Integrando as atividades da 23.ª Semana Nacional de Museus, o Museu Municipal Edyr Lima foi escolhido para ser o depositário de honraria que o Conselho Regional de Museologia - Região 3 - RS conferiu a Lya Wilhelm, cachoeirense que organizou e dirigiu por 18 anos nossa primeira instituição museológica.
![]() |
Lya Wilhelm - MMEL |
![]() |
Card da entrega da honraria - 14/5/2025 - SMCult |
A honraria consta do Diploma do Mérito Museológico do Conselho Regional de Museologia - COREM - 3.ª Região - RS e respectiva medalha, conferidos In memoriam à museóloga número 29 do Rio Grande do Sul, com trajetória reconhecida na área de museus ainda ao tempo em que não havia cursos de graduação no sul do Brasil.
![]() |
Diploma e medalha do Mérito Museológico do COREM - 3.ª Região - RS - Foto SMCult |
![]() |
Lúcia W. V. de Miranda, sobrinha de Lya, Aline Escandil, do COREM-RS, Secretária Dariely Gonçalves e o Prefeito Leandro Balardin recebendo as honrarias - Foto SMCult |
Lya Wilhelm não está apenas ligada à criação do Museu Municipal, mas também associou seu nome à gênese do Arquivo Histórico. Logo depois que o Museu foi transferido para sua sede própria, junto ao então Parque Municipal da Cultura, Lya foi articuladora junto ao Executivo Municipal e ao historiador Fritz Strohschoen oferecendo uma sala do Museu Municipal para dar início à constituição de um acervo arquivístico. Foi o pontapé inicial para que o Arquivo Histórico fosse oficialmente criado em 5 de agosto de 1987. O município deve, portanto, a iniciativa da criação de tão importante equipamento cultural à visão prospectiva de Lya Wilhelm. Dela também partiram os primeiros movimentos para dotar o município de um conselho voltado à preservação do patrimônio, o COMPAHC (1981), de que foi a primeira presidente, e também de uma associação de amigos da cultura, a AMICUS.
E para culminar as merecidas homenagens feitas à saudosa Lya Wilhelm, foi solenemente identificada por placa a travessa batizada com seu nome, que inicia na esquina da Rua Dr. Sílvio Scopel, lateral do Parque Municipal da Cultura, sede do Zoológico Municipal, e segue em direção à Feira Livre.
![]() |
Placa da Travessa Museóloga Lya Wilhelm - A Senhora da Cultura - Foto Lúcia W. V. de Miranda |
Lya Wilhelm foi uma das mais importantes personalidades na vida cultural de Cachoeira do Sul. Sua atuação como professora, dirigente educacional, defensora dos bens de memória e museóloga foi fundamental para que o município começasse a reconhecer a própria importância histórica e cultural. Suas iniciativas serviram, inclusive, de modelo para outros municípios que nestas ações se inspiraram.
Lya Wilhelm nasceu em Cachoeira do Sul, filha de Erwino Wilhelm e Elly Freyler Wilhelm, no dia 14 de julho de 1928, e faleceu, na terra natal, em 22 de fevereiro de 2013.
Obrigada, D. Lya! Suas ações ainda seguem rendendo bons frutos.
MR
Comentários
Postar um comentário