Pular para o conteúdo principal

Ponte do Jacuí

A Ponte do Jacuí, uma das obras mais demoradas e cheia de percalços da nossa história, estava fadada a não funcionar desde que começou a ser planejada. Depois de mais de duas décadas da concorrência para a sua construção, que se deu em 13 de julho de 1849, vencendo Ferminiano Pereira Soares a licitação, só em 1871 ela foi concluída por outro empreiteiro, Giuseppe Obino. 

Pilares da Ponte do Jacuí - foto Méia Albuquerque


De uso efetivo, a Ponte do Jacuí perfez o período de 1871 a 1894, quando um incêndio de seu leito, atribuído a revolucionários, decretou a sua inutilidade.

Logicamente que a supressão de tão importante meio de circulação e acesso causou na municipalidade sérias consequências, especialmente na economia da região.

Em 25 de setembro de 1900, um documento da Secretaria de Negócios das Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul referiu necessidade de conserto na ponte, ficando a cargo do município de Cachoeira a sua conservação. No ano seguinte, a 23 de março, a mesma secretaria estadual fez nova solicitação à Intendência, pois já era visível o desmoronamento de um pilar, sendo notória a falta de reboco junto à sapata.

Provavelmente nada foi feito, pois em 11 de dezembro de 1906, o intendente do município foi informado ter o estado contratado reparos provisórios, dependendo o início das obras da chegada das madeiras necessárias que deveriam ser adquiridas pela municipalidade.

Quatro anos depois, em 2 de abril de 1910, o secretário de Estado dos Negócios das Obras Públicas oficiou a Intendência de Cachoeira informando que havia mandado fazer um exame da Ponte do Jacuí para as devidas providências de conserto, relembrando ao intendente que a madeira a ser fornecida deveria ser cortada de maio em diante até julho.

 

Ofício de 2/4/1910 - IM/OPV/CCP/Ofícios - Caixa 16


Em 23 de julho, o estado comunicou que devido ao fato de montar a uma quantia elevada o corte e falquejo da madeira a obra não poderia ser providenciada... 


Ofício de 23/7/1910 - IM/OPV/CCP/Ofícios - Caixa 16


Na imprensa local, seguidamente havia queixas da população pelo abandono da ponte e a extrema necessidade de sua recuperação. A respeito disso, assim publicou o Rio Grande de 20 de setembro de 1911, em sua página dois:

Ponte do Jacuhy. Attendendo as justas reclamações do povo, a directoria da viação da Secretaria de Obras Publicas está providenciando para a substituição da superestructora de madeira da ponte do rio Jacuhy por outra metalica. É esta a mais intensa aspiração dos moradores do nosso municipio cuju [sic] transito por esta ponte impõe-se como uma das mais imperiosas necessidades. Registrando esta nova o Rio Grande que servindo de echo ao povo dirigiu em suas columnas esta justa reclamação ao benemerito governo do Estado, satisfeito, deseja que esses trabalhos sejam activados o mais breve possivel.

O resto da história todos nós sabemos. Como o dito popular: "Nem mel, nem porongo".

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp