Pular para o conteúdo principal

Análise das águas do rio Jacuí e do arroio Amorim


Em 1911, respondendo a um ofício da Intendência Municipal de Cachoeira, a Diretoria de Higiene do Estado do Rio Grande do Sul apresentou o resultado da análise de quatro garrafas de água retiradas do rio Jacuí e do arroio Amorim:

Ofício de resposta da Diretoria de Higiene -
IM/HA/SA/Ofícios - 3/8/1911
Pelas amostras encaminhadas para o laboratório da Diretoria de Higiene, as águas apresentavam as seguintes características: 

Rio Jacuí                                                                                           Arroio Amorim
Resíduo fixo a + 110º por litro - 0,115                                                         0,064
Perdas ao rubro por litro - 0,030                                                                 0,019
Dureza total em CaO por 100 litros - 1,6008                                                1,0670
Dureza temporal em CaO por 100 litros - 0,5338                                         0,2666
Dureza permanente em CaO por 100 litros - 1,0670                                     0,8004
Dureza total em CO3Ca  por 100 litros - 2,8927                                           1,9285
Dureza temporal em CO3Ca por 100 litros - 0,9642                                     0,4822
Dureza permanente em CO3Ca por l00 litros - 1,9285                                  1,4463
Matéria orgânica avaliada em miligramas de oxigênio por litro - meio ácido: Jacuí - 2,6/Amorim - 5,
Matéria orgânica avaliada em miligramas de oxigênio por litro - meio alcalino: Jacuí - 6,8/Amorim - 2,4
Amônia: Jacuí - não/Amorim - não
Nitratos e nitritos: Jacuí - não/Amorim - não

Em 1911, o intendente Isidoro Neves da Fontoura, preocupado em dotar a cidade de um serviço de abastecimento de água, encomendou ao Dr. Benito Ilha Elejalde, engenheiro da Escola de Engenharia de Porto Alegre, projeto para construção de uma hidráulica que captasse, decantasse e distribuísse água, assim como estabelecimento de rede de esgotos. Para isto, o Dr. Elejalde esteve em Cachoeira na segunda quinzena de junho de 1911 para fazer os primeiros estudos, conforme noticiou o jornal Rio Grande de 29 de junho:

(...) O dr. Benito Elejalde depois de examinar o Jacuhy e diversas vertentes que formam o arroio Amorim, concluiu seus estudos preliminares. Em uma das vertentes foi encontrada a descarga de 45 litros por segundo e na outra de 20 litros, o que é mais que sufficiente pois para o abastecimento da cidade são necessarios somente 15 litros. O illustre profissional, que regressou terça-feira ultima para a capital, levou duas amostras das aguas do Jacuhy e Amorim, para serem analysadas pelo laboratorio chimico de Porto Alegre. (...) Ficou constatado que em qualquer forma a agua será elevada por meio de bombas. Dentro em breve pois, este util melhoramento se tornarà realidade, satisfazendo ás aspirações do povo desta prospera cidade.


Dr. Benito Elejalde (n.º 5), dentre ilustres de sua época
- www.profciriosimon.blogspot.com

A hidráulica pretendida por Isidoro Neves da Fontoura não se concretizou na sua administração,  embora também tenha vindo a Cachoeira, por parte do Dr. Benito Elejalde, o engenheiro Alois Strimitzer para levantar a planta e o nivelamento da cidade como complemento do projeto hidráulico (Rio Grande de 20 de julho de 1911). Esta parece ter sido a última ação da projetada hidráulica. 

Dez anos depois, em 20 de setembro de 1921, quando era intendente Aníbal Lopes Loureiro, foi finalmente inaugurada a primeira hidráulica de Cachoeira, cujos serviços de instalação couberam aos construtores José Mariné e Justo Martinez, sob a direção do Dr. João Protásio Pereira da Costa, engenheiro-chefe da Seção de Obras Públicas do município.

Primeira hidráulica - COMPAHC

Relembrando esta história, lançam-se saudações às obras de recuperação da importante ponte sobre o arroio Amorim.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp