Pular para o conteúdo principal

E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem - 60 anos

Há 60 anos a administração do município inaugurava o Grupo Escolar Dr. Baltazar de Bem, instituição que posteriormente se transformou em uma das maiores escolas da rede municipal de ensino.

E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem - foto www.escolabaltazardebem.blogspot.com
O Jornal do Povo, em sua edição do dia 28 de setembro de 1958, primeira página, publicou que A Municipalidade Inaugura Hoje Novas Escolas, referindo que três estabelecimentos de ensino seriam abertos, sendo um em Agudo, um em Dona Francisca e o terceiro na Vila Marina, periferia da cidade de Cachoeira do Sul:

Jornal do Povo de 28/9/1958, p. 1

Na Vila Marina. Ainda hoje, domingo, às 16 horas, nesta cidade, a Prefeitura procederá à inauguração do G.E. "Dr. Baltazar de Bem", na Vila Marina, cujo prédio, ostentando requisitos em instalações e comodidades, alvo já de uma reportagem dêste jornal, será entregue à população escolar dessa populosa zona.
As solenidades inaugurais contarão com a presença de pessoas da família do saudoso Dr. Baltazar de Bem, cujos membros muito colaboraram para a concretização dêste empreendimento ao ceder parte do terreno onde está erigida a nova escola.
Esperam ainda as autoridades municipais contar com a presença do Secretário de Educação e Cultura do Estado, Dr. Adroaldo Mesquita da Costa, ao qual foi endereçada uma mensagem, convidando-o para êste ato.
Autoridades e convidados serão obsequiados com um coquetel após as solenidades de praxe.

A notícia refere que a família do Dr. Balthazar de Bem doou parte do terreno para que a escola fosse construída, o que se explica pelo fato de que a então Vila Marina foi assentada em terras que constituíam a Granja da Penha, propriedade rural pertencente aos de Bem. Na Granja da Penha, Balthazar de Bem, dentre outras atividades, criava gado Devon, raça de que foi o introdutor e grande incentivador no município.

Dr. Baltazar de Bem - foto Benjamin Camozato

O nome do Bairro Marina, onde se localiza a escola, também está associado à família do Dr. Balthazar. Trata-se de homenagem à sua esposa, Marina Matos de Bem.

Balthazar (sentado) e família, vendo-se Marina postada atrás
- Fototeca Museu Municipal

Balthazar de Bem era um homem de múltiplas facetas: médico, político, fazendeiro e industrial. Uma de suas últimas iniciativas - de efetivo sucesso - foi a aquisição da indústria conhecida como Charqueada do Paredão, em 1921, por uma sociedade em comandita por ações da qual ele era o diretor. Denominado Estabelecimento Paredão, o complexo industrial que já tinha sido portentoso entre o final do século XIX e início do século XX, ganhou sob a administração de Balthazar de Bem & Cia. um importante produto: o Alimento Fabini, composto de carne integral hidrocarbonada, comercializado para todo o país e exterior. Balthazar, como médico, recomendava o produto para o fortalecimento de crianças, adultos e idosos que não podiam comer carne! Venda certa!

Alimento Fabini - produto da Charqueada Paredão
- Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato

Na política, Balthazar foi deputado estadual por duas vezes, intendente de Cachoeira entre 1912 e 1916 e vice-intendente eleito em 1924, cargo que não chegou a desempenhar em razão de ter sido morto em 10 de novembro de 1924, em um levante militar no Barro Vermelho.

Além da E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem, o município de Cachoeira do Sul homenageia este importante personagem histórico com a denominação da Praça Dr. Balthazar de Bem, um dos mais visitados e fotografados pontos da cidade.

Parabéns à E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem pelos 60 anos de existência, levando luz a crianças, jovens e adultos do importante Bairro Marina.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp