Pular para o conteúdo principal

20 anos de criação do Núcleo Municipal da Cultura

Em fevereiro de 2001, houve uma modificação importante na estrutura da área cultural do município, administrado pelo Prefeito Taufik Baduí Germanos Neto. Pela Lei Municipal n.º 3.242, publicada em 21 de fevereiro de 2001, foi criado o Núcleo Municipal da Cultura, vinculado ao Gabinete do Prefeito e em substituição à Diretoria de Cultura da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC, que tinha como titular a Professora Angela Schumacher Schuh.


Lei Municipal 3.242, de 21/2/2001 - Jornal do Povo


O Núcleo Municipal da Cultura tomou para si a atribuição de dirigir cinco departamentos: a Biblioteca Pública Municipal, o Atelier Livre Municipal, o Museu Municipal, o Arquivo Histórico Municipal e o Jardim Botânico e Zoológico Municipal, integrantes da extinta Diretoria de Cultura da SMEC.

Na criação, o Núcleo Municipal da Cultura passou a funcionar na sala da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - Amicus, instalada na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. Com essa nova unidade, a Secretaria Municipal de Educação passou a se dedicar exclusivamente à área educacional, atendendo às novas exigências do recentemente criado Sistema Municipal de Ensino.


Casa de Cultura Paulo S. Vieira da Cunha - COMPAHC


Todos os departamentos existentes manteriam direções específicas, sendo por sua vez subordinados à primeira diretora de cultura, Professora Lúcia Fogliatto Homrich, que também acumulou a direção do Arquivo Histórico. As diretoras nomeadas para os demais departamentos foram: Clarisse Almeida para o Atelier Livre Municipal; Ivone Nunes para o Museu Municipal Patrono Edyr Lima; Lúcia Pêgas de Lima para a Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen, e Amália Almeida para o Jardim Botânico e Zoológico Municipal.

O Núcleo Municipal da Cultura chega ao seu vigésimo aniversário, tempo em que pautou suas atividades para o fomento, a difusão e a fruição do fazer cultural, ofertando à comunidade acesso à memória e história locais através do Museu e do Arquivo; leitura e acesso ao conhecimento e informação através da Biblioteca Pública, e a apreciação e aprendizado das artes através do Atelier Livre Municipal Professora Eluiza de Bem Vidal. O Jardim Botânico e Zoológico Municipal passou a ser unidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

Nesses vinte anos muitas atividades culturais foram desenvolvidas, reforçando a tradição que Cachoeira do Sul tem em promover e ofertar cultura para todos, seja através de atividades, de projetos, de programas ou de eventos que marcam o calendário local, como a tradicionalíssima Feira do Livro.

Foram dirigentes culturais desde a criação do Núcleo Municipal da Cultura: Lúcia Fogliatto Homrich, Rosângela Varaschini, Mirian R. M. Ritzel, Ione M. Sanmartin Carlos, Lair Vidal, Cláudia Scarparo, Cléber Lima, Josiani Knebel Fardin. Atualmente o Núcleo é dirigido pela Professora Clarisse Torres Almeida.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp