Pular para o conteúdo principal

A Festa do Arroz de 1941

Volta e meia algum fato ligado à Festa do Arroz, acontecida em Cachoeira entre 14 e 16 de março de 1941, é referido, especialmente nas redes sociais, forma contemporânea de comunicação em massa, diálogo e troca de informações.

Pois tem circulado nas redes o filme oficial daquele evento que marcou época na história da cidade, despertando a curiosidade daqueles que, já pelo distanciamento temporal, pouco ou nada tinham ouvido falar sobre a Festa do Arroz.

Os jornais locais, O Commercio e Jornal do Povo, divulgavam em suas edições o quanto a cidade estava movimentada e "engalanada" para receber autoridades e visitantes, voltando-se integralmente para as celebrações do progresso municipal advindo da cadeia produtiva do arroz, desde o seu plantio até o beneficiamento.

A Prefeitura Municipal de Cachoeira mandou publicar um decreto que declarava feriados municipais obrigatórios os dias 14 e 15 de março com a justificativa de que o Poder Público Municipal déve facilitar todos os meios para o maior brilhantismo das aludidas festas.

Manchete do jornal O Commercio, de 12/3/1941
- Acervo de Imprensa do Arquivo Histórico
E para o maior brilhantismo, o poder público promoveu diversas melhorias para que a cidade fizesse bonito durante os dias de festa. Segundo o jornal O Commercio:

O aspecto da cidade
Desde alguns dias, a nossa cidade vem mudando de aspecto, resaltando por todas as praças e seus recantos um tom de esplendor e de belleza, principalmente á noite.

Aspecto da Praça José Bonifácio
- fotograma do filme sobre a Festa de 1941 - DIP
Illuminação publica
Na praça José Bonifacio o deslumbramento attinge ao maior gráu, vendo-se fileiras de lampadas irradiando luzes multicores, que fazem daquelle local um quadro de soberba suggestão, accentuando-se tambem pela alacridade e alegria do "footing", cujo movimento tem sido extraordinario.
A perfeita, caprichosa e artistica instalação de luz, se deve ao comprovado electricista, sr. Artibano Savi, technico da Prefeitura Municipal.
Diversas são as casas que estão sendo pintadas para, assim, contribuir, magnificamente, para o maximo brilhantismo da Festa, que está dando um realce á rua 7 de Setembro.
Lavoura em miniatura
A lavoura em miniatura, que está sendo construída num dos recantos da referida Praça, está fadada a conquistar as maiores admirações dos mais apurados gostos artisticos, pois que para isso o apparelhamento machinario está sendo construido pela reputada e competente fabrica mechanica Mernak & Cia., desta cidade, e a organização da outra parte correspondente á tudo que condiz com uma lavoura de arroz, está affecta ao consumado risicultor, sr. José Joaquim de Carvalho, presidente da União Central dos Risicultores.

Lavoura em miniatura na Praça José Bonifácio
- Fototeca do Museu Municipal
O aspecto da frente da "União"
Feéricamente illluminada, a frente do edificio desse Centro offerece lindissima harmonia em todo o seu conjuncto, despertando, assim como o interior daquella importante associação de classe, os mais vivos e elogiosos commentarios.
Installação de microphone
Neste Centro foi installado, pela Radio Diffusora Porto Alegrense, um microphone, que já irradiou, á noite de sabbado, o "Hymno á Lavoura", da autoria do poeta João Lisbôa Estrazulas, sendo vocalisado por numerosas pessoas, cujo acompanhamento esteve a cargo da Banda Municipal, dirigida pelo maestro Horn.
O Interventor permanecerá nesta cidade durante o periodo da Festa
(...) coronel Cordeiro de Farias, s. s. permanecerá nesta cidade durante os dias das solemnidades, ás quaes comparecerá pessoalmente e fará uma breve visita á região colonial.
O Secretario da Agricultura de São Paulo virá á Cachoeira
(...)
Filmagem das festividades
Em telegramma dirigido á Commissão Central, o dr. Lourival Fontes, director do Departamento de Imprensa e Propaganda, communica que enviará, pelo avião da Condor, um cinematographista afim de filmar as commemorações da empolgante "Parada da Risicultura".
Cachoeira hospeda o Dr. Fortunato Pimentel
Determinado pela Liga de Defeza Nacional, está nesta cidade, ha alguns dias, o dr. Fortunato Pimentel, secretario e chefe do Serviço de Publicidade e Propaganda Agricola daquella instituição, que aqui collaborará nos festejos em pról da Lavoura risicola e que é portador de varios premios offerecidos pela Liga em apreço.
Um fino par de sapato e um artistico estojo á "Rainha da Festa do Arroz"
(...)
Dois nomes que estão na berlinda do anceio de seus votantes, e que vanguardeiam o concurso, são os das senhoritas Lucy Ribeiro e Emerita Silveira Carvalho, a primeira com 2.532 e a ultima com 1.421 votos, seguindo-se as senhoritas:
Lovely Garcia 609
Thereza Carvalho 476
Yvone Schirmer 321
Yolando Oliveira 307
Leda Duarte 186
Hilgina Plautz 100
E outras menos votadas.
Além dos outros premios áquella que fôr detentora do titulo maximo, as Casas Bachin, Augusto Wilhelm, Bidone e Pereira offerecerão, respectivamente, fino par de sapatos, artistico estojo para unhas, lindo vestido e um vidro de fino extracto.

Lucy Ribeiro - eleita Rainha da Festa do Arroz com 32.375 votos
- Extraído da obra Aspectos Gerais de Cachoeira, de Fortunato Pimentel
E a matéria segue dando outras notícias sobre a projetada Festa do Arroz, ressaltando ainda atividades esportivas, como o Circuito Automobilístico, regatas e partidas de futebol no Estádio Municipal. Na corrida de automóveis estava sendo aguardada a participação de uma mulher, a Sra. Nilza Campos Ruschel, de Venâncio Aires, que pilotaria um carro Ford, modelo A, especial.

O trajeto da corrida seria o seguinte: saída da Rua Júlio de Castilhos e seguindo pela Saldanha Marinho, Conde de Porto Alegre, descida do Amorim, Volta da Charqueada, Vila Oliveira e Avenida Brasil. Como os carros se deslocariam em alta velocidade, as autoridades municipais determinaram que:
- Para segurança dos volantes e do publico em geral devem ser presos todos os animais domésticos. Os animais que estiverem vagando na via publica, devem ser recolhidos e seguros imediatamente, para não se converterem em causas de acidentes.
- Os pais devem manter as crianças em suas residencias, não as deixando brincar na via publica nem atravessar as ruas.
Desta forma, com a cooperação de todos, completar-se-ão as medidas de segurança já tomadas, evitando-se qualquer acidente que poderia empanar o brilhantismo deste grande certame.

Flagrante da corrida automobilística - Fototeca do Museu Municipal
A corrida foi vencida por Norberto Jung, tendo o cachoeirense Mario Dornelles em 2.º lugar e o porto-alegrense Iracy Freire em 3.º

Enfim, mesmo decorridos 75 anos da Festa do Arroz, felizmente pode-se lançar mão dos jornais da época para conhecimento de aspectos peculiares de um momento ímpar da história local, o que permite assistir ao filme produzido naquela ocasião com um outro olhar.

(MR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp