Pular para o conteúdo principal

Ainda sobre o centenário da Hidráulica Municipal

O acontecimento da inauguração da Hidráulica Municipal, ocorrido em 20 de setembro de 1921, teve grande repercussão pela relevância da obra para a cidade. 

Às vésperas, o intendente Annibal Loureiro encaminhou convite ao presidente e membros do Conselho Municipal (equivale hoje à Câmara de Vereadores) para que se fizessem presentes aos atos inaugurais:

Illm.º Snr. Presidente e mais membros do Conselho Municipal.

Tenho o prazer de convidar-vos para assistirdes á inauguração da Hydraulica Municipal, que se realizará amanhã ás 15 horas, no recinto a rua D. Luiza e das obras de remodelação do Mercado Publico, ás 17 horas.

Para maior solemnidade desses actos, espero o vosso comparecimento.

Saúde e fraternidade.

Annibal Loureiro

Intendente Municipal.

Convite aos conselheiros municipais - 19/9/1921 - IM/CM/SE/CR - Cx. 9


No dia da inauguração, o jornal O Commercio deu a seguinte notícia, à página 2:

Inauguração das obras hydraulicas para o abastecimento d'água á cidade

 Inauguram-se hoje, 1.º anniversario da administração do Sr. Dr. Annibal Loureiro, as obras hydraulicas destinadas ao abastecimento d’água a esta cidade.

O acto constará de duas solemnidades, realisadas, uma, no recinto da propria hydraulica, ás 15 horas, e outra, no interior do Mercado, antes de ter inicio a kermesse em beneficio do Hospital de Caridade.

Em ambos falará o sr. dr. Intendente que entregará a agua ao consumo publico.

No proximo numero, faremos detalhada descripção desses serviços.

Congratulamo-nos com a população por esse extraordinario melhoramento reclamado há muito pela cidade.

Notícia dos atos inaugurais - O Commercio, 20/9/1921, p. 2

Na mesma edição do jornal, inclusive na mesma página, notícia sobre os testes procedidos no equipamento da Hidráulica:

Notícia sobre os testes preliminares da Hidráulica 
- O Commercio, 20/9/1921, p. 2


A' tarde de sabbado ultimo foram feitas as primeiras experiencias da Hydraulica Municipal, para lavagem dos canos respectivos.

Defronte á Avenida das Paineiras e ao Hotel do Commercio, á rua 7 de Setembro, onde jorrava agua dos canos, reuniram-se muitos curiosos, que apreciavam e commentavam, com satisfação, o auspicioso facto da realidade do novo serviço, incontestavelmente de grande utilidade para a nossa cidade.

Hoje mesmo será inaugurado o serviço, acto para o qual recebemos o seguinte convite:

Intendencia Municipal de Cachoeira

19 de Setembro de 1921

Illmos. Sns. Directores d'"O COMMERCIO"

N. Cidade

Tenho a honra de convidar-vos para assistirdes a inauguração da Hydraulica Municipal, que se realisará amanhã, ás 15 horas, no recinto situado á rua D. Luiza, e bem assim das obras de remodelação do Mercado Publico, ás 17 horas.

Para maior solemnidade desses actos, conto com o vosso comparecimento.

Saúde e fraternidade

Annibal Loureiro

Intendente Municipal


Para dar uma ideia aos leitores de nosso blog sobre a repercussão das obras inauguradas em 20 de setembro de 1921, transcrevemos aqui parte da grande matéria publicada pelo O Commercio, na edição do dia 28 de setembro:

Manchetes d'O Commercio dando novas sobre as inaugurações de 20/9/1921 - Edição de 28/9/1921


Inauguração - 20/9/1921 - Foto Benjamin Camozato


20 DE SETEMBRO

A commemoração da passagem do primeiro anno da administração do dr. Annibal Loureiro -Inauguração das obras do abastecimento d’agua á população – Reunião do Conselho Municipal – O Mercado Publico remodelado – A brilhante kermesse pró-Hospital de Caridade – O Collegio Elementar Antonio Vicente da Fontoura – Varias notas

 Ha muitos annos que não viamos a multidão se associar tão espontaneamente ás festividades de caacter official e civico como aconteceu no dia 20 de Setembro, onde a população em peso acorreu á inauguração das importantes obras executadas e com calor sagrou a passagem do primeiro anno de administração do nosso illustre, operoso e esforçado edil, dr. Annibal Loureiro.

De fato havia razão e razão de sobra para o povo estar jubiloso, pois uma parte do brilho que á administração municipal vem imprimindo s. exa., reflecte-se directamente sobre essa gleba de trabalho e progresso e é um exemplo poderoso para todas as municipalidades do Estado.

Sem reclames, nem alardes, laboriosamente, intelligentemente, s. exa., estudando cuidadosamente os orçamentos do municipio e analysando as fontes de despeza com clareza e precisão, de tal modo assenhoreou-se da marcha do organismo administrativo que, sem prejuizo para nenhuma especie de serviço em andamento, executou obras em estradas, ruas, proprios municipaes e ainda aplicou, sem divida nem onus de qualquer natureza, a vultuosa quantia de 200:000$000 em obras de caacter inadiavel e urgente, vencendo velhas praxes e commodos systemas, quaes os de fazer obras com o auxilio de avultados emprestimos que realmente dão brilho a uma administração, mas oneram e sobrecarregam com a amortização da divida aos seus successores, cuja actividade, de tal modo, é reduzida pela necessidade de saldar encargos dos antecessores.

O Commercio, que ha mais de quatro lustros vem se batendo pelos mais vitaes melhoramentos da nossa urbs e do municipio, sente-se hoje feliz em poder descrever as relevantes obras inauguradas, motivo pelo qual congratula-se com a população cachoeirense.

Pelas entusiastas manifestações do jornal O Commercio é possível dimensionar o tanto de grandeza e de progresso que as obras da Hidráulica Municipal representaram para a Cachoeira de 100 anos atrás.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp