Pular para o conteúdo principal

Pela liberdade dos escravos

A Câmara Municipal de Cachoeira, como de resto de outras cidades, foi destinatária de correspondência do Directorio do Centro Abolicionista em Porto Alegre, datada de 24 de maio de 1885, firmada por Joaquim Pedro Salgado, presidente, Joaquim de Salles Torres Homem, 1.º secretário, e pelos diretores Achylles Porto Alegre, João Duval, Julio Cezar Leal, Severino F. Prestes, Damasceno Vieira, João Theophilo V. da Cunha, Ignacio de Vasconcellos Ferreira, Aurelio Virissimo de Bittencourt, Antonio Candido da Silva Job e Candido Antonio da Costa.




O teor da correspondência reveste-se de significação maior ainda quando revela o quanto a propaganda abolicionista estava fortalecida no breve tempo que então antecedia a assinatura da lei áurea, ato da Princesa Isabel a 13 de maio de 1888, demonstrando também o quanto ainda estava por ser feito. Os seus signatários confirmam o peso que o movimento obteve junto a lideranças intelectuais. Nomes como o de Acchylles Porto Alegre, escritor, jornalista e educador de renome, e Damasceno Vieira, jornalista, poeta, dramaturgo e historiador, dão conta disto.

Acchylles Porto Alegre - Wikipédia
Eis o texto da correspondência:

Havia apenas um anno se encetára a propaganda propriamente abolicionista na provincia do Rio Grande do Sul, e já todos os seus habitantes comprehendiam, em Agosto de 1884, que a escravidão era uma causa de atrazo para a prosperidade do paiz, um factor deleterio para a raça e a civilisação, finalmente um indigno attentado contra a liberdade e a personalidade humanas.

Uma pronta e nunca assás applaudida resolução do povo d'esta terra exprimio, em face do paiz inteiro, o genuino voto do patriotismo, da intelligencia e da humanidade, que sempre distinguiram, nos grandes commettimentos sociaes, a gente do Rio Grande.

Até o fim do glorioso anno de 1884, em cinco mezes a provincia vio libertarem-se cerca de cincoenta mil escravos. Grande numero de cidades e muitos municipios ficaram expurgados da odiosa instituição do captiveiro dos homens. Em todas as localidades, sem exceçpção, a idéa redemptora agitava o espirito publico e ia fazendo ceder as fracas resistencias.

Entrando no presente anno de 1885, poucos esforços mais foi preciso empregar em alguns municipios, para libertarem-se todos os seus escravos.

Em outras localidades restam, porém, homens ainda captivos, por cuja liberdade intercedemos fervorosamente, junto aos seus senhores e a todos os bons cidadãos.

Temos a convicção profunda de que trabalhamos em bem da Patria e da Humanidade, e escudamo-nos na confiança, que sempre inspiraram-nos os generosos sentimentos dos habitantes do Rio Grande do Sul.

Imploramos os senhores dos escravos, em nome de tudo quanto ha de mais sagrado, nas idéas e nos sentimentos dos homens: a justiça, a moral, a religião, a misericordia, que só teem uma voz para condemnar o captiveiro do homem pelo homem!

Rogamos aos cidadãos, amantes da sua patria e da sua provincia natal, e que são dignos de sentir commiseração pelas creaturas fracas e infelizes, de porem ao serviço da causa do resgate dos captivos todo o seu prestigio pessoal, a influencia das suas relações, o seu talento, as suas virtudes e a sua infatigavel dedicação, com o fim de soltar o ultimo escravo, que ainda geme na noite do captiveiro!

As benemeritas associações de patriotas e de estrangeiros amantes d'esta terra, que têem-se formado nos differenttes pontos da provincia, sob a bandeira abolicionista, permittam-nos que lhes dirijamos tambem um apello fraternal. Redobrem de esforços, sustentem a brilhante posição, em que já tantos louros colheram, na cruzada humanitaria.

A imprensa continúa a derramar luz, sobre a escuridão do captiveiro do trabalhador.

Unamo-nos em nome da Patria, da Justiça e da Humanidade, e proclamemos a libertação total dos escravos, na provincia do Rio Grande do Sul!

E' da nossa honra e do nosso dever satisfazer, quanto antes, este compromisso.

Foi chamado a occupar posição conspicua no novo ministerio 6 de Maio um illustre representante do Rio Grande do Sul, na pessoa de quem consagrou o chefe do Estado o momento abolicionista da provincia, pois que a libertação dos escravos, é, hoje, a idéa capital do programma do governo.

Trata-se tambem de fazer uma lei sobre a emancipação servil, na qual só não serão contempladas as provincias, que já tiverem libertado voluntariamente seus escravos.

O Rio Grande reflicta: si pela permanencia, em seu sólo, de alguns poucos milhares de escravos, elle deve perder o beneficio de sua nobre conducta, no resgate de outros cincoenta mil captivos, e soffrer a imposição de uma lei, que só é feita para obrigar a vontade dos homens, que não são capazes de guiarem-se espontaneamente pela vóz da sua razão e a bondade de seus sentimentos!

Poucos instantes temos para reflectir: resolvamo-nos já!

A correspondência acima foi impressa tipograficamente. Uma anterior, datada de 27 de abril daquele ano, manuscrita pelo 1.º secretário do Centro Abolicionista, rogava que os vereadores não desamparassem a sagrada causa de restituir à liberdade creaturas humanas e afirmava que não recebendo há muito tempo qualquer comunicação sobre as alforrias de escravos na Cachoeira, o Centro Abolicionista pede á VVSS.ªs que se dignem informar-nos acerca do numero de libertos, desde Julho do anno ultimo de 1884, bem como, sobre as causas que porventura tenham retardado o movimento libertador d'essa localidade.

Sem a resposta aguardada, em 3 de agosto do mesmo ano, mais uma vez o 1.º secretário dirigiu-se à Câmara solicitando [...] informar-nos a cerca do numero das libertações effectuadas n'esse municipio, bem como os escravos ainda existentes. 

Segundo o historiador Aurélio Porto, existiam em Cachoeira até 1.º de junho de 1884, 1.305 escravos tendo, por conta da propaganda abolicionista, sendo libertos 441, de 1.º de junho a 31 de outubro, e 178, de 1.º de novembro de 1884 a 15 de março de 1885, perfazendo 619 cativos libertos.

Documentos como estas correspondências resguardadas no rico acervo do Arquivo Histórico conseguem, ainda que decorridos 129 anos desde 13 de maio de 1888, causar desconforto e reflexão pela dura realidade que reproduzem.

(MR)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp