Pular para o conteúdo principal

Aconteceu há 100 Anos: Grande Torneio de Tiro

A Sociedade Rio Branco, fundada em 4 de agosto de 1896, nasceu como um clube de tiro, esporte bastante apreciado pelos germânicos, então com presença muito significativa na Cachoeira do final do século XIX.

Em março de 1917, a sociedade concluiu a sua sede própria, no Bairro Rio Branco, e comemorou a conquista inaugurando-a com um grande torneio de tiro, detalhadamente descrito pelo jornal O Commercio, edição do dia 21 de março:

Grande torneio de tiro
INAUGURAÇÃO DE EDIFICIO

Tiveram começo, na manhã de sabbado ultimo, com a recepção de atiradores e convidados, os grandes festejos que se estão realizando no vasto edificio do Schützen-Verein Eintracht, constantes de inauguração do seu edificio, de torneios de tiro e bem assim do 1.º  grande torneio de tiro (a premio ambulante) promovido pela Confederação do Tiro do Rio Grande do Sul.

Pelas 9 1/2 horas, na estação ferro-viaria, grande numero de socios do Schützen-Verein Eintracht aguardava a chegada de atiradores e hospedes. Quando o trem, procedente de Santa Maria, entrou na gare, a banda musical do Paraiso, regida pelo sr. Alberto Milbradt, executou uma marcha festiva, seguindo-se após os cumprimentos aos recem-vindos, em sua maioria procedentes do interior do municipio.

A' tarde, antes da chegada do trem de Porto Alegre, o edificio da estação e suas immediações ficaram repletos de povo. A' chegada do trem, que veiu com atrazo de mais de meia hora, fez-se ouvir a banda musical Estrella Cachoeirense. Seguiram-se os cumprimentos e bôas vindas aos atiradores e hospedes, que vieram em grande numero.

Organizando o prestito, precedido de musica e de diversos estandartes, este encaminhou-se para a casa da firma Guilherme Beskow & Cia., á rua Julio de Castilhos, indo receber o Schützen-Verein Eintracht, procedente do Serro Branco, e dirigindo-se á séde social, onde, pelas 9 horas, falaram diversos oradores. Em nome do Schützen-Verein Eintracht falou o pastor Germano Dohms, saudando os hospedes e sendo muito applaudido. Respondeu, agradecendo, o presidente da Confederação, sr. Julio Weise, que vivou os srs. tenente-coronel dr. Amaro de Azambuja Villanova e tenente dr. Pantaleão da Silva Pessôa, e, ao terminar, deu um viva ao Brasil, sendo enthusiasticamente correspondido.

(...)

Na manhã de domingo, pelas 8 horas, após a chegada do Tiro Brasileiro n.º 254, sob o commando do tenente dr. José Elias de Paiva Filho, começou a reunião de atiradores na Praça Conceição. Pouco depois das 9 horas, incorporadas as diversas commissões, autoridades locaes, representantes das altas autoridades do Estado, e mais pessôas presentes, o prestito movimentou-se, figurando n'elle os estandartes das sociedades  que se fizeram representar, sendo puxado pelas duas bandas musicaes a que nos referimos e pelo Tiro Brasileiro.

Descendo pela rua 7, o prestito seguiu em direcção á séde social, estacando á frente do edificio fechado. A' porta d'este, o sr. Julio Weise pronunciou o discurso official da festa e ao mesmo tempo o de inauguração do bello edificio, referindo-se, ligeiramente, ao historico do Schützen-Verein Eintracht e ás modestas proporções com que aquella agremiação iniciou a sua existencia. Ao terminar, uma commissão de senhoritas entregou-lhe a chave do edificio, que o orador, em seguida, abriu, penetrando n'elle os presentes. Logo após, o presidente da sociedade, nosso amigo Ernesto Müller, convidou o tenente Pantaleão Pessôa a dar o primeiro tiro, seguindo-se a este os representantes das autoridades e do municipio.

Primeira sede própria (1917) - Rua Ernesto Alves
- fototeca Museu Municipal

Durante o dia esteve animadissima a frequencia ao stand do tiro, onde havia 6 alvos para o tiro a braço firme e 2 para o de braço livre. A' direita ainda estava collocado um alvo, a menor distancia, para o tiro a revólver e pistola, que tambem atrahiu muitos atiradores, de modo que, durante a tarde, poucos segundos passaram sem que se ouvisse a detonação de um tiro.

Os festejos estenderam-se ainda mais, constando da inauguração de um quiosque para venda de objetos em benefício da Cruz Vermelha, representação teatral de comédia, apresentação de canto, sendo finalizados com uma reunião dançante que se prolongou até as 3 horas da madrugada. Os torneios de tiro, promoção da Liga de Atiradores do Rio Grande do Sul, ainda se estenderam até quinta-feira, sendo campeãs as representações de Teutônia, com 552 pontos, Porto Alegre, com 521, e São Sebastião, com 507. A representação do Schützen-Verein Eintracht ficou em quinto lugar, com 493 pontos.

Sobre o edifício da sociedade, o jornal referiu:

O edificio do Schützen-Verein Eintracht foi magnificamente ornamentado, tanto interna como externamente, apresentando garrido aspecto. 

Várias entidades congêneres do Estado fizeram-se presentes aos festejos, com destaque para o Deutsch-Brasilianer Schützen-Club, de Cachoeira, Deutscher Schützen-Verein Eintracht, de Cerro Branco, Schützen-Verein Glückauf, de Agudo, Deutscher Schützen-Verein, de São Sebastião do Caí, Club Freischütz, de Montenegro e o Turnverein, também de Cachoeira. 

Como bem diz a obra Sociedade Rio Branco - 100 anos de "Concórdia" (Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima, Gráfica Jacuí, 1996): "... ficaram para trás os bailes no salão do Gesangverein Frohsinn, as festividades impedidas pelo mau tempo, a singeleza do chalé..." Era uma referência aos tempos em que os sócios da novel sociedade alemã dependiam de espaços que não eram próprios ou das exíguas instalações da sua primeira sede, um pequeno chalé alugado nas imediações da antiga usina elétrica.

Primeira sede do Schützen-Verein Eintrach (Sociedade Rio Branco)
- fototeca Museu Municipal

A sede inaugurada em março de 1917 seria substituída em 1956 pelo edifício modernista que hoje abriga os salões e dependências da mais que centenária Sociedade Rio Branco.

Período em que as duas sedes sociais coexistiram

(MR)

Comentários

  1. Miriam, belo trabalho, como é costume!
    Uma curiosidade: nestes registros dos festejos são mencionados nomes de participantes?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tânia! Tem nomes de autoridades e das agremiações. Como era um campeonato da Liga de Atiradores do Rio Grande do Sul, formada por equipes, eram citadas as agremiações, não os atiradores individualmente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp