Pular para o conteúdo principal

Dia da Bandeira do Brasil

Em 1934 foi organizada a unidade do 2.º Batalhão de Pontoneiros em Cachoeira. No dia 19 de novembro de 1935, Dia da Bandeira, foram reunidos os militares integrantes da unidade para uma conferência do Capitão Aurélio Lira. Na sua manifestação, o capitão contou a história da concepção da Bandeira Nacional, comemorando em sua fala o fato de ser a primeira vez que os soldados e oficiais do 2.º Batalhão de Pontoneiros reuniam-se para celebrar a data.

Abaixo, uma síntese da conferência do Capitão Aurélio Lira, cuja publicação foi feita no Jornal do Povo de 21 de novembro de 1935, contendo dados da história da concepção das bandeiras que o Brasil teve até chegar à atual, adotada a partir de 19 de novembro de 1889:

É a primeira vês que temos a ventura de festejar o dia consagrado à Bandeira, depois da organização da nossa unidade, meus prezados camaradas, soldados do 2.º Batalhão de Pontoneiros. É o primeiro 19 de Novembro que o nosso Batalhão vê passar, depois da sua organização.

Assim, o nosso jubilo de soldados, ao comemorarmos o quadragesimo aniversario da instituição da Bandeira da Republica Brasileira é ainda maior, porque nós constituimos uma unidade nova do Exercito que, pelo trabalho, pela disciplina e pela instrução destes dias calmos e tranquilos passados na vida da caserna, prepara-se para o engrandecimento da nossa Patria e para a defêsa da sorte das suas armas, si a contingencia da guerra escurecer, amanhã, os horisontes limpos e claros das fronteiras que temos a sublime missão de defender.

A Bandeira Republicana que no dia 15 se desfraldou, orgulhosa e bonita, para ouvir o vosso juramento de fidelidade e de sacrificio, é a mesma Bandeira dos tempos do Paraguai, que o sangue dos nossos antepassados, tambem soldados do glorioso Exercito Brasileiro, cobriu de glorias e de tradições que constituem, hoje, um motivo de orgulho civico para o cidadão que teve a felicidade de nascer na terra privilegiada do mais rico país da America do Sul. E é a mesma, ainda, dos tempos do Brasil colonia, à sombra da qual se preparou o movimento nacionalista que a 7 de setembro de 1822, nas margens do arroio Ipiranga, em S. Paulo, explodiu no grito de "Independencia ou morte", libertando o Brasil do dominio portugues e creando, para o mundo, esta Patria forte e gigante que, a partir da data gloriosa da sua independencia, entrou no caminho franco do progresso e da ordem que a bandeira da Republica instituiu como lema para todos os brasileiros.

A Bandeira é uma só, porque éla é o simbolo da Patria e a Patria é a mesma. As côres e os emblemas é que variaram. A primeira bandeira brasileira foi creada em 13 de maio de 1816, quando ainda eramos uma simples colonia de Portugal. Era toda azul, tendo no centro uma esfera armilar de ouro (um globo). O azul era a côr portuguesa. A segunda bandeira nacional foi instituida por José Bonifacio, o notavel estadista brasileiro do tempo do imperio, ao ser proclamada a nossa independencia de Portugal, a 7 de setembro de 1822. Em vês de azul, tinha o fundo verde com o losango amarelo, com as mesmas armas do tempo do Brasil colonia. Tinha, também, a esfera armilar, de ouro rodeada por uma orla azul onde figuravam 19 estrelas representando as 19 provincias do Imperio brasileiro. Foi esse o estandarte glorioso que os soldados do tempo do imperio, nossos antecessores nestas fileiras, conduziram, através das lutas cruentas que então o Brasil sustentou, coberta das glorias e dos louros que ainda hoje constituem o orgulho do soldado brasileiro. A terceira bandeira brasileira é essa que vemos, desfraldada. É a bandeira republicana, creada no dia de hoje, ha quarenta e seis anos, em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da Republica.

(...)

O Brasil republicano creou uma Bandeira e uma legenda, e confiou ás novas gerações a tarefa de fazel-as respeitar. 

(...)

E sempre que olhardes esse Pavilhão auriverde, não esqueçais nunca o patrimonio, a historia e a grandêsa moral que êle representa, nem o sublime culto que lhe tributaram os nossos antepassados.


Bandeira do Brasil


Neste 19 de novembro completa então a Bandeira do Brasil seus 133 anos. É ela um dos símbolos nacionais, emblema da pátria a que devemos respeito e devoção.

Quanto ao 2.º Batalhão de Pontoneiros, foi extinto em 1948, quando houve a reorganização da Arma de Engenharia, passando a unidade a portar o nome de 3.º Batalhão de Engenharia - 3.º BE. A partir de 1954, o 3.º BE passou a ser 3.º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Conrado Bittencourt, em homenagem ao Brigadeiro Conrado Maria da Silva Bittencourt, herói da Guerra do Paraguai.

MR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa da Aldeia: uma lenda urbana

Uma expressão que se tornou comum em nossos dias é a da "lenda urbana", ou seja, algo que costuma ser afirmado pelas pessoas como se verdade fosse, no entanto, paira sobre esta verdade um quê de interrogação!  Pois a afirmação inverídica de que a Casa da Aldeia é a mais antiga da cidade é, pode-se dizer, uma "lenda urbana". Longe de ser a construção mais antiga da cidade, posto ocupado pela Catedral Nossa Senhora da Conceição (1799), a Casa da Aldeia, que foi erguida pelo português Manoel Francisco Cardozo, marido da índia guarani Joaquina Maria de São José, é mais recente do que se supunha. Até pouco tempo, a época tida como da construção da casa era dada a partir do requerimento, datado de 18 de abril de 1849, em que Manoel Francisco Cardozo: querendo elle Suppl. Edeficar umas Cazas no lugar da Aldeia ecomo Alli seaxe huns terrenos devolutos na Rua de S. Carlos que faz frente ao Norte efundos ao Sul fazendo canto ao este com a rua principal cujo n

Hospital da Liga - uma obra para todos

Interessante recobrar a história de construção do Hospital da Liga Operária, o gigante do Bairro Barcelos, que se ergueu sob a batuta do maestro do operariado cachoeirense: o vereador José Nicolau Barbosa. E justamente agora que o município planeja desapropriá-lo para nele instalar o sonhado curso de medicina. José Nicolau Barbosa apresentando a obra do Hospital da Liga Operária - Acervo familiar O sonho do Nicolau, como ficou conhecido o empenho que aplicou sobre a obra, nunca chegou a se realizar, uma vez que a edificação não pôde ser usada como hospital. Ainda assim, sem as condições necessárias para atendimento das exigências médico-sanitárias, o prédio de três andares vem abrigando a Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo desvirtuado de seu projetado uso original, mantém o vínculo com o almejado e necessário atendimento da saúde do trabalhador cachoeirense. O Jornal do Povo , edição de 1.º de março de 1964, traz uma entrevista com José Nicolau Barbosa, ocasião em que a reportagem do

Bagunça na 7

Em 1870, quando a moral e os bons costumes eram muito mais rígidos do que os tempos que correm e a convivência dos cidadãos com as mulheres ditas de vida fácil era muito pouco amistosa, duas delas, Rita e Juliâna, estavam a infernizar moradores da principal e mais importante artéria da Cidade da Cachoeira. Diante dos "abusos" e das reclamações, chegou ao subdelegado de polícia da época, Francisco Ribeiro da Foncêca, um comunicado da Câmara Municipal para que ele tomasse as necessárias providências para trazer de volta o sossego aos moradores. Rua 7 de Setembro no século XIX - fototeca Museu Municipal A solicitação da Câmara, assinada pelo presidente Bento Porto da Fontoura, um dos filhos do Comendador Antônio Vicente da Fontoura, consta de um encadernado do Fundo Câmara Municipal em que o secretário lançava o resumo das correspondências expedidas (CM/S/SE/RE-007), constituindo-se assim no registro do que foi despachado. Mais tarde, consolidou-se o sistema de emitir as corresp