Pular para o conteúdo principal

Há 100 anos, água encanada para o Hospital de Caridade

Em 22 de fevereiro de 1922, o jornal O Commercio noticiou importantes melhoramentos no Hospital de Caridade, obras essas que foram possíveis graças à inauguração da Hidráulica Municipal, ocorrida em 20 de setembro de 1921. A partir disso, um bom trecho da cidade baixa passou a ter acesso à água potável nas casas residenciais ou comerciais, mediante as respectivas ligações ao sistema de distribuição da hidráulica. Pois os referidos melhoramentos foram de vital importância para que a única casa de atendimento aos doentes de Cachoeira pudesse trabalhar dentro de preceitos indispensáveis de higiene. Só por essa melhoria fica possível compreender, mais de 100 depois, o quanto foi significativa a instalação da primeira caixa d'água.

Primeira caixa d'água, inaugurada em 20/9/1921 - foto Benjamin Camozato

Vamos à notícia:

Hospital de Caridade. Esta casa pia está passando por grandes melhoramentos. Estão sendo feitas as obras necessarias para a installação de latrinas e banheiros, melhoramentos esses necessarios para ficar o Hospital dotado de todas as medidas hygienicas.

Muito contribuiu para gozarem os enfermos dessas vantagens o dr. Annibal Loureiro, intendente municipal, pois mandou collocar o encanamento da agua dentro do pateo deste estabellecimento, o que facilitou a sua installação dentro do edificio.

Concorreram já para as referidas obras os srs. José Carlos Barbosa, com madeiras diversas e uma barrica de cimento; o sr. Abelino Schmidt, com caibros para andaime; o sr. Henrique Comassetto, com dois mil tijollos e o sr. Pedro Linn, com quinhentos tijollos.

Espera o director ser auxiliado por todos aquelles que conhecem os beneficios que o Hospital presta á população pobre da cidade e do municipio.

Dentro de um mez será inaugurada a secção de aguas e exgottos no Hospital.

No relatorio a ser apresentado em Abril proximo verão todos quanto este estabelecimento prestou relevantes serviços á pobreza, aos enfermos hospitalisados e aos não hospitalisados.

O Commercio, 22/2/1922, p. 3 - suplemento


Foto de Benjamin Camozato

À luz do século XXI, quase é impossível imaginar que uma casa de saúde tivesse que, já em bom pedaço do século XX, dispor de baldes de água ou outros expedientes arcaicos para dar conta da higienização tão necessária para manter sua salubridade. Bendita Hidráulica Municipal e gestores públicos que tiveram a visão do quanto dotar a cidade desse importante melhoramento significava não só para o conforto dos munícipes, mas principalmente para a sua integridade e a salvaguarda dos parcos recursos disponíveis para a higiene e assistência municipal. 

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp