Pular para o conteúdo principal

Aula de Meninas

A educação demorou a ser organizada no Rio Grande do Sul e o longo embate provocado pela revolução farroupilha retardou ainda mais a organização necessária para que ela se efetivasse. 

Naqueles tempos, meninos e meninas estudavam separadamente, havendo ampla prevalência das classes masculinas, uma vez que o universo feminino não "prescindia" de educação formal, segundo os preceitos da época. À mulher era destinado unicamente o papel de mãe e dona de casa e para isto não havia necessidade de ler, escrever e fazer contas...

Mesmo assim, algumas meninas conseguiam obter a graça do estudo, muito certamente pelo tirocínio dos pais ou pela personalidade insistente de algumas. O fato é que poucas chegavam aos bancos escolares.

A primeira aula de meninas de Cachoeira só foi organizada em 1848, quando a Câmara Municipal autorizou o seu funcionamento na casa de Manoel José Pereira da Silva, localizada na Rua da Igreja, hoje Moron, sendo nomeada a professora Ana Francisca Rodrigues Pereira para lecioná-la.

Aula de Meninas - Rua Moron - Acervo COMPAHC

Nos registros documentais da Câmara, em sessão de 15 de abril de 1848, ficou assentado que a única casa que reunia condições para abrigar a aula de meninas era de Manoel José Pereira da Silva e que o proprietário pedia de aluguel a importância de 26 mil e quatrocentos réis. Os vereadores decidiram que o procurador buscasse por ele e fizesse a oferta de 15 mil réis mensais e, em caso de negativa, que encontrasse outra casa.

15/4/1848 - CM/OF/A-004, fl. 126v 
[...]
Recebeu se úm officio do Procurador da Camara dactado de 14 do Corr.e, communicando que a Caza mais apropriada para a Aula publica de meninas, que só existe a de Manoel Jozé Per.ª da S.ª pela quantia de 25$600 rs. por mes; posto em discução e despois a votação foi rezolvido pela maioria de votos que de novo se ordenasse ao Procurador que se entendesse com aquelle proprietario para obter lhe a referida Caza pela qta. de 16$rs. mençal, e no cazo contrario indicar úma outra Caza pela quella quantia.

A casa em questão, que era um sobrado, foi alugada e nela efetivamente funcionou a Aula de Meninas, que em 1850 contava com 23 alunas. A professora Ana Francisca, que era nora de Manoel José, também residia na casa e o aluguel então era de 16 mil réis.

Ana Francisca Rodrigues Pereira, a primeira professora pública de Cachoeira, já tinha obtido aprovação para lecionar em exame procedido no dia 22 de outubro de 1838 (CM/OF/A-003, fls. 220v e 221), quando então houve determinação do Ministro da Fazenda e do Interior de se criarem aulas públicas pelo método Lancaster.  Esse método, também chamado de ensino mútuo, podia se utilizar de um aluno monitor que ensinasse aos demais sob a supervisão do professor.

Método de Lancaster - WordPress.com

O sobrado da Aula de Meninas existe até hoje, embora tenha sido bastante descaracterizado. Dentre suas paredes mais do que centenárias as privilegiadas meninas que puderam receber lições da professora Ana Francisca mal sabiam que protagonizavam uma história de avanço muito significativo, seja pelo fato de terem o privilégio de assistir aulas, seja pelo salto fora da escuridão, aquela representada não apenas pela ausência de iluminação, mas a que se instala pela falta da luz do conhecimento.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp