Pular para o conteúdo principal

SENAI - 70 anos em Cachoeira do Sul

Um sonho de muitos tornou-se realidade há 70 anos!

A reconhecida e tradicional Escola Técnica do SENAI, denominada Centro de Formação Profissional  João Lüderitz SENAI Cachoeira do Sul completou, em 21 de julho de 2022, seus 70 anos de funcionamento em Cachoeira do Sul, sendo a sexta unidade SENAI do Rio Grande do Sul.

Uma notícia dada pelo Jornal do Povo, em 28 de agosto de 1952, informava sobre o funcionamento da recém-inaugurada escola técnica, antigo anseio da comunidade que necessitava profissionalizar os jovens e gerar mão-de-obra para o parque industrial local. 

Diz a notícia de 1952:

Jornal do Povo, 28/8/1952 - manchete de capa

EM FUNCIONAMENTO A

ESCOLA TÉCNICA DO SENAI

85 meninos frequentam o novel estabelecimento

Desde o dia 21 de julho próximo findo, está em funcionamento a Escola Técnica do SENAI, mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Nossa reportagem esteve em visita ao novel estabelecimento, construido nas proximidades do "T" que demarca o fim da Avenida Brasil e colheu excelente impressão, embora o funcionamento completo da Escola (ainda não concluida a instalação das oficinas para instrução prática), esteja previsto para janeiro próximo.

85 Alunos

Em companhia do sr. João A. Krämer, diretor da Escola, e do prof. Ione Severo, nossa reportagem visitou as amplas dependências da Escola Técnica do SENAI, constatando não só o elevado índice de matrículas já registrado - 85 alunos - como também, e o que é mais significativo, a elevadíssima porcentagem de frequência às aulas.

Os alunos da Escola Técnica do SENAI estão divididos em duas turmas - uma de 43 e outra de 42 alunos - que estudam respectivamente, às 2as., 3as. e 4as. feiras e às 5as. 6as.  e aos sábados. Estudando apenas três dias por semana, dispõem os alunos de três dias úteis para exercer atividade em estabelecimentos industriais locais.

Perspectivas

Pelo visto, não há dúvida que as perspectivas que cercam o novo empreendimento, são as melhores possíveis. A partir do próximo ano, não só estarão em funcionamento as oficinas e uma marcenaria, como também a bem instalada copa da Escola, passará a ser atendida pelo SESI (Serviço Social da Indústria), proporcionando assistência alimentar aos alunos.

Tem a Escola apenas um problema: a distância em que ficou localizada. Neste sentido, porém, consoante informou-nos o sr. João A. Krämer, graças à intervenção do sr. Prefeito Municipal, os ônibus que fazem o serviço de transporte interurbano, estão facilitando o transporte dos alunos, cobrando-lhes 50 centavos de passagem e extendendo a linha até o fim da Avenida Brasil. Nesta última parte, entretanto, o serviço não está completamente regularizado.

---

O SENAI hoje não ocupa mais o antigo prédio inaugurado em 1952, localizado na zona alta da cidade, à Rua Alarico Ribeiro, onde permaneceu desenvolvendo suas atividades até 2018. Desde então, está ocupando espaço cedido pela empresa Agro-Pertences, na Rua Amália Negri, 739, no Bairro Oliveira. 

Apesar da mudança de endereço, o SENAI segue preparando profissionais para a indústria e oferece cursos nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, construção civil, automação, segurança do trabalho, alimentos e bebidas, e informática, segundo o seu site: 

https://www.senairs.org.br/unidades/senai-cachoeira-do-sul

Em 1952, o SENAI abriu suas portas para atender 85 alunos. Segundo o Jornal do Povo de 24 de maio de 1987, em caderno especial da Indústria, 35 anos depois, 220 alunos estavam matriculados nos cursos de qualificação em leitura de desenhos, marcenaria, ajustador mecânico e eletricista, além de outros de aprendizagem industrial oferecidos pelo SENAI.

Jornal do Povo - Caderno especial de Indústria, 24/5/1987, p. 5

Aos 70 anos, ainda que em sede provisória, o Centro de Formação Profissional João Lüderitz SENAI Cachoeira do Sul segue cumprindo com seu papel e tem por meta construir uma nova sede em parte da área original da primeira escola, erguida na Rua Alarico Ribeiro. Para o segundo semestre, são projetadas 100 matrículas de alunos distribuídos nos cursos de Mecânico em manutenção de máquinas industriais, com 1.200 horas-aula, Operador de processos logísticos industriais, com 800 horas-aula (diurnos), e Qualificação profissional em torneiro mecânico, com 200 horas-aula (noturno).

Vida longa ao SENAI que desempenha papel fundamental para qualificar e consolidar a tradição metalmecânica de Cachoeira do Sul, formando também excelentes profissionais em outras áreas.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp