Pular para o conteúdo principal

Quem foi Gustavo Moritz?

A questão da liberdade de imprensa e a proibição do anonimato dos articulistas, determinadas pela primeira constituição republicana brasileira (1891) e abordadas na postagem "Jornal Rio Grande - não ao anonimato", levantaram uma dúvida: quem foi Gustavo Moritz, o gerente do jornal Rio Grande?

Graças ao pesquisador Coralio Bragança Pardo Cabeda, leitor assíduo do blog, a figura de Gustavo Moritz emergiu, revelando-se em imagem, dados biográficos e profissionais. Segundo Coralio Cabeda, ele "é o autor do raro Acontecimentos Políticos do Rio Grande do Sul, 89-90-91, cujo primeiro volume apareceu em 1939" e foi reeditado em 2005 através do Memorial do Ministério Público, contando com a valiosa colaboração da neta de Gustavo Moritz, Professora Maria Lúcia Rodrigues de Freitas Moritz.


Gustavo Moritz


Gustavo Moritz era natural de Florianópolis, nascido em 1878. O pesquisador Coralio acrescenta que tendo ele convivido com personagens participantes dos acontecimentos do pós-república, pôde acompanhá-los de perto. Como era ligado ao Partido Federalista, "interpretou-os à luz dessa visão, oposta à do Partido Republicano Rio-Grandense", conclui.

Interessante é que enquanto essas informações chegavam, foi localizada uma notícia no jornal O Commercio, edição de 6 de dezembro de 1939, comunicando aos leitores o recebimento  de um exemplar do livro de Gustavo Moritz, oferta do autor à redação:

Acontecimentos Politicos do Rio Grande do Sul 89-90-91

Sob este titulo recebemos do autor, o escriptor Gustavo Moritz, um bello e magnifico livro, que trata de assumptos relativos á situação da vida politica de nosso Estado, no decorrer dos agitados annos de 1889, 1890 e 1891.

Com documentos irretorquiveis e autorisados da época e com a facilidade com que o brilhante escriptor traça e commenta certos acontecimentos, este livro vem justa e necessariamente trazer á evidencia diversos factos que, por diversas circunstancias, permaneciam até ha pouco ignorados pelos contemporaneos.

Inspirado no desejo de revivescer e divulgar varios detalhes do movimento politico do Rio Grande, seu escriptor esboça, firmado em uma documentação robusta, - as multiplas situações, em que se viram envolvidos, tanto na desdita, na derrota, como na victoria de suas causas, os pró-homens mais em evidencia de todas as correntes partidarias dos seus ideaes, entre tantos, Silveira Martins, Pinheiro Machado, Julio de Castilhos, Borges de Medeiros, Assis Brasil, Fernando Abbot, Ramiro Barcellos, Appolinario Porto Alegre, Homero Baptista, Victorino Monteiro, Demetrio Ribeiro e tantos outros. 

O trabalho do escriptor Gustavo Moritz, traz vigorosas apreciações que se caracterisam pelos conceitos convincentes e meticulosos, do que resulta um aprofundado estudo sobre os acontecimentos em que se desencadearam em todas as actividades da vida politica da gleba gaucha.

Pela fineza da offerta, nos confessamos agradecidos, e, por intermedio de nossa folha manifestamos, sinceramente, a nossa admiração ao desprehendido escriptor que não relutou para dar uma expressiva opportunidade a que todos os contemporaneos poudessem se inteirar, com a revelação descriptiva do seu livro, de factos desconhecidos até então por quasi que a totalidade dos rio-grandenses. 

O Commercio - 6/12/1939, p. 1

A única informação que havia sobre Gustavo Moritz, além da gerência do jornal republicano, era o fato de que era casado com a cachoeirense Georgina Gomes, irmã do Dr. Jacintho Godoy Gomes. Os Godoy Gomes eram primos, pelo lado materno, de João Neves da Fontoura, grande nome do Partido Republicano em Cachoeira.

Interessante destacar como a História se faz de encaixes. A postagem sobre a proibição do anonimato na imprensa trouxe ao conhecimento o até então desconhecido Gustavo Moritz, permitindo que a divulgação do documento assinado por ele em 1905 o retirasse também do anonimato...

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp