Pular para o conteúdo principal

1910 - uma festa de aniversário

Comemorações de aniversários são comuns e se conservam através dos anos. Como tudo, também estas festas sofrem influência do tempo, da moda e das tendências típicas de cada época. Como se organizavam tais eventos em 1910? Uma notícia do jornal O Commercio, edição de 2 de fevereiro, além de mostrar o apreço de proeminentes membros da sociedade mercantil de Cachoeira a um aniversariante médico, traz detalhes sobre a ocasião:

Por motivo de seu anniversario natalicio, occorrido domingo ultimo, foi muito cumprimentado o illustrado clinico dr. Guilherme Ovalle*, que, além de outras muitas outras felicitações, recebeu um valioso presente, constante de uma caneta de ouro. (...) 

A caneta vinha acompanhada de um cartão impresso em letras douradas em que constavam as seguintes palavras:

Exmo. Sr. Dr. Guilherme Ovalle
Os vossos amigos e admiradores das qualidades moraes que exornam o vosso caracter, sentindo intenso jubilo no dia do vosso natalicio, que hoje commemoram, offerecem-vos como pequena lembrança, o modesto presente que este acompanha. 
Cachoeira, 23 de Janeiro de 1910. 
Francisco Timotheo da Cunha, Oscar Pötter, Bruno Lorenz, Raphael Godinho, Rodolpho Homrich, Pedro Stringuini, Alberto Zimmer, Jacques Bidone, Carlos Zimmer, Pedro Fortunato Baptista.

Para retribuir o presente, o aniversariante ofereceu aos seus convivas um jantar no Hotel do Comércio, que provavelmente lhe servia de residência e onde dava consultas. O Hotel do Comércio, conforme anunciava Nicolau Roos, seu proprietário, dispunha de excelente cozinha.

Hotel do Comércio - Rua Sete de Setembro - começo do século XX
- Fototeca Museu Municipal

No local do Hotel do Comércio, esquina da Rua Sete de Setembro com atual Presidente Vargas, hoje está um posto de combustíveis.

O jornal noticiou: Pelas 6 horas da tarde o anniversariante offereceu, aos seus amigos e admiradores, um jantar no Hotel do Commercio, sendo devoradas as iguarias constantes do menú abaixo:
1 Canja
2 Mayonaise de Lagosta
3 Filet a petit pois
4 Perú com farofa
5 Leitão com salada
6 Gallinha assada e arroz 

SOBREMEZA
Pudim á la major
Fructas em calda
Fromage
Liquidos á vontade dos distinctos assistentes
Café. Chartreuse. Charutos

No decorrer do jantar, que correu sempre entre manifestações de alegria e cordialidade, discursaram os srs. Pedro Fortunato Baptista e Antonio Antunes de Araujo, o nosso companheiro Virgilio de Abreu e o amphytrião, sendo também erguidos brindes e vivas pelos srs. Guido Kurth, major Arthur Ferreira de Macedo, dr. Max Lubke, Francisco Antunes da Cunha, Oscar Pötter e outros.

Terminou a commemoração depois da meia noite, hora em que retiraram-se os ultimos assistentes, levando as mais gratas impressões do cavalheiresco trato que lhes foi dispensado pelo distincto chileno, cavalheiro muito sympathico em nosso meio social.

A notícia do jornal revela o tipo de cardápio servido em um jantar comemorativo, constante de uma canja de entrada, seguida de maionese de lagosta e os demais pratos com diferentes tipos de carne. Na sobremesa, além das tradicionais frutas em calda e do pudim, queijo, café e Chartreuse, um tradicional licor de ervas. Arrematando o jantar, charutos para os convivas.

Trés chic!, para usar expressão bem típica daquela época, quando a cultura francesa ditava a moda no mundo.

*Dr. Guilherme Ovalle: médico-operador e parteiro formado pela Universidade de Santiago do Chile. Oferecia seus serviços profissionais em chamados a qualquer hora do dia ou da noite, podendo ser procurado no Hotel do Comércio ou na Farmácia Cunha.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp