Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Pública Municipal "Dr. João Minssen" - 75 anos

No dia 2 de dezembro de 1946 foi criada a Biblioteca Pública Municipal de Cachoeira do Sul, atendendo a uma antiga aspiração da comunidade em ofertar livros e leitura para aqueles que não tinham acesso às bibliotecas de associações, clubes e entidades.

Biblioteca Pública Municipal "Dr. João Minssen"
- Casa de Cultura Paulo S. V. da Cunha - foto Jorge Ritter -


As discussões começaram a ganhar força entre integrantes do Centro Cultural Cachoeirense, presidido pelo médico Ervin Wolffenbüttel e tendo também como entusiasta Liberato Salzano Vieira da Cunha. O fato é que o prefeito Cyro da Cunha Carlos foi convencido da importância da criação de uma biblioteca municipal de caráter público, providenciando na sua efetivação através do Decreto Lei n.º 59:

Decreto Lei n.º 59

Cria a Biblioteca Municipal, organiza o respectivo quadro

e abre o crédito especial de Cr$ 80.000,00.

O Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul, usando das atribuições que lhe confere o art. 12, n.º 1 do Decreto-Lei Federal n.º 1.202, de 8 de abril de 1.939, e de acôrdo com a Resolução n.º 1675/46, de 5 de novembro de 1.946, do Conselho Administrativo do Estado.

Decreta:

Art. 1.º - É instituida a Biblioteca Municipal destinada à consulta publica.

§ Único - O horario do funcionamento da Biblioteca será regulado pelo seu regulamento Interno que disporá, tambem, sobre as atribuições do seu pessoal.

Art. 2.º - O Patrimonio Bibliografico será formado:

I - com as obras que forem adquiridas pela Prefeitura

II - com as obras que forem remetidas à Biblioteca pelos Departamentos públicos ou Institutos Oficiais.

III - com os legados e doações.

Art. 3.º - Para atender os serviços da Biblioteca é criado o seguinte quadro de funcionarios:

1 - Diretor, padrão .................... 17

1 - Bibliotecario, padrão .......... 13

1 - Escriturario, padrão ........... 10

1 - Escriturario, padrão ........... 11

1 - Continuo, padrão ................  8.

Art. 4.º - É aberto sob código 8.34.4, o crédito especial de Cr$ 80.000,00 o qual terá vigencia no corrente e no proximo exercicio de 1.947, e destinado á atender ás despesas com a instalação da Biblioteca.

Art. 5.º - Para atender a despesa de que trata o artigo anterior, servirá de recurso a arrecadação a maior a se verificar no corrente exercicio.

Art. 6.º - Este Decreto-Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as desposições em contrario.

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, 2 de Dezembro de 1.946.

(as) Cyro da Cunha Carlos

Prefeito

(Livro Registro de Decretos - Prefeitura Municipal - março 1943 a agosto 1947 - Decreto n.º 33, de 4/3/1943 a Decreto de 22/8/1947).


Decreto n.º 59 - Criação da Biblioteca Pública
- Livro Registro de Decretos - 1943 a 1947 - 

A instalação da Biblioteca Pública, no entanto, só se deu em 8 de março de 1947, conforme noticiou o Jornal do Povo em sua edição de 10 de março, p. 3:

Foi inaugurada a Biblioteca Pública

No dia 8 do corrente, foi inaugurada, solenemente, a Biblioteca Pública local.

O ato inaugural foi presidido pelo sr. Prefeito Municipal, Ciro da Cunha Carlos, sob cuja gestão foi creada a Biblioteca e contou com elevado número de presentes, representando as entidades militares, civis, eclesiásticas, além de muitas pessoas gradas. 

Após ter sido cortada a fita simbólica de entrada aos salões do edifício, sito à rua sete de Setembro, esquina da rua Major Eurique, usou da palavra o dr. Sílvio Dutra de Albuquerque, M. D. Secretário do Município, o qual pôs em relevo o valor do esfôrço e dispêndio que representava esta dádiva do poder público à população cachoeirense, esperando que os leitores desta [rasgado] colhessem os melhores [rasgado] [inicia]tiva pela qual [rasgado] tempo.

Disse, ainda, que sentia-se satisfeito em frizar que o atual Prefeito, bem compreendera, desde longo tempo, a necessidade de uma casa como a que estava sendo inaugurada, mas que impedimentos insuperáveis haviam protelado sua realização.

O dr. Sílvio Dutra de Albuquerque encerrou seu discurso, dizendo que tinha plena certeza de que a população de Cachoeira acorreria aos salões de leitura, como a melhor prova da sua correspondência ao empreendimento da administração municipal.

A seguir, usou da palavra, em nome do Rotary Clube de Cachoeira, o dr. Orlando Carlos que agradeceu a prova do interêsse demonstrado pelo govêrno municipal, pondo a disposição da população cachoeirense uma instituição popular, vindo assim, ao encontro de antiga aspiração.

O referido orador acrescentou que era, realmente, uma brilhante efeméride a constar dos anais de nossa cidade.

Ambas as orações foram muito aplaudidas, significando, assim, a justiça dos conceitos emitidos.

A seguir, o diretor da biblioteca, dr. João Minssen, teve ocasião de mostrar o sistema decimal a que obedece a classificação das obras existentes e o método de consultas, assim como as diversas dependências do edifício.

Nossa reportagem, convidada para reportagem, convidada para o ato inaugural, teve ocasião de contestar a presença de elevado número de cachoeirenses que ali compareceram, e que assinaram o livro de atas, demonstrando o seu interesse por tão importante iniciativa dos poderes públicos.

A Biblioteca estará aberta à visitação pública, diariamente, das 15,30 às 18 horas e das 19 às 22 horas.

Após a criação e instalação na primeira sede, à Rua Sete de Setembro esquina Major Ourique, a instituição circulou por outros endereços, sempre na tentativa de cumprir com seu importante papel. Esteve sediada na Rua Sete de Setembro n.º 1121, para onde voltou depois e permanece, na Rua Moron n.º 1352 e, por um breve período, junto às dependências da extinta Caixa Econômica Estadual.

Biblioteca Pública Municipal - sede da Rua Moron - Acervo BPM

Nos seus 75 anos de história, a Biblioteca Pública Municipal, que tomou por patrono o seu primeiro diretor, Dr. João Minssen, conseguiu manter seu ideal de oferecer leitura e oportunidades de contato com o mundo das letras e do conhecimento para várias gerações de cachoeirenses. 

Parabéns a todos que ajudaram a escrever esta história e continuam no desafio diário de manter seu importantíssimo papel!

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp