Pular para o conteúdo principal

Homenagem a Tupinambá Pinto de Azevedo

O Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul registra, com pesar, o falecimento do Dr. Tupinambá Pinto de Azevedo, advogado, promotor e professor universitário que não era cachoeirense (Tupanciretã, 1942), mas amou e legou à cidade um trabalho de pesquisa que resultou na obra Cachoeira do Sul Comarca - 150 anos de história, lançada originalmente em 1985 e reeditada em 1994, constituindo-se em fonte imprescindível quando o assunto é a história da comarca local.

Dr. Tupinambá Pinto de Azevedo

Cachoeira do Sul Comarca - 150 anos de história
2.ª edição - 1994

Tupinambá de Azevedo, quando jovem, colaborou com as páginas literárias do Jornal do Povo, participando de uma coluna intitulada NG, por onde desfilaram talentos das letras, como Sérgio Lezama, Pedro Port, A. C. J. Cunha, Cláudio Trarbach, N. J. Estrázulas, para citar alguns.

Em sua homenagem, buscou-se na coleção de imprensa do Arquivo Histórico um dos textos por ele produzidos e que foi publicado na edição de 14 de julho de 1964 do Jornal do Povo:

NG - Jornal do Povo - coleção de imprensa do Arquivo Histórico

A Trági-Comédia
Carnaval & Revolução apresentam o mesmo aspecto dúplice: tragédia e comédia. A festa (comédia) é celebrada abaixo de sangue, e a côr que a identifica não poderia ser outra, o vermelho. Já o lado trágico se mostra nas atitudes pretenso-puritanas de alguma facção revolucionária. Para êstes, a revolução é um rito, e se exige pompa para celebrá-lo. É o polo negro.
Le rouge e le noir, o vermelho e o negro, coexistindo em tôda insurreição armada.
Tomemos as três grandes revoluções da História: a inglêsa de 1642, a francêsa e a russa.
Os vermelhos de Cromwell* eram os seus soldados, os Independentes, de vermelho colête e estranhas atitudes. Excluiam de seu meio tudo que fôsse mundano; bebidas, o canto, mulheres, e mesmo as imprecações. Os alojamentos semelhavam templos ou oratórios e os sargentos tinham ares de pregadores. Atrás dessas características se escondiam temíveis combatentes.
E o negro? Puritanos inglêses  que se ocultavam sob pretos dominós, falavam uma linguagem impregnada de ódio, citavam sempre os mais cruéis textos do Velho Testamento, e queriam a vida sem alegria e prazer. Mandavam fustigar os atôres e assistiam ao castigo. Sádicos e moralistas. Eram o complemento dos vermelhos.
Na revolução francesa identificamos os vermelhos nos que seguiam Danton* no dizer de Ferdinandy*: o grande ator barroco da revolução, para quem só a violência contava.
De outro lado, os moralistas estilo - Saint Just*, que justificam os crimes com a necessidade de tornar pura a vida. Le noir. É aqui que encontramos também Robespierre*.
Mas, tanto o vermelho quanto o negro, e quaisquer outras facções que participavam da luta, se deslocavam num palco gigantesco que era a própria França, ou antes, era o "Terreur". Uma grande festa em que cada qual se julgava herói. O francês de 1789 vivia dias históricos, tinha consciência de sua participação no heroismo.
Sua linguagem tinha toques ridículos, era um falar empolado cheio de citações clássicas; as golas escondiam o pescoço e avançavam sôbre o rosto; gravatas, elas cobriam todo o peito.
E o chapéu! Triangular, também enorme, com penas coloridas. Eram atores e faziam questão de se pavonear...
A face vermelha da Saturnália* russa é óbvia. Representam-na os Soldados Vermelhos, chamados pelo povo de "Juventude de Lênin*".
Não apenas nas atitudes pareciam como que embriagados; a própria vestimenta lembrava personagens de peças bufas. Traziam o peito coberto de medalhas, insígnias, faixas coloridas, emblemas, fitas; portavam com acinte baionetas e pistolas. Mas eram comediantes temíveis, se despertavam jocosidade, mêdo também.
E o lado prêto? Está no ambiente solene e de puritana respeitabilidade com que se comemorou a vitória: Cita-se uma festa, durante a qual o Regimento Vohlhynico* deu um concêrto em benefício das vítimas da Revolução. 
No camarote do Czar* depôsto se acotovelavam agora umas 30 pessoas, marcadas pela dor e seriedade, gente do povo, alguns até há pouco banidos na Sibéria.
Representam a vitória.
Uma das mulheres que se achava no camarote desceu ao palco e iniciou a leitura de uma longa lista. Enumerou os mortos, os que estão na Sibéria, enfim, as vítimas do levante.
Como uma ladainha.
Quando finda a leitura há no teatro um "toque de pena, melancolia, resignação" (Paléologue*).
Ao lado do sangue a revolução exige ritos.
Nas Saturnálias havia um rei-de-mentira; no Carnaval, Momo; na Inglaterra, Cromwell; em França, Robespierre; na Rússia, Lênin. Até que ponto se empenharam êstes três últimos, na representação de seus papéis? Até que ponto usaram máscaras?

O texto de Tupinambá traz as reflexões de um jovem que vivenciava e procurava entender os primeiros tempos pós-revolução de 1964, estabelecendo relações com movimentos e personagens revolucionários icônicos da história mundial.

*
Thomas Cromwell -  ministro do rei Henrique VIII.
Georges Jacques Dantonum dos líderes da Revolução Francesa.
Georges Ferdinandy, escritor húngaro exilado na França.
Louis Antoine León de Saint-Just, pensador e político revolucionário francês.
Maximilien de Robespierrelíder radical da Revolução Francesa.
Vladimir Iliych Ulyanov, Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917.
Saturnália: festival romano antigo de culto a Saturno.
Regimento Vohlhynico: de Volhynia, província russa.
Czar Nicolau II, último imperador da Rússia, deposto pela revolução de 1917.
Maurice Paleólogue, embaixador francês na Rússia durante a revolução de 1917.

MR

Comentários

  1. Infelizmente sem este nível de conhecimento,alguns jovens de hoje continuam não compreendendo a realidade.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Suzana. Foi exatamente o que pensei quando fiz a comparação com o grau da instrução hoje passada aos jovens...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp