Pular para o conteúdo principal

Arquivo sendo mais que Arquivo

Algumas cidades - e não são muitas - podem se dar ao luxo de exibir orgulhosamente um arquivo histórico. O de Cachoeira do Sul, criado em 5 de agosto de 1987, é o depositário da documentação de valor histórico, tendo como ponto de partida a data da instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira, em 5/81820.

A rica, variada e excepcional documentação existente no Arquivo Histórico atende aos mais variados interesses e tem sido regularmente procurada por diferentes pesquisadores. Dos cidadãos comuns aos pós-doutorados, passando por professores, estudantes ou simplesmente curiosos, todos saem da instituição com alguma informação de seu interesse.

Recentemente foi localizada dentre a documentação do período Intendência Municipal uma correspondência de Bromberg & Cia., empresa que por muitos anos teve agência em Cachoeira, dirigida ao intendente municipal, em 13 de fevereiro de 1924, com a interessante informação de que o mecânico Otto Mernak tinha todas as condições de montar os filtros adquiridos pelo município:


Ofício de Bromberg  & Cia. - IM/S/SE/OR-Caixa 10
A par da informação constante no documento, hoje amplamente conhecida pela capacidade que Otto Mernak teve de instalar no município a maior fábrica de locomóveis da América Latina, pôde-se instrumentalizar um dos tantos pesquisadores que circularam pelo Arquivo Histórico na presente semana e que casualmente está empenhado na elaboração de seu TCC de graduação que versará sobre... Otto Mernak e sua indústria!

Felipe Couto - TCC de graduação
Na mesma ocasião, acadêmicos de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria - Cachoeira do Sul estavam em busca de informações sobre sangas e cursos d'água e a plataforma portuária construída à margem do Jacuí.


Os acadêmicos Leonardo G. De Franceschi e Ramão C. Machado

Outro assunto de bastante interesse da comunidade acadêmica tem sido a história do distrito de Ferreira, local em que se ergue o campus da Universidade Federal de Santa Maria - Cachoeira do Sul.


 Rodrigo Pereira F.º,  Raquel Pahim, Tales Muradas e Bruno Mazuim 
- acadêmicos de Arquitetura - UFSM

A doutoranda Michele de Oliveira Casali, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passou três dias pesquisando no Arquivo Histórico documentos do período Câmara Municipal (1820 - 1889), especialmente sobre justiça e polícia.


Doutoranda Michele de Oliveira Casali - UFRGS

Michele pesquisando em documentos e Marco A. Lemes em jornais
Outra atividade desenvolvida pelo Arquivo Histórico e de grande significado para difundir os serviços oferecidos pela instituição e o seu papel enquanto repositório da memória é a visita guiada. Recentemente um grupo de jovens do MOCOCA - Centro Comunitário estiveram conhecendo as dependências e atividades do Arquivo Histórico, ocasião em que um deles, Augusto Radkte, aproveitou para inteirar-se com Maria Lúcia Mór Castagnino sobre o serviço de genealogia.

Augusto Radtke inteirando-se sobre genealogia
com Maria Lúcia M. Castagnino

Jenifer Husek com Gabriel Luiz, Aramis N. Simões, Bruno Marcelo D. Silveira
e Augusto Radtke guiados no Arquivo Histórico por Mirian Ritzel

Arquivo sendo mais que arquivo. Instituição que guarda, preserva, disponibiliza e difunde documentos da nossa história. Uma comunidade só poderá orgulhar-se de suas instituições culturais se conhecê-las, quando então compreenderá a importância de seu trabalho e sua manutenção.

MR

Comentários

  1. Lindo de ver! Parabéns aos cachoeirenses que sempre valorizaram a história e a preservação.

    ResponderExcluir
  2. excelente trabalho cultural
    so não aceita quem não quer aceitar !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp