Pular para o conteúdo principal

Desapareceu o sorriso!

 Porque desappareço do cenario da "vida"

Sinto que se me vão fugindo as forças. Falta-me a illusão da vida. Ha quasi doze mezes, quando appareci aos olhos da população local, avida de novidades, eu era uma criança loura, cheia de esperanças. Trazia o enthusiasmo que domina os corações fortes, os corações engrandecidos pela ambição justa de ser famoso, popular e bemquisto. Vaguei num  mar de rosas sem espinhos.

Por muito tempo eu fui a attenção das tardes domingueiras, quando os cafés regorgitavam de commentarios. Sempre fui um sorriso amavel.

Hoje, porém, derradeira vez que me animo a vir à rua, trago nas minhas paginas um rictus de colera, um desfallecimento visivel e um desprezo enorme pelos que me envenenaram. - Porque? - direis vós! -

Pensaes acaso que possaes viver sem alimento algum? Pensaes que podereis andar sorrindo, quando vosso estomago se comprime sobre o vácuo que produz a fome?

- De certo, não! Eis tambem porque não posso mais encher as ruas com as estridulas risadas que desabrochavam espontaneas, quando andei no auge do engrandecimento.

No vagalhão da crise, que avassalla o mundo, debati-me heroicamente como um cyclope, mas que querieis? Grandes casas bancarias falliram. Porque não poderia eu ter um deslize na cotação da bolsa, voltando a zero o cambio, que estivera ao par?

Sinto-me velho, alquebrado; luctei com estoicismo admiravel; tudo inutil. Prefiro, pois partir para a sepultura fria do esquecimento publico, levando commigo um odio eterno aos "CALOTEIROS", causa de meu suicidio.

Com o meu desapparecimento, eclipsa-se tambem o freio que consegui metter ao sem-vergonhismo, ás falcatruas torpes dos amorais, que vão se espalhar agora num desmedido afan de descontar um anno de reclusão obrigatoria.

Despeço-me, pois, dos carissimos leitores. Vou ler, pela derradeira vez, "A COSTELLA DE ADÃO" de Berillo Neves e em seguida tomarei um calice do mortifero veneno: OPINIÃO PUBLICA e amanhã eu já estarei dormindo o somno eterno que os máus me desejaram ardorosamente...

Adeus, vida cachoeirense

O SORRISO

Esse interessantíssimo editorial do jornal O Sorriso, cuja coleção completa foi repassada ao Arquivo Histórico pelo Museu Municipal, foi a despedida de sua circulação, em 5 de dezembro de 1931. Jornal crítico, humorístico, noticioso e literário, O Sorriso era dirigido pelo Pássaro Azul, pseudônimo de Eliseu Guidugli, e Major Avatar, nome utilizado por Lauro Falkenbach, circulando quinzenalmente. Sua existência foi efêmera, mas deve ter sido bem marcante.


Última edição de O Sorriso, 4/12/1931

A primeira página da derradeira edição n.º 24, traz manchetes que levam o leitor a pensar que se tratam de mensagens de um suicida. E de fato o jornal põe fim à sua existência justificando ter cumprido seu compromisso, apesar de ter sido barrado em seu intuito pela má vontade de muitos assignantes recalcitrantes que ficaram em debito com a (...) folha.

Servir-se do caso do jornal O Sorriso também é uma forma de chamar a atenção para um dos problemas da sociedade atual que, premida pelos problemas de seu tempo, extremamente agravados pela pandemia, vê a cada dia ocorrerem casos de pessoas que como o jornal põem termo à sua existência. Desde 2015, foi iniciada uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio denominada Setembro Amarelo. A escolha de setembro faz com que a campanha coincida com o mês em que recai o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, que transcorre em 10.

O Arquivo Histórico, com seu manancial de documentos e excepcional acervo de imprensa, é capaz de localizar referências do passado que se aplicam com maestria no presente.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp