pré-republicana ainda será agendada para o início de 2013
CACHOEIRA PRÉ-REPUBLICANA
A trajetória do município até 1989
1779 - Cachoeira deixa a condição de capela e se torna freguesia
1800 – Surge a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Cachoeira.
1819 – A Freguesia foi elevada à condição de “Villa” por ordem do rei Dom João VI. Surgia a Vila Nova de São João da Cachoeira.
1820 – No dia de 5 de agosto foi oficialmente instalado o novo município, o quinto a ser criado no estado.
1865 – Em plena era imperial, concluía-se a construção do prédio do Paço Municipal, que foi entregue à Câmara de Vereadores.
1857 – Chegam os primeiros imigrantes alemães ao município.
1877 – As primeira família de imigrantes italianas se instalam no município.
1859 – No dia 15 de dezembro Cachoeira é reconhecida como cidade por meio de lei.
1860 – Na sessão da Câmara do dia 10 de janeiro é realizada a solenidade da elevação do município à condição de cidade.
1883 – No dia 7 de março a primeira locomotiva passa pelos trilhos de Cachoeira do Sul.
Fonte: Arquivo Histórico Municipal
Este artigo foi postado na edição digital, de 28 de novembro de 2012, do Jornal do Povo. Tratou do projeto "Um debate sobre o papel das Câmaras Municipais, período colonial e imperial no RS: sua produção documental arquivística", trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público do RS e pelo Arquivo Municipal Moysés Vellinho de POA. Ione Maria Sanmartin Carlos e Maria Lucia Mór Castagnino estiveram presentes na fase I, que correspondeu a um seminário. O convite para que o nosso Arquivo se fizesse presente foi encaminhado ao prefeito municipal, Sérgio Ghignatti, pelo secretário municipal da cultura (Porto Alegre), Sergius Gonzaga.

Comentários

  1. Muito interessante essa ideia do Arquivo Público do RS e, por isso, rendeu notícia.

    ResponderExcluir
  2. Como está hoje, Setembro de 2016, este projeto de ligação entre os Arquivos Históricos Municipais e o Estadual?

    ResponderExcluir
  3. Como está hoje, Setembro de 2016, este projeto de ligação entre os Arquivos Históricos Municipais e o Estadual?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp