Pular para o conteúdo principal

Onde está Roldão?

A documentação resguardada pelo Arquivo Histórico guarda um cabedal imenso de informações de toda ordem, oferecendo um universo de possibilidades para conhecimento da vida da cidade em diferentes períodos históricos. Mas engana-se quem pensa que a natureza da documentação seja apenas de caráter administrativo. É certo que esta tipologia é dominante, mas existem muitos outros gêneros, alguns deles constituindo-se em veículos que permitem um mundo de divagações.

Então, não só de assuntos administrativos, contábeis e de ordem legal tratavam os intendentes (administradores municipais ao tempo da Intendência - 1892 a 1930). Caíam sobre a sua mesa todo tipo de solicitação, como a carta de uma saudosa esposa atrás de informações do marido:

Carta da esposa de Roldão - IM/S/SE/CR-Caixa 3
- Acervo documental Arquivo Histórico

Ill.mo S-nr
                    Intendente 30 Setembro 1926
Pesso por favor para o S-r me mandar noticias de meo marido João Roldão que é joque ahi em cachoeira ou tratador de ums cavallos pello o que o meu marido me dice elle está parando distante de cachoeira umas duas leguas que vem a ser numa leitaria que fornece o leite para o café carioca.
O endereso que o meo marido me deo para eu lhe escrever foi Cafe carioca Cachoeira que ia parar em suas mão escrevi duas uma com este em dereso e otra para ser emtregue ao dono do café carioca para fazer o favor de emtregar para João Roldão não tive resposta e fazem dois mezes dia trez que não tenho noticias. Os boato que chegam a meos ovidos aqui não me agradam pesso emcarecidamente me fazer este favor de me mandar noticias de meo marido seje coal for a noticia deus de já lhe agradeso de sua Cria (criada) Obra (obrigada)

                                                  (assina)  Olinda Marcos Roldão

O meo endereso é Rua S.ª Lucy nº 12 
Porto Alegre

A carta informa que João Roldão era jóquei em Cachoeira. De fato as atividades do turfe estavam a pleno naqueles anos 1920. A primeira entidade do gênero, o Jockey Club Cachoeirense, havia sido inaugurado em 1904, no atual Bairro Santo Antônio. Em 22 de outubro de 1922, foi inaugurado o segundo Jockey Club, já em terras onde até hoje se encontram as pistas de corrida, local conhecido como Prado.

Prado do Amorim - Fototeca Museu Municipal

A outra informação trazida por Olinda é que a leitaria onde João Roldão poderia estar "parando" fornecia leite para o Café Carioca, inaugurado em 23 de abril de 1921. Propriedade de Heitor Gomes Martins, o café estava localizado defronte à Avenida das Paineiras (atual Rua Sete de Setembro) em amplo salão de três portas, calçado de mosaico e mobiliado a capricho. Este dado do leite fornecido ao Café Carioca permite o estabelecimento de um elo importante e que dá fundamento à informação da esposa de Roldão: Heitor Gomes Martins, proprietário do Café Carioca, foi também o primeiro presidente do segundo Jockey Club, inaugurado em 1922!

Bar A Carioca - foto de Benjamin Camozato - Grande Álbum de Cachoeira - 1922

Voltemos à carta sobre a mesa de João Neves da Fontoura, o intendente da época. Que resposta ele pôde dar à mulher? O que havia acontecido a João Roldão? Ele teria sido atraído para Cachoeira em razão das atividades turfísticas que aqui se desenvolviam com força na década de 1920? A profissão de jóquei certamente não garantia o seu sustento e assim João Roldão se viu obrigado a tratar de cavalos e se abrigar em uma leitaria, talvez indicado pelo proprietário do café, casualmente o primeiro presidente do segundo Jockey? Que boatos desagradáveis haviam chegado até sua esposa? Estas indagações que vêm com força do passado não trouxeram com elas as respostas. 

E hoje, habitantes do futuro da Olinda Marcos Roldão, seguimos partilhando ainda da sua angústia. Afinal, onde estaria Roldão?

MR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp