Pular para o conteúdo principal

Marcas no gado

As marcas de gado, feitas a ferro quente, há séculos são utilizadas para definir a propriedade dos animais. Cada criador, portanto, precisa registrar junto às autoridades a sua própria marca, de forma que legalmente fica o sinal reconhecido.

Há no acervo documental do Arquivo Histórico livros de registros de marcas dos criadores locais desde o século XIX (1851) até o XX (1970). Por ocasião do registro, o escrivão tinha que desenhar no lugar específico o sinal adotado pelo criador. São muito interessantes os sinais empregados e bastante comum o uso das iniciais do proprietário do gado na marca registrada.

Algumas marcas do século XIX em Cachoeira - CM/S/SE/RM-001
- foto Cristianno Caetano

Em 24 de outubro de 1882, foi dirigida à Câmara de Cachoeira uma circular do Governo da Província do Rio Grande do Sul, sob número 1.770, determinando o local para a colocação das marcas no gado, visando a preservação do valor comercial do couro do animal. Diz o documento:

Palacio do Governo em Porto Alegre, 24 de Outubro de 1882.

Tendo a Sociedade Commercial, Industrial e Maritima de Antuerpia chamado a attenção do Governo Imperial sobre a necessidade de se providenciar no sentido de serem os animaes marcados nas extremidades do Corpo, afim de evitar-se que o couro dos mesmos diminúa de valor pelo signal de fogo com que são marcados em logares salientes, recommendo o assumpto a solicitude de Vmcês. para que se adoptem medidas tendentes ao desapparecimento dos inconvenientes lembrados pela mencionada Sociedade.

Deos Guarde a Vmcês.

(ass.) Leopoldo Antunes Maciel 


Circular - 24/10/1882 - CM/DA/Ofícios - Caixa 7

Marcas de gado interessam pesquisadores que recorrem ao acervo documental do Arquivo Histórico, como é o caso de Helmuth Weibben, que veio pela primeira vez em 2020, retornando no início de 2022.


Pesquisador Helmuth Weibben - 2020


Pesquisador Helmuth Weibben - 2022

A marcação do gado é indispensável para o criador não só para identificar a propriedade do rebanho, como para quem quer trabalhar com exportação. Modernamente, ganhou outros sistemas que permitem inclusive o rastreamento do animal. As formas mais usuais são o emprego de brincos e colares, persistindo ainda a marcação a ferro, devendo ser o instrumento de gravação de aço inoxidável e a aplicação feita na perna ou abaixo do ventre do animal. Na face não é recomendada a aplicação da marca, pois o incômodo da rês é maior.

Como se vê, o tempo trouxe evoluções e outras preocupações para os criadores, mas nem assim a velha marca do ferro em brasa deixou de ser utilizada.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp