Pular para o conteúdo principal

Rainha do Carnaval de 1952

O carnaval de 1952 foi marcado por uma promoção da ZYF-4, a Rádio Cachoeira do Sul, e Associação Rural, que movimentou toda a cidade: a escolha da rainha dos festejos de Momo.

Vamos conhecer esta história pelas páginas do Jornal do Povo:

Absoluto êxito aguarda a sensacional iniciativa da ZYF-4 e Associação Rural - Milton Moreira (PRH-2) e a famosa dupla "Felix" da Televisão Tupi participarão de atraente "show"

Cachoeira do Sul viverá sábado à noite o maior acontecimento social dos últimos anos, com a realização do monumental "Garden-Party" promovido pela Rádio Cachoeira do Sul e Associação Rural nos jardins da ZYF-4.



Rainha do Carnaval de 1952 - 
Jornal do Povo, 21/2/1952, p. 1

Rádio Cachoeira do Sul - ZYF-4 - Coleção Emília Xavier Gaspary

Precedido de quatro grandiosos bailes que se efetuaram nas principais entidades sociais cachoeirenses, o "Garden-Party" vem centralizando as atenções da cidade inteira, pois, assinalará o mais deslumbrante espetáculo do Carnaval de 1952, reunindo numa festa deslumbrante os associados de todos os clubes locais, num cenário original e encantador. Os jardins da Rádio Cachoeira do Sul se engalanarão festivamente, enchendo-se de luzes e de motivos decorativos notáveis. Enfim, um cenário condizente com a magnificência da festa.

Atrações

Os promotores da sensacional noitada de sábado, não esqueceram detalhes, nem pouparam esforços para abrilhantar o "Garden-Party". A magnífica festa de depois de amanhã, não será um espetáculo para os olhos. A animação do "Garden-Party" será assegurada pela excelência do conjunto musical que o animará e, além da coroação da "Rainha do Carnaval de 1952 - ponto culminante da deslumbrante festa - cuidou a direção da ZYF-4 em apresentar nesta cidade, vários cartazes fulgurantes da radiofonia nacional.

Assim, teremos em movimentado "show" que precederá o "enfeza", o aplaudido sambista Miltom Moreira, atualmente cumprindo contrato na Rádio Farroupilha de Pôrto Alegre. E como presente régio, aos foliões da cidade, pela primeira vez serão apresentados a Cachoeira astros da televisão: a famosa dupla Felix - Sérgio e Luzia - fulgurantes cartazes da Televisão Tupi, de São Paulo.

O programa da festa, descrito pelo jornal, teria início às 23 horas com o desfile das quatro candidatas ao título de Rainha do Carnaval de 1952, sucedido pelas apresentações dos artistas.

As quatro candidatas à rainha eram Ila Lara, representando o Clube Comercial, cuja apuração às vésperas da escolha bateu em 14.591 votos; Nair Jardim, pelo Grêmio Náutico Tamandaré, com 7.629 votos; Eloy Porto Crespo, representante do Clube União Familiar, com parcial de 6.939 votos, e Vera Matte, disputando em nome da Sociedade Rio Branco computava 4.410 votos.


Candidatas e seus votos - Jornal do Povo, 14/2/1952, p. 4

O Jornal do Povo, na mesma edição de 14 de fevereiro de 1952, apresentou o panorama da disputa entre as candidatas:

Em 5 apurações, três candidatas se alternaram na 1a. colocação do sensacional certame para eleger a "Rainha do Carnaval de 1952" que será coroada no "Garden-Party" de sábado: Nair Jardim (Grêmio Náutico Tamandaré), Eloy Porto Crespo (Clube União Familiar) e Ila Lara (Clube Comercial). Sómente a candidata da Sociedade Rio Branco não alcançou até agora posição de destaque na votação, o que sugere uma interrogação - o que é que há com os associados do Rio Branco? - e também faz prever que, nas últimas apurações, é bem provável que os votantes de Vera Matte, preparem uma grande surpresa, nesta eleição que irá demonstrar a pujança dos quadros sociais dos clubes da cidade.

Arrancando sensacionalmente na 4a. apuração, Ila Lara sobrepujou a candidata do União Familiar e, na apuração anunciada ontem, não perdeu a liderança, embora perdesse na apuração para Nair Jardim que avançou para a vice-liderança.

O jornal também esclareceu que os votos deveriam ser depositados nas urnas distribuídas pelas firmas apoiadoras até as 12h de sábado, dia 16 de fevereiro.

Eram as seguintes as firmas: Casa Bacchin, Casa Bastos, Alfaiataria A Fidalga, Casa Pereira, Oficina Rádio, Casa das Sombrinhas, Casa Elétrica, Casa Cantarelli, Antonio Cauduro & Cia. Ltda., Gerd W. Müller, Casa Colombina, Confeitaria Webster, Drogaria Vasco, Casa Geraldo, Casa Rex, Joalheria Feldmann, Casa Colombo, T. C. Burmeister, Assis R. Brandt, Casa Princesa, Sociedade de Criadores e Invernadores Ltda., Casa Alice, Tecelândia; Fogliatto, Spilimbergo & Cia. Ltda., Farmácia São José, Casa Americana, Pedro Emilio Breyer.

Na noite de sábado, 16 de fevereiro, com multidão que tomou conta da frente da Rádio Cachoeira do Sul, procedeu-se ao "Garden-Party" nos jardins da emissora e à coroação da rainha. 

Segundo o Jornal do Povo de 21 de fevereiro de 1952, O Garden-Party constituiu um espetáculo sem precedentes na vida social da Princesa do Jacuí. Os jardins da Rádio Cachoeira do Sul, inundados de luz, repletos de balões e serpentinas, foram cenário de uma noitada inesquecível.

Ila Lara, candidata do Clube Comercial, venceu a votação e conquistou a coroa de Rainha do Carnaval de 1952, somando 85.067 votos. Sagraram-se princesas Vera Matte, com 60.475, Nair Jardim, com 48.279, e Eloí [sic] Pôrto Crespo, com 44.407 votos.

Capa do Jornal do Povo de 21/2/1952

Como se vê, há 70 anos Cachoeira do Sul viveu um de seus mais glamourosos carnavais. E isto foi possível graças à conjugação de esforços das sociedades locais, da imprensa, do rádio e de empresas da comunidade, proporcionando ao povo cachoeirense não só espetáculos de renome do cenário radiofônico e televisivo do país, como também valorização e destaque às jovens beldades que em saudável disputa engrandeceram ainda mais o carnaval.

MR

Comentários

  1. Boa noite, por acaso teria algo de fotos de como era, funcionários, museu do zoológico municipal entre os anos de 2000 a 2002?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp