Pular para o conteúdo principal

Pontes na Ferreira, problemas de hoje e de sempre!

O século XXI corre célere, mas problemas que pelo adiantamento das técnicas hoje oferecidas já não deveriam mais causar transtornos teimam em reincidir!  Um deles é o caso de uma ponte na Ferreira, na Estrada VRS-809, cuja solução de mais um desmoronamento está a causar dores de cabeça aos gestores e, principalmente, aos moradores daquela localidade. 

Mas havia outra ponte que em 1857 tinha sido destruída por uma poderosa enchente e que estava a causar dores de cabeça às autoridades. No início da década de 1860, a Câmara Municipal andava às voltas com a reconstrução dessa ponte e uma correspondência remetida ao presidente da Província, Dr. Esperidião Eloy de Barros Pimentel, em 16 de janeiro de 1863, dá mostras do quanto este tipo de obra demandava ações que esbarravam em todo tipo de problema, desde a burocracia da época, os recursos, sempre escassos, e até o imponderável. 

Depois de processo de abertura de edital público para apresentação de propostas de empreiteiros, galgou a condição de  concorrente a de Manoel Pires dos Santos Jacuhy, cujo cumprimento das exigências tornou-se difícil em razão do que era proposto aos fiadores. Mas eis que, além das dificuldades, o imponderável também aconteceu: o falecimento do pretendente. Em consequência disso, a presidência da Província havia mandado afixar novos editais de concorrência em todos os distritos, porém os que apareceram não se dispunham a depender da Contadoria Provincial, sempre morosa nos pagamentos, além de calcarem suas incertezas na experiência do que Manoel Jacuhy havia vivido. Assim, diante do recebimento de uma nova proposta, aparentemente mais vantajosa que a anterior, a Câmara oficiou ao presidente da Província recomendando-a:

Illmo. Exmmo. Snr. A Camara Municipal da cidade da Cachoeira, tendo recebido em seu devido tempo o officio de VExcia, sob N 21 de 21 de Agosto do anno proximo passado, autorisando-a a receber as propostas que se lhe appresentassem para a factura da ponte no arroio da Ferreira, visto ter ficado de nenhum effeito a proposta apesentada por Manoel Pires dos Santos Jacuhy; em consequencia do fallecimento d'este mandou fixar editaes em todos os districtos convocando concorrentes para a factura da referida obra. Com effeito alguns pretendentes aparecerão, mas desde que tinhão de luctar para a realisação do contracto, visto como é aqui sabido que não foi elle effectuado com o finado Jacuhy, não obstante apresentar elle dous fiadores idoneos, por lhe ter sido exigido uma justificação dos bens que possuião os ditos fiadores, e uma certidão do cartorio do registro geral das hypothecas de que aquelles bens se não achavão hypothecados. Agora porém, apresentou Santiago Ferrari a proposta que a Camara tem a honra de passar as mãos de VExcia, offerecendo faser a ponte pela quantia de seis contos de reis, substituindo a parte que deve ser de madeira por pedra e tijolo. A Camara é obrigada a enformar a VExcia que julga esta proposta mais vantajosa do que qualquer que lhe fosse apresentada de conformidade com o orçamento, por que a pequena differença de seis contos e tantos mil reis é sobejamente indemnisada com o trabalho e despesas que lhe vão accrescer. Pelo convencimento que tem a Camara das habilitações do proponente não hesita em informar a VExcia da vantagem que entende colherá este Municipio, bem como o transito publico em aceitação d'esta proposta, não duvidando mesmo entrar com o dinheiro de seus cofres, que fôr preciso para [?] excesso da quantia por que foi arcada, se VExcia assim o determinar. E para evitar as defficuldades da arrematação que acima ponderou, espera que VExcia a autorise a faser o contracto da referida ponte, e a fiscalisar a obra até a sua conclusão, ficando VExcia certo que esta Camara envidará todos os seus esforços para que a obra seja feita com a maior solidez e perfeição. Ds Gde a VExcia. Paço da Camara Municipal 16 de Janeiro de 1863. (ass.) Jacintho Franco de Godoy, Ferminiano Pereira Soares, Jose Costodio Coelho Jr, Antonio Gomes Pereira, Policarpo Pereira da Silva, Felisbino Ignacio Soares. (CM/S/SE/RE-002, fls. 287 e 287v). 

Livro da Secretaria da Câmara com registro de expedidos
- CM/S/SE/RE-002, fl. 287

A resposta do Presidente da Província à consulta e recomendação feitas pela Câmara a respeito da proposta de Santiago Ferrari foi negativa, tendo em vista o estádo dos Cofres Provinciaes (...) e que em vista disso não pode a mma. Presidencia por taes considerações annuir que seja levada a effeito a arrematação da dita ponte. (CM/S/SE/RE-002, fl. 291).

E esta história de 1863 se repetiu muitas e muitas vezes, como se vê agora em pleno 2018, quando outra necessária e reclamada ponte clama por consertos ou reconstrução.

O tempo, que é inexorável, deveria ser acompanhado em sua marcha pela capacidade de resolução.

Nota: Agradecimento ao arquiteto Osni Schroeder por indicação correta da ponte que o documento acima referido cita.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp