No dia 1.º de outubro de 1971, Cachoeira do Sul recebeu autoridades nacionais, estaduais e regionais para inaugurar a primeira escola de área do Rio Grande do Sul e que foi também a primeira do gênero a ter a obra concluída no Brasil. Trata-se do Colégio Estadual Diva Costa Fachin, modelo implantado com recursos do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio - PREMEM, instituído pelo Decreto n.º 63.914, de 26/12/1968.
![]() |
Colégio Estadual Diva Costa Fachin - Google Earth |
A maior autoridade educacional presente àquela solenidade foi Jarbas Passarinho, Ministro da Educação, acompanhado por Euclides Triches, governador, e pelos secretários de Educação, Coronel Mauro Costa Rodrigues, de Interior e Justiça, Octávio Germano, das Obras Públicas, Jorge Englert, e da Fazenda, José Hipólito Campos, além de representantes do Senado, de outros ministérios, estados e municípios.
![]() |
Edições do Jornal do Povo noticiando a inauguração da escola (30/9/1971 e 3/10/1971, p. 1) |
Recepcionados na Ponte do Fandango, as autoridades e ilustres visitantes foram conduzidos aos prédios das faculdades, no Bairro Santo Antônio, sendo recepcionados com coquetel. Findo esse momento, dirigiram-se ao Clube Comercial, onde foi servido um banquete com cardápio organizado pela Prefeitura Municipal, sendo recebidos com apresentação do Orfeão da 24.ª Delegacia de Educação, sob a regência da professora Eloía Dickow.
Interessante destacar que o Ministro da Educação, em seu pronunciamento, disse que tinha laços afetivos com o Rio Grande do Sul e com Cachoeira, especialmente por ter aqui servido no 3.º GO-155 e pelo fato de que sua cidade natal, Xapuri, no Acre, foi iluminada graças a locomóveis fabricadas na empresa cachoeirense Mernak.
Para o ato inaugural da escola, marcado para as 15h30, foi programada uma grande concentração de alunos desde a Praça José Bonifácio até a Rua Leopoldo Souza, para que a comitiva de inauguração fosse saudada em sua passagem.
A inauguração constou de corte da fita por Jarbas Passarinho e Euclides Triches depois da leitura do decreto de denominação, feita por Carlos Salzano Vieira da Cunha, então Subchefe da Casa Civil do Palácio Piratini, quando foi justificada a denominação patronímica da professora Diva Costa Fachin por ter dado ela três filhos educadores ao estado. Depois dos discursos de praxe, sendo orador em nome da comunidade o Dr. Julio Cezar Caspani, foram descerrados os retratos do Presidente Emilio Garrastazu Médici, do governador Euclides Triches e do Ministro da Educação Jarbas Passarinho, na sala da direção, e o da professora Diva Costa Fachin na sala dos professores.
Cachoeira do Sul ainda receberia outra escola de área, ou polivalente, no ano de 1975, a Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, no Bairro Tupinambá.
O prédio do Colégio Estadual Diva Costa Fachin foi construído pela Construtora Cachoeirense. Há no acervo cartográfico do Arquivo Histórico diversos documentos relativos à obra, incluindo pranchas, orçamentos, correspondências.
![]() |
Documentos do acervo cartográfico - Construtora Cachoeirense |
O Colégio Estadual Diva Costa Fachin completou 50 anos. Por ele passaram professores e estudantes que inauguraram no país um modelo de escola de excelência que preparava os jovens para o trabalho e para a vida na sociedade. As disciplinas ministradas não eram apenas as formais, incluindo técnicas diferentes que capacitavam para o dia a dia e o trabalho: técnicas domésticas, comerciais, industriais, agrícolas.
O programa, iniciado no governo militar, surgiu de um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura - MEC e a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional - USAID. Na inauguração da escola cachoeirense o representante da USAID no Brasil compareceu ao ato.
MR
Importante resgate da história da Educação em nossa Cachoeira? Tempos áureos em que educação, alunos e professores eram valorizados. Importante lembrar do protagonismo de Oly da Costa Faccin, nosso Queti, neste destaque para escolas.
ResponderExcluirTrabalhei nessa Escola maravilhosa.
ResponderExcluir