Pular para o conteúdo principal

Duas escolas sexagenárias: EMEF Dora Abreu e EEEF Rio Jacuí

Duas importantes e tradicionais escolas de Cachoeira do Sul comemoraram em 2022 os seus 60 anos de existência. São elas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dora Abreu, localizada entre o Bairro Carvalho e o Bairro Cristo Rei, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí, situada na Rua Pinheiro Machado.

EEMF Dora Abreu - www.ocorreio.com.br


EEEF Rio Jacuí - foto Gláucia Sklar

A Escola Dora Abreu

A EMEF Dora Abreu foi criada pelo Decreto N.º 226, de 5 de outubro de 1962, com o nome de Escolas Reunidas "Dora Abreu".  A professora cachoeirense Dora Abreu era filha de Virgilio Carvalho de Abreu e de Mercedes Torres de Abreu e lecionava na Escola Normal Dr. João Neves da Fontoura. Segundo palavras do jornal O Comércio, na edição de 16 de maio de 1956, quando anunciou a morte da reconhecida professora aos 63 anos, ela muito contribuiu para a formação moral e intelectual da mocidade cachoeirense.

Assim diz o texto do decreto de criação da escola:

Decreto N.º 226, de 5 de Outubro de 1962

 Moacyr Cunha Roesing, Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul, no uso das atribuições que lhe confere o art. 53, Inc. XIX, da Lei Orgânica do Município, Resolveu

Decretar:

Art. 1.º - Denominar-se-á Escolas Reunidas "Dora Abreu" a unidade escolar construída pelo Município, na Vila Cristo Rei, nesta cidade.

Art. 2.º - Revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul, 5 de outubro de 1962.

(ass.) Moacyr Cunha Roesing

Prefeito Municipal

(Livro de Decretos 9, de 24/3/1961 a 19/4/1963, fls.170 e 170v - Fundo Prefeitura Municipal - não indexado).

A Escola Rio Jacuí

A EEEF Rio Jacuí só tomou este nome em 1964. Sua inauguração se deu em 20 de outubro de 1962, com a denominação de Grupo Escolar José Patrício de Albuquerque.

Na edição do Jornal do Povo, de 18 de outubro de 1962, consta a seguinte notícia:

Inauguração de Grupo Escolar Sábado Próximo Nesta Cidade

No próximo sábado, dia 20, às 16,00 horas, realizar-se-á nesta cidade a inauguração de um nôvo grupo escolar mantido pelo Govêrno do Estado, no local onde antigamente funcionava o Grupo Escolar Municipal "José Patrício de Albuquerque" (antigo Sete).

Para o ato de inauguração da referida casa de ensino foram expedidos convites às autoridades locais, devendo ser desdobrado um programa festivo na ocasião.

Vem respondendo pela direção do Grupo situado à Rua Pinheiro Machado a srta. Renate Diefenbach, professôra conterrânea que já exerceu, com bastante proficiência, a direção de outras escolas dêste município.

No dia 23 de outubro, o mesmo Jornal do Povo trouxe maiores detalhes sobre a inauguração da nova escola:

Inaugurado o Grupo Escolar Estadual á Rua Pinheiro Machado

Em concorrida cerimônia levada a efeito à tarde de sábado último nesta cidade, foi festivamente inaugurado o Grupo Escolar Estadual localizado à Rua Pinheiro Machado, ainda sem denominação.

O ato contou com a presença da direção, professôres e alunos do referido estabelecimento além de autoridades locais, imprensa e rádio e outros convidados, entre os quais a direção de todos os estabelecimentos públicos da cidade.

A fita que vedava a entrada do prédio foi cortada pelo Prefeito Municipal sr. Moacyr Cunha Roesing, tendo o Pároco Forâneo do Município, Pe. Dr. Orlando Geraldo Penna procedido à bênção às instalações do estabelecimento.  Na ocasião, além da diretora prof. Renate Diefenbach, fêz-se ouvir, em nome do corpo docente, em aplaudida oração, a professôra  Ivony Balestrin Corrêa. Após, o Coral Cachoeirense, sob a direção do consagrado Maestro Willy Simonis, interpretou, com a participação de seus cantores sopranos, contraltos, tenores, barítonos e baixos, escolhidas canções populares, sendo vivamente aplaudido pelos presentes às festividades.

Depois da exibição do COCA, os presentes foram convidados a visitar as dependências do Grupo Escolar, apreciando na oportunidade, os trabalhos dos alunos e mestres do estabelecimento, seguindo-se um coquetel, oferecido pelas professôras às autoridades e convidados presentes, sendo os colegiais obsequiados com doces e refrigerantes.

Em 1964, o Grupo Escolar Estadual passou a se chamar Rio Jacuí:

"Grupo Sete" chama-se agora Grupo Escolar "Rio Jacuí"

O Grupo Escolar sito à Rua Pinheiro Machado esquina com Major Ouriques [sic], ultimamente chamado Grupo Escolar Sete de Setembro e, no tempo em que estava subordinado ao Município tinha o nome de "Patrício de Albuquerque", recebeu agora a denominação de "Grupo Escolar Rio Jacuí", por decreto assinado pelo Governador Ildo Meneghetti, de n.º 16.641, datado de 25 de junho de 1964.

Tal denominação foi sugerida por numerosos pais de alunos do citado educandário estadual, tendo recebido a acolhida desejada, de parte do Governador do Estado.

(Jornal do Povo, edição de 5, de julho de 1964, página 1).

O grupo escolar tomava o nome popular de Sete em razão de ocupar o antigo endereço em que funcionara a sociedade de tiro intitulada Clube Sete de Setembro, fundada por imigrantes e descendentes de alemães. Nesse local, em 1908, foram plantadas mudas de paineiras que sobraram do plantio destas árvores feito na Praça José Bonifácio. As paineiras existem ainda hoje, dando elegância e imponência à edificação que tomou lugar no terreno do antigo Grupo Escolar José Patrício de Albuquerque, acrescida de outro pequeno terreno desapropriado pelo município e doado ao estado pelo Decreto N.º 567/69, de 17 de novembro de 1969.

Clube Sete de Setembro (1922) - in O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. da Costa

Parabéns, Escola Municipal Dora Abreu e Escola Estadual Rio Jacuí pelos 60 anos de história! Vida longa a instituições que formam e engrandecem a educação em nosso município!

EEMF Dora Abreu - www.cachoeiradosul.rs.gov.br

EEEF Rio Jacuí - foto institucional

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp