Pular para o conteúdo principal

Agência do antigo Banco Pelotense - Patrimônio Histórico do Estado do RS


Sábado último, ao meio-dia, foi festivamente comemorada a colocação da cumeeira no vasto edifício que o Banco Pelotense está mandando construir à Rua 7 de Setembro, esquina da Rua Venâncio Aires. Já começou a colocação das telhas no belo edifício, construído sob a direção do Dr. Santiago Borba que pretende entregá-lo ainda antes do fim do ano. 

Com a notícia acima, o jornal O Commercio, de 15 de junho de 1921, à página três, informou aos leitores o andamento das obras do alteroso edifício que o Banco Pelotense estava erguendo na esquina da Rua Sete de Setembro com a então Venâncio Aires, hoje Rua Presidente Vargas, prédio tombado como patrimônio histórico-cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE no último dia 17 de agosto, Dia Nacional e Estadual do Patrimônio.

Agência Banrisul - Patrimônio Tombado do Estado do Rio Grande do Sul (17/8/2019)
- Foto Renato F. Thomsen

Uma das mais admiradas construções da zona urbana de Cachoeira do Sul, o prédio do antigo Banco Pelotense tem sido ocupado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde o início dos anos 1930, quando foi extinto. Inventariado como bem cultural do município, há muito o prédio do Banrisul despertava ao olhar dos defensores do patrimônio e admiradores uma condição protetiva de sua riqueza arquitetônica.

Instalada na cidade desde 1916, a agência do Banco Pelotense funcionou primeiramente na Rua 7 de Setembro, junto à casa de Francisco Cunha. O jornal O Commercio divulgou, no dia 17 de agosto de 1921, que até o fim do ano corrente deverão estar concluídos os trabalhos de edificação do belo e vasto sobrado que o Banco Pelotense está mandando construir (....), para nele ser instalada a sua filial desta cidade. 

Primeiro endereço do Banco Pelotense - Acervo Claiton Nazar

No mesmo jornal O Commercio, de 15 de março de 1922, finalmente a notícia de que o Banco Pelotense estava ocupando seu novo endereço: 

Desde alguns dias está instalada em seu novo edifício próprio, à Rua Sete de Setembro, esquina da Rua Venâncio Aires, a filial do Banco Pelotense desta cidade. O novo edifício, que é assobradado e dispõe de amplos e adequados compartimentos, tanto para comodidade de seu pessoal e dos seus numerosos clientes, como para maior facilidade do trabalho, veio contribuir, indubitavelmente, para o embelezamento da principal artéria da nossa cidade. O andar superior é destinado à residência do gerente, nosso amigo Sr. José Carlos Barbosa.

Gerente José Carlos Barbosa
- Fototeca Museu Municipal


Uma das primeiras imagens registradas do edifício do Banco Pelotense está no Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato, lançado no ano do centenário da Independência do Brasil, 1922, mesmo ano inscrito no frontão do edifício. 

Banco Pelotense - Foto Benjamin Camozato (1922)
Interior e funcionários do Banco Pelotense - Foto Benjamin Camozato (1922)
Uma curiosidade é que o fotógrafo Benjamin Camozato deixou registradas em seu álbum aquelas que podem ser consideradas as primeiras imagens panorâmicas de Cachoeira até então localizadas. E tais imagens foram justamente tomadas da sacada do então novíssimo Banco Pelotense!

MR

Comentários

  1. Boa tarde. Gostaria de saber o funcionamentodo Banco Pelotense na cidade de Encantado. Sede no Predio de meu avô.Antonio José Chanan. Temos fotos onde aparece o nome na fachada do Predio. "Banco Pelotense".Antes era Banco Pfeifer?.

    ResponderExcluir
  2. Novamente - Nome original de meu avô era Antonio José kanan.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Algum dado sobre o Banco Pfeiffer em Cachoeira? Funcionou na Rua Sete de Setembro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp