Pular para o conteúdo principal

Parece, mas não é...

Os jornais locais do começo do século XX traziam diferentes assuntos para os seus leitores, até porque uma cidade interiorana não produzia notícias suficientes para encher uma edição. Poemas, artigos, novidades do comércio e da indústria, chegadas e partidas de cachoeirenses e visitantes, conselhos médicos, anúncios comerciais, forasteiros oferecendo toda sorte de produtos e serviços, festas, casamentos, variadas notas fazem dos exemplares d'O Commercio uma deliciosa leitura.

Na edição do dia 30 de outubro de 1901, à página 2, um cidadão que se assinava Urbano Duarte publicou um texto que deve ter produzido boas discussões e até risadas entre os leitores. Ei-lo:

O Comércio, 30/10/1901, p. 2

Os Nomes
Si o nome é uma voz com que se dão a conhecer as cousas, com certeza não é uma voz com que se dêm a conhecer as pessoas. Olhem que parece mesmo de proposito! Vou tratar com um Cordeiro, já sei que me sae um sujeito rispido e raivoso; travo conhecimento com fulano de tal Leão, tenho quasi certeza de encontrar um cavalheiro timido, macio, encalistrado, suave nos modos.
Conheci um individuo por nome Cordeiro Leão, que tinha alma de pomba e coração de tatú; em minha terra havia um Thomaz "Rola", assassino de profissão, caudilho de uma tropa de bandidos, que saqueava as fazendas circumvizinhas.
Quasi todos os "Valentes" sentem frio nos intestinos a qualquer signal de alarma; e sei de um Sebastião "Bravo" que apanha constantemente surras da mulher sem reagir.
Quando me apresentaram o Dr. "Rosado", reparei um semblante côr de cera derretida. Ha dias sentei-me no bond junto de um individuo que tresandava escandalosamente a suores pouco odoriferos. D'ahi a pedaço ouvi o companheiro tratal-o pelo nome. Chamava-se Flores.
O cabello do Sr. Jeronymo Penteado, Official de Justiça, jamais viu pente, e o meu amigo Frederico Barbado tem o cuidado de escanhoar o queixo todas as manhãs.
Desconfio sempre dos Benignos, dos Benedictos, dos Benevenutos e dos Bernardos; mas em compensação não me arreceio dos Crespos nem dos Espinheiros, que quasi sempre são pessoas trataveis.
Os Bastos, que parecem "bastos", quasi sempre são delgados e espigadinhos; e quanto aos Santos, conheço alguns levados dos diabos. Prazeres é nome de preto velho da Bahia, armador de defuntos.
Recebi ha tempos o cartão de um homem que precisava falar-me: "Palmeira Ayrosa Junior". Fui procural-o, e pelo apelido de um sujeito alto, airoso elegante. Pois sahiu-me uma pipa.
Quanto ás mulheres, é a mesma coisa. toda Clara é morena, toda Margarida é preta e as Angelicas são ás vezes diabolicas. As Candinhas, as Virginias e as Purezas polulam em certos recantos, onde se dá tanta importancia á pureza virginal como um cordeiro. De tilbury á divina comedia".
Urbano Duarte

Depois deste escrito antigo, agora em diante os nomes certamente serão vistos sob outro prisma... Ah, os nomes... Neologismos não permitem esta jocosa comparação!

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp