Pular para o conteúdo principal

O AH recebe importante doação: último número do jornal O Comércio

Mensagem de encerramento de circulação de O Comércio
- 23 de fevereiro de 1966 -
 O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul recebeu, no dia 23 de fevereiro de 2016, passados exatos cinquenta anos, uma importante doação ao seu acervo de imprensa: o último número do jornal O Comércio (1900 - 1966) que circulou em 23 de fevereiro de 1966.

Único exemplar conhecido da última edição de O Comércio
-
 23 de fevereiro de 1966
A doação do exemplar da edição derradeira do jornal foi feita por Sérgio Moacir da Silva Pacheco, funcionário das oficinas da Tipografia do Comércio, empresa editora do periódico. Ciente de que aquela edição encerraria a existência do Comercinho, Sérgio teve a iniciativa de resguardar um exemplar. E o fez por cinquenta anos, gesto que se constitui em exemplo de preservação de parte importante da rica memória de imprensa de Cachoeira do Sul. Por longos anos, o doador tentou localizar outro exemplar, sem sucesso, o que faz do que foi entregue ao Arquivo Histórico uma página, ou melhor, quatro páginas preciosas de um órgão que durante 66 anos registrou, relatou e difundiu o cotidiano da cidade. 

Páginas 2 e 3 da derradeira edição
O tipógrafo Henrique Möller Filho, que se estabeleceu em Cachoeira em 1897 com uma pequena tipografia na Rua 15 de Novembro, fez circular o primeiro número d'O Commercio no dia 1.º de janeiro de 1900.

Oficinas da Tipografia d'O Commercio, vendo-se o fundador sentado à mesa
- Fototeca do Museu Municipal
O jornal, que circulava somente nas quartas-feiras, tinha edição inicial bilíngue (português/alemão), sobreviveu a duas guerras mundiais, passou pelo convulsionado cenário político gaúcho dos anos 1920 e chegou aos revolucionários anos 1960, encerrando sua trajetória de órgão comercial, noticioso e literário no início de 1966, sob a direção de Carlos Möller e Edgar Pohlmann, sucessores do fundador Henrique e seus irmãos Guilherme e João Antônio Möller.

A cerimônia de entrega do exemplar ao Arquivo Histórico foi prestigiada por representantes das famílias Möller e Pohlmann, integrantes das equipes do Museu Municipal, Biblioteca Pública, pela Diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Cláudia Frey Scarparo, pelo presidente do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC, Vorni Prestes, e também por Jorge Almiro Ferreira Flores, último responsável pela distribuição do jornal aos assinantes, o que incluía despacho pela Viação Férrea para leitores em outros municípios e na Alemanha.


Sérgio Moacir da Silva Pacheco em flagrante de seu discurso
A abertura e acolhida aos presentes e ao gesto do doador foi feita pelo Chefe de Departamento  do Arquivo Histórico, Eliseu Machado, que ressaltou a importância da doação para a preservação da memória histórica de Cachoeira do Sul e o reconhecimento do papel do Arquivo Histórico como depositário das coleções dos jornais cachoeirenses.  A seguir o doador Sérgio Moacir da Silva Pacheco fez a exposição dos motivos que o levaram a preservar e doar o último número d'O Comércio ao Arquivo Histórico. 

Eliseu Machado, chefe do Arquivo Histórico
ladeado pelo doador Sérgio Pacheco
Sérgio Moacir da Silva Pacheco em sua alocução
Jorge Almiro Ferreira Flores, João Carlos Möller e Sérgio Moacir Pacheco
com o último exemplar do jornal doado ao Arquivo Histórico
Na mesma ocasião, Sérgio Pacheco doou ao Arquivo Histórico o volume I da obra O Rio Grande do Sul, editada na década de 1920, que versa sobre os municípios gaúchos de então, cujo volume II já integra o acervo bibliográfico da instituição.

Que a atitude de Sérgio Moacir da Silva Pacheco sirva de exemplo e desperte nos cachoeirenses a consciência de que instituições de memória, como o Arquivo Histórico e o Museu Municipal, podem e devem ser o destino de documentos, imagens e obras de valor histórico-cultural, contribuindo para que esta senhora que se chama História possa ser comprovada e difundida indistintamente. O passado agradece, o presente usufrui e o futuro ganha referências.


Parte dos que testemunharam a entrega do exemplar ao Arquivo Histórico
(MR)

Comentários

  1. Que espetáculo, eu que tenho sido tão agraciado pelas inúmeras vezes em que a prima Mirian Ritzel gentilmente quando encontra em suas pesquisas alguma citação justo no dito jornal sobre algum ancestral,automaticamente me repassa Fico feliz com essa doação e exemplo.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha ! Parabéns a estas pessoas que demonstraram um enorme respeito a sociedade cachoeirense. Com estas relíquias devemos trabalhar em busca de recursos para que o Arquivo Histórico possa colocar a disposição de forma segura para as próximas gerações.Parabéns a todos !

    ResponderExcluir
  3. Estamos todos de parabéns: o Arquivo, por ser capaz de resguardar nossa memória documental, a comunidade, por poder usufruir desses documentos para situar-se na história e a memória local que se preserva em gestos como o do Sr. Sérgio Pacheco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp